http://carplace.uol.com.br/gasolina-...subir-para-27/
Gasolina: teor de etanol deve subir para 27% – carros não flex devem usar premium
Durante um longo tempo os carros bicombustíveis deixaram de ter o “benefício” da escolha por conta dos preços alinhados entre o etanol e gasolina. No entanto, um iminente aumento do teor de etanol na gasolina, na prática, vai fazer os brasileiros usarem o “flex” de forma forçada.
Em reunião realizada em Brasília, DF, ontem (2), a Anfavea, o setor sucroalcooleiro sob a coordenação do Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, acordaram proposta conjunta para a elevação do teor de etanol na gasolina. Agora, a proposta será encaminhada para decisão da Presidência.
Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, explicou da seguinte forma: “A proposta conjunta é de que a partir de 16 de fevereiro a gasolina comum contenha 27% de etanol enquanto a premium permanece inalterada. O teor de 27% e não de 27,5% é uma ação de defesa ao consumidor, uma vez que as provetas de verificação de qualidade instaladas nas bombas de combustível não permitem leitura de número fracionado”.
E quem não tem carro flex?
Obviamente, aumentar o teor do etanol na gasolina é indiferente para os carros bicombustíveis. No entanto, a situação é diferente para quem possui carro com motor somente a gasolina. Para este caso, a Anfavea recomenda que se abasteça somente com o combustível mais caro. “A decisão de manter a gasolina premium inalterada se deve a não conclusão dos testes de durabilidade e, portanto, a Anfavea recomenda que os veículos com motor movidos a gasolina utilizem a premium”, explicou Moan.
A medida visa a redução das importações de combustíveis, que pressionam os preços dos derivados do petróleo, e também poderá aliviar o caixa da Petrobrás. A notícia chega quase ao mesmo tempo que o aumento no preço da gasolina, que já custa até R$ 3,50 o litro em alguns locais.
Já o consumo de veículos movidos somente a gasolina pode subir 3%. A indústria teme ainda por problemas de corrosão e menor durabilidade de peças, especialmente nos modelos importados e carros mais antigos movidos somente a gasolina.
Diante de tal mudança, os carros flex ganham destaque novamente e mostram que as marcas que apostaram na tecnologia recentemente, como a BMW e a Citroën (com seus turbo flex), estavam no caminho certo. Em um país de medidas voláteis como o Brasil, o melhor é estar preparado…
PS: Desisti desse País, quando aposentar vou embora dessa joça, falta de respeito, impunidade, corrupção, assim fica impossível viver aqui, no manual do meu carro diz bem claro, Gasolina Comum, então porque vou ser agora "obrigado" a colocar uma Gasolina muito mais cara.