Uma característica que as picapes têm é a tendência de "mergulhar" a dianteira em frenagens e ao passar em depressões, por conta do centro de gravidade alto e da suspensão dianteira muito mais macia que a traseira (talvez para tentar compensar a rigidez da suspensão traseira).
A L200, embora menos propensa a isso do que outros modelos, ainda me incomoda nesse aspecto.
Na realidade, incomodava.
Há um tempo pesquiso soluções e opções, que geralmente passam por troca de amortecedores por modelos de maior carga (caro, trabalhoso e não resolve completamente o problema). A troca das molas por modelos de maior carga é ainda menos viável, embora fosse tecnicamente a solução mais correta.
Esse produto que menciono no título do tópico é um espaçador que se encaixa entre os elos da mola e faz com que a compressão da mola seja progressiva e tenha um estágio mais duro. É feito de poliuretano e produzido na Coréia do Sul. Tem uns modelos tabajaras que, pelo que li, são baratos e ordinários.
Resolvi comprar (Mercado Livre, oferecido pela importadora Grupo Pereira de Curitiba) e hoje de manhã instale a bagaça.
Abaixo, fotos da empreitada.