Eu comprei uma IO 1999 e digo que você deve prestar atenção aos seguintes tópicos:
- 4x4/Bloqueio/Redução: Testar de preferência numa subida íngreme o sistema 4x4, 4x4 c/ bloqueio e 4x4 c/ bloqueio e reduzida. Ela não deve fazer nenhum tipo de barulho seja nas rodas ou principalmente na caixa de redução, a minha veio com uma homocinética estalando o que já foi negociado na compra. Barulho nas rodas indica homocinética, caso o barulho venha da parte central do carro pode ser nas caixas. É bom também durante o teste acelerar devagar com a roda totalmente esterçada p/ direita e depois para a esquerda, não pode haver estalos.
- Pneus: Você já disse estar ok;
- Suspensão/pivos/amortecedores: Você já disse estar ok;
- Motor: Um bom teste é acelerar e manter em 3 mil RPM por +/- 1 minuto, ela não deve oscilar (se oscilar pode ser que o sensor MAP esteja ruim), se conseguir observe se começa a sair fumaça branca do escapamento o que pode indicar que o cabeçote está cansado. Ao soltar do acelerador a rotação deve voltar a 800/900 RPM. Repita o procedimento por 3 vezes.
- Passe o dedo dentro do escapamento e veja se não tem óleo (deve haver apenas fuligem), caso tenha indica que o carro está "fumando", não é um teste garantido pois o escapamento pode ter sido trocado;
- Aparência geral do carro: Geralmente se o dono é preocupado o carro estará com ótima aparência, não quero dizer limpo e sim bem cuidado.
Agora, o ideal mesmo é levar para um mecânico que conheça avaliar, sei que em São Paulo a Atacama 4x4 faz um laudo pré compra onde todo o carro é verificado desde freios, suspensão, motor etc. Eles precisam ficar com o carro pelo menos por meio período e cobram algo em torno de R$ 250 (a confirmar) e ao final emitem um laudo com orçamento do que pode ser necessário ser consertado.
Minha IO a gasolina faz média de 8,5 km/l na cidade e tem me deixado muito feliz.
Boa sorte!