x
Convex Datacenter
  • #2965
    Usuário Avatar de Everson
    Entrada
    27/11/2006
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0



    Amigos.
    Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
    Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
    Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
    Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?

  • #2966
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por andrecaires Ver Post
    Ola pessoal, tenho uma pajero full 2008 e começou acender as luzes asc off e luz amarela no painel. Ao passar pelo scan, detectou problemas no sensor map e válvula egr. Desmontei toda a parte da válvula egr e fiz uma limpeza geral na exaustão, estava com muita fuligem. Troquei uma mangueirinha do sensor map e limpei. Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema com gasolina e diesel. Pronto, problemas resolvidos. Tudo ok, gastei 100 reais apenas. Eu mesmo fiz a limpeza e troquei apenas a mangueirinha do sensor map. Estava entupido de fuligem. Tudo funcionando 100 %. Ja viajei e testei bastante.
    Grande andrecaires
    Boa tarde

    Agradecimentos ao nobre amigo por compartilhar essa experiência conosco ... muito bom saber que o sensor MAP de seu veículo não precisou ser trocado ...

    Poderias me tirar uma dúvida? ...

    Quando mencionastes “ ... Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema ...” ...

    Pergunto-lhe:

    Isolastes a EGR? ... ou seja, os gases provenientes do escapamento não passam mais por ela em direção ao coletor de admissão? ... caso positivo, então, a grande dúvida que ninguém me esclareceu até agora: No caso de Pajeros Full com a EGR isolada, porém, limpa e em bom estado (sem danos no sistema eletrônico da mesma), a luz da injeção no painel está se mantendo apagada, acesa, ou piscando ocasionalmente ????? ...

    Muito obrigado.

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2967
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    Amigos.
    Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
    Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
    Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
    Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?
    Prezado amigo Everson
    Bom dia.

    Enquanto aguardamos mais opiniões, veja se as experiências relatadas nos tópicos dos "links" abaixo podem lhe serem úteis ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...a-molhada.html (Pajero Dakar entrando Água no passageiro quando anda em Pista Molhada)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...assageiro.html (TR4 - Infiltração de água do lado do passageiro)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...na-cabine.html (TR4 - esta entrando agua na cabine)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...lo-da-tr4.html

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Ao solucionar, não se esqueça de dar um "feedback" para nós aqui, OK?
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2968
    Usuário Avatar de fabiano caxias
    Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    Idade
    46
    Posts
    1,404
    Agradecimentos: 2
    bom dia pessoal,sabem me informar se a folga do pinhao da pajerinho 97 e 99 regula com o aperto de uma luva sanfona tipo samurai f1000 ou precisa desmontar e regular com aroelas tipo willys
    tem uma de um amigo com folga pouca no pinhao e se for sanfona seria so um ajuste de aperto,mas se for aroela tem q desmontar tudo ai doi o coração
    bicuda 4.9i 5ad+200%+42"s
    jeep willys 42 4.3 começando a saga
    xj 2 portas

  • #2969
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    44
    Posts
    509
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    Amigos.
    Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
    Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
    Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
    Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?
    Caro Everson;

    Já tive problema de infiltração de água na minha Full por duas vezes, a uns 3 anos atras estava entrando água do lado do motorista, descobri que o vazamento era pela borracha que veda o para-brisa que já estava meio folgada devido ao tempo e isso faz com que ela encolha um pouco e isso deixava uma pequena brecha no canto superior do para-brisa justamente onde escorria a água da calha. Eu comprei um tubo de silicone e apliquei no local, até hoje não vazou mais.
    E a 1 mês atras eu voltando do Lago Corumba com meu pai pegamos uma tempestade violenta e começou a pingar água no mesmo lugar só que do lado do passageiro, depois fui verificar e foi o mesmo problema, folga na borracha tornei meter silicone e já joguei água com vontade lá e não vazou novamente.

    Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • #2970
    Usuário Avatar de De Luca
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    77
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    Amigos.
    Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
    Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
    Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
    Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?
    Se seu carro ficou estacionado em baixo de árvores, as folhas que caem podem entupir o suspiro do ar condicionado que deve estar jogando água para dentro do carro. Não ligue o ar pois pode queimar e aí é caro. Certeza que é isso.

  • #2971
    Usuário
    Entrada
    22/08/2017
    Local
    fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andrecaires Ver Post
    Ola pessoal, tenho uma pajero full 2008 e começou acender as luzes asc off e luz amarela no painel. Ao passar pelo scan, detectou problemas no sensor map e válvula egr. Desmontei toda a parte da válvula egr e fiz uma limpeza geral na exaustão, estava com muita fuligem. Troquei uma mangueirinha do sensor map e limpei. Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema com gasolina e diesel. Pronto, problemas resolvidos. Tudo ok, gastei 100 reais apenas. Eu mesmo fiz a limpeza e troquei apenas a mangueirinha do sensor map. Estava entupido de fuligem. Tudo funcionando 100 %. Ja viajei e testei bastante.

    O amigo pode informar o local exato que fica essa mangueirinha? Se poder postar uma foto... Tive esse mesmo problema há alguns dias no meu veículo e era um fio de aterramento do alarme q fazia acender as luzes. Agora está normal mas mesmo assim Gostaria de verificar essa mangueirinha pra ter certeza e verificar a Egr tbm.

  • #2972
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Rocha_padaratzo Ver Post
    O amigo pode informar o local exato que fica essa mangueirinha? Se poder postar uma foto... Tive esse mesmo problema há alguns dias no meu veículo e era um fio de aterramento do alarme q fazia acender as luzes. Agora está normal mas mesmo assim Gostaria de verificar essa mangueirinha pra ter certeza e verificar a Egr tbm.
    Prezado amigo Rocha
    Bom dia.

    Essa mangueirinha é muito fácil de ser identificada. Veja, em anexo, a foto do MAP de meu veículo. É o mesmo do seu veículo ... eu me lembrei que o veículo do amigo é um Pajero Full Diesel 2009/2010 ... mas, algum outro amigo do fórum que quisesse ajudá-lo teria dificuldade para identificá-lo ... daí, fica a humilde sugestão para que o amigo coloque em sua assinatura a identificação de seu veículo ...

    Voltando à mangueirinha ... Trata-se da pecinha preta, conectada à peça azul ... É a peça identificada com a seta vermelha na foto ... Esse conjuntinho está localizado ao lado do filtro de combustível ... essa mangueirinha está conectada à pecinha preta (MAP) e estende-se até o coletor de admissão ... ela tem aproximadamente ¼ de polegadas e uns 25 cms de comprimento ... não tem erro!!!! ...

    À primeira vista, parece um conjuntinho inexpressivo, mas, veja o que a falta de manutenção pode acarretar ... essa tal mangueirinha está conectada ao coletor de admissão e, com o tempo, ela pode ressecar, ou até mesmo, pegar um pouco da sujeira que naturalmente vai para o coletor de admissão ... estando em mal estado (suja, ressecada, etc.), sua vazão poderá ficar obstruída, de forma a prejudicar a informação que é enviada ao MAP, que, por sua vez, passa informação errada à Centralina, que por sua vez, provoca o acendimento da luz da injeção, avisando o usuário do veículo que o sistema de injeção está com algum problema ... daí a necessidade de, periodicamente , pedir ao seu mecânico de confiança para fazer uma inspeção nesse sistema e, se for o caso, proceder a uma limpeza nessa mangueirinha, ou, dependendo do estado dela, até mesmo trocá-la, o mesmo valendo para o MAP ...

    Forte abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_20160625_002.jpg  
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2973
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Prezados amigos do fórum
    Bom dia.

    Fluido da transmissão trocado ... 70.327 kms rodados (45% em estradas e 55% cidade) ... seguem fotos do fluido velho e do fluido novo para apreciação de vocês ...

