Galera, preciso de ajuda

Já faz algum tempo que minha Pajero GLS-B 3.0 V6, 5 portas, SEM ABS, câmbio automático começou a apresentar o seguinte problema:

Andando na cidade, freio normal, pedal do meio para cima.
Pegando um trecho de estrada (alguns minutos sem pisar no freio) na primeira freiada o pedal baixa até a parede corta fogo, subindo e dando freio novamente após uma ou duas bombeadas no pedal.

O que já fiz:

Inspecionei o cilindro mestre de freio que estava no carro e verifiquei que estava gasto;

Importei um cilindro mestre original mitsubishi que apesar de ser totalmente compativel com o carro era 7/8 enquanto o que estava na pajero era 15/16 (ou seja, ligeiramente maior por dentro) - este cilindro mestre continuou apresentando o mesmo problema;

Neste meio tempo removi e válvula proporcionadora e estou rodando sem ela desde então.

Arrumei um cilindro mestre de freio usado, 15/16 e usei um reparo semi novo mas em bom estado - o freio melhorou, mas o problema persistiu;

Comprei um cilindro mestre de freio CONTROIL novo, 15/16 na especificação da pajero e melhorou mais um pouco.

Após a instalação do cilindro mestre da controil foram trocados TODOS os reparos das pinças de freio dianteiras e traseiras e dado passe nos discos traseiros que estavam muito riscados (herança).

O freio melhorou e passou a dar freio, mesmo com o pedal baixo na primeira freiada.

Hoje fiquei sem freio na estrada e precisei de 03 bombadas para ter freio novamente.

Fui a oficina, relatei ao mecânico e pedi para ele conferir toda a linha de vácuo e o hidrovácuo (servo freio) - nenhum vazamento identificado e nenhum barulho estranho ou sinal de endurecimento do pedal de freio comuns de problemas de servo freio.

Após sair a oficina rodei 150km de estrada tendo que bombear o pedar apenas no começo da viagem e pouco antes de chegar em Bonito - durante todo o restante do trajeto apesar de não ter o pedal bem alto, tinha freio normal, na altura de meio curso e todas as pisadas exceto o começo e a chegada .

Não baixa nada de fluido de freio, não há vazamento nas rodas nem na linha de freio. Logo que comprei a pajero troquei toda a carga de fluido de freio - era dot 4 e continua dot 4 (uso bosch).

QUALQUER ajuda, idéia, sugestão é bem vinda!

NO aguardo.

[]s