Amigo, não sei se intendi bem a sua dúvida, mas vamos lá.
Tenho uma TR4 2007, em relação a espaço, me adaptei rapidamente e nunca tive problemas.
Amo fazer trilhas e por essa razão preparei a minha para aguentar um pouco mais no uso off-road.
Os gastos com a viatura são os mesmos que você teria com qualquer carro, peças de desgaste natural, manutenção preventiva, etc.. A não ser que você encare desafios mais pesados, aí nesse caso provavelmente terá gastos maiores que fazem jus ao uso do carro.
Em relação ao consumo, você vai notar uma grande diferença em relação ao gol, pois da mesma forma que ele aumenta o consumo quando você está a 140 km/h a TR4 vai ter o mesmo aumento, mas considerando que provavelmente seu carro faz em torno de 12 km/L (Acredito eu, com base no celta que tenho) e a TR4 faz 6,5/7 km/L na cidade, e na estrada não passa de 9/10 km/L SE chegar nisso, querendo ou não irá sentir o consumo da TR4.
Mas tirando o consumo da pajerinho, é o melhor carro que já tive na vida. Vai fundo que tenho certeza que você vai curtir demais o carro.
Abraços, e poste fotos da nova viatura ai!