    Troca meramente preventiva ...

    Seguindo os sempre bons conselhos dos nobres amigos de fórum, considerando a baixa quilometragem do veículo, as condições de utilização (não severas), câmbio funcionando bem, etc., optei pela não abertura do cárter nesta primeira troca, até mesmo porque ao analisar o estado do fluido velho esgotado do cárter verificamos estar visualmente não muito escuro, sem cheiro de queimado, sem a presença de impurezas (borras, limalhas, etc.), etc, etc. ...

    Método de troca: Convencional.

    - Esgotamento do fluido velho do cárter através do bujão de drenagem, e reposição com fluido novo através do bujão de enchimento. Nesta etapa foram esgotados em torno de 3,8 litros. Lembrando: 1. Deve-se erguer a frente do veículo, para que o esgotamento seja o máximo possível. 2. Deve-se colher o fluido velho esgotado num balde graduado, com vistas a repor exatamente o mesmo volume com fluido novo.

    - “Flushing” do fluido velho retido no conversor de torque, radiadores, tubulações, etc. Nesta etapa foram realizadas cinco sessões de esgotamento de 2 litros do cárter com o veículo funcionando e enchimento com 2 litros com o veículo desligado, até verificarmos que estava sendo esgotado apenas fluido limpo. O esgotamento foi feito desconectando-se uma mangueira de borracha conectada a jusante da tubulação metálica localizada após a saída do radiador de óleo (É a peça número 19,ou 25887F dos esquemas anexos). O enchimento foi feito por gravidade através de uma mangueira transparente de PVC que passamos pelo cofre do motor, sendo que numa ponta colocamos um funil para despejar o fluido novo e a outra ponta foi inserida no bujão de enchimento. Durante cada sessão de esgotamento preferimos movimentar a alavanca do câmbio nas várias posições, parando em cada posição em torno de 3 segundos para movimentar também o corpo de válvulas.

    Ao final, foi feito o ajuste final de nível, através do bujão de verificação de nível (conhecido como bujão de transbordo). Lembrando: A partir dos modelos 2009, os Fulls são dotados de câmbio AISIN V5AWF, sendo que o ajuste de nível do fluido da T.A. é feito através de um bujão de enchimento e de um bujão de transbordo. Lembro, ainda, que nesta etapa de ajuste final de nível o fluido no interior do cárter deverá estar com a temperatura no intervalo de 39 a 46 graus Célsius. Se tiverem um scanner que passe essa informação, melhor. Caso não tenha o scanner, basta funcionar o veículo, sem forçar a rotação, em torno de 15 minutos, até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Fizemos isso, e, depois, conferimos com o scanner. A temperatura acusou 40 graus Célsius.

    Foram gastos 13 litros de fluido ... lembrando que a caixa de transmissão V5AWF comporta 10,9 litros no total ... utilizei o Castrol Transmax Full Synthetic Multi-Vehicle, 100% sintético ... coloquei, também, anéis novos de vedação nos bujões de enchimento, transbordo e drenagem (Códigos Mit MR518910, MD951858, MD951858, respectivamente ... os anéis dos bujões de transbordo e de drenagem são os mesmos) ... é recomendável a troca desses anéis sempre que tais bujões forem desapertados para qualquer finalidade ... são baratos na css ...

    O que pude constatar é que esse método convencional de troca, além de ser o mais recomendável pela APTTA (Associação dos Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), ainda é muito simples de ser feito. Pode ser feito com qualquer mecânico caprichoso ... Importante: Acompanhem o serviço, ajudem o mecânico no que for possível (Ex.: Enchimento do cárter, movimentação da alavanca durante a troca, etc.), e fiquem atentos em cada detalhe ...

    O que posso dizer é que, ao final, no teste de rodagem, nota-se um melhor desempenho do câmbio ... fiz um passeio de 120 kms e notei que as marchas são mudadas mais suavemente pelo sistema ... parece-me até que houve uma melhora no consumo ... pode ser em razão do sistema estar mudando as marchas mais precocemente ... pretendo fazer a próxima troca daqui a 40.000 kms, claro, se ainda estiver com o veículo ...

    Perdoem-me, se me esqueci de algum detalhe ... fica aberto a sugestões, no sentido de melhorar, ou corrigir algum procedimento feito inadequadamente ...

    Forte abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -radiador-de-oleo-e-tubulacoes_pajero-full-2013-1-.jpg   -radiador-de-oleo-e-tubulacoes_pajero-full-2013-2-.jpg   -wp_20180225_002.jpg  
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2974
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezados amigos do fórum
    Bom dia.

    Fluido da transmissão trocado ... 70.327 kms rodados (45% em estradas e 55% cidade)
    Ô viatura boa de se comprar!

  • #2975
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Ô viatura boa de se comprar!
    Bom dia ...

    Pois é, meu caro amigo ... ontem mesmo falei com a ex-proprietária da minha viatura ... ela está com um 2017, que estou de olho nele ... mas ela não tem intenção de vendê-lo por enquanto ... antes desse 2017 ela teve um 2015 que me foi oferecido, mas, infelizmente, não deu negócio ... a css entrou no “meio da história” e acabou “melando’ o negócio ... numa transação conhecida como "casada", ela pegaria o 2017 zerado na css, sendo que o 2015 dela entraria para mim por preço FIPE (que eu pagaria diretamente a ela), enquanto que o meu ficaria na css por preço abaixo da FIPE ... evidentemente que não aceitei ... assim, ela acabou vendendo o 2015 dela na própria css para pegar esse 2017 zerado ... claro que ela deve ter perdido dinheiro nessa transação, entregando o 2015 na css ... sigo acompanhando ... quem sabe na próxima vez dá negócio ...

    Mas, mudando de assunto, e voltando “à vaca fria”:

    Você reparou na cor desse fluido velho? ... e olha que esse veículo sempre foi mimado e tratado “à pão-de-ló” ... não dá para entender porque algumas montadoras e certos mecânicos orientam seus clientes afirmando que esse fluido é vitalício e que não precisa trocar ... fica o conselho a todos ... mantenham o controle sobre as trocas desse fluido da transmissão, e não o deixem envelhecer na caixa de transmissão ... com o tempo, variações de temperatura e o trabalho forçado ele envelhece, perde viscosidade, perde lubricidade, cria borras, "y otras cositas más" ... o prejuízo poderá ser grande depois ... e se for veículo utilizado em condições severas (trilhas, ralies, etc.), o cuidado deve ser redobrado, havendo até que abrir o cárter para ver as condições lá dentro (Presença de borras e, principalmente, limalhas e outros sólidos, os quais, além de prejudicarem a circulação do fluido, obstruindo o filtro, ainda podem sinalizar a necessidade de algum reparo preventivo na transmissão, antes que aconteça um dano muito oneroso, às vezes até irreparável) ...

    Forte abraço
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2976
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    44
    Posts
    509
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia ...


    Você reparou na cor desse fluido velho? ...

    Forte abraço
    Caro enasor;

    Parabéns pela postagem sobre a troca do fluido do cambio da sua Jóia.
    Parece que você adivinhou o que eu ia comentar, porque o seu fluido acredito eu que ele foi trocado na revisão de 40k KM e agora vc trocou com 70k KM. Ou não, essa é a primeira troca que de fluido desse carro?
    Estranhei porque já troquei duas vezes na minha Full e somente na primeira vez quando peguei o carro que o fluido estava mais escuro estava mais para uma cor de vinho mais não preto ainda.
    Depois de 40k KM troquei novamente e o fluido velho saiu vermelhinho quase como o novo que estava sendo colocado.
    Ai eu questiono será que o fluido sintético perde as propriedades mais rápido que o fluido TQM-SP3 que uso?
    Grande abraço.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade