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passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes

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  • 02/09/2014, 21:31
    Marcion
    Muito bom Fabricio. Pena que tô longe de vc. Já levava minha pajerinho pra vc consertar estas malditas luzes piscando.

    Levei numa oficina aqui de BH, trocaram a solenoides mas a luz continua piscando. No 4h funciona legal. Mas qdo está no 2H Algumas vezes apaga, 8utras vezes pisca, e noutras pisca de forma irregular. Deve ser mal contato no interruptor. Mas me disse nesta oficina que o acesso é dificil, e que teriam de baixar a Tcase. É verdade isso? Tem uma foto aí pra mostrar, ou que tipo de ferramenta pra tirar o interruptor?

    Valeu. Parabens pelo tópico

    Abs

    Marcion
  • 02/09/2014, 21:56
    jairferreira
    Se eu vi certo, acho que são uns conectores que ficam bem em cima da CT. É um pouco apertado, mas com (muita) paciência dá pra acessar.

    A RURAL uma vez ou outra pisca no 2H. Percebi que quando estaciono e ela volta um pouco desligada ela faz isso.
    Outro dia estava mexendo na suspensão dianteira e girei o pneu com ela desligada. Quando liguei ficou piscando. Quando comecei andar ela parou. Desse dia pra cá comecei prestar atenção e toda vez que movimenta desligada, quando ligo ela pisca e para de piscar quando começa andar.
  • 02/09/2014, 22:03
    Agendacar
    Citação:

    Postado originalmente por Marcion Ver Post
    Muito bom Fabricio. Pena que tô longe de vc. Já levava minha pajerinho pra vc consertar estas malditas luzes piscando.

    Levei numa oficina aqui de BH, trocaram a solenoides mas a luz continua piscando. No 4h funciona legal. Mas qdo está no 2H Algumas vezes apaga, 8utras vezes pisca, e noutras pisca de forma irregular. Deve ser mal contato no interruptor. Mas me disse nesta oficina que o acesso é dificil, e que teriam de baixar a Tcase. É verdade isso? Tem uma foto aí pra mostrar, ou que tipo de ferramenta pra tirar o interruptor?

    Valeu. Parabens pelo tópico

    Abs

    Marcion

    interruptores na caixa de tracao uma simples chave boca estrela 22mm e no int do diferencial uma 19mm , nao e tao dificil assim nao , a unica coisa chata e que pode acontecer, por os fios serem compridos e o espaco ser meio limitado ao rosquear os interrupt o fio pode romper na base do int, mais nada que um pingo de solda estanho nao de jeito. quando as luzes estiverem piscando no 2h erga a frente e verifique c as rodas estao livres (motor ligado) pode ser que nao esteja desacoplando a roda livre ....lembrando que a minha automatica nao sei c todas sao iguais,assim q der levanto ela e bato as fotos..
  • 02/09/2014, 22:14
    Agendacar
    Citação:

    Postado originalmente por jairferreira Ver Post
    Se eu vi certo, acho que são uns conectores que ficam bem em cima da CT. É um pouco apertado, mas com (muita) paciência dá pra acessar.

    A RURAL uma vez ou outra pisca no 2H. Percebi que quando estaciono e ela volta um pouco desligada ela faz isso.
    Outro dia estava mexendo na suspensão dianteira e girei o pneu com ela desligada. Quando liguei ficou piscando. Quando comecei andar ela parou. Desse dia pra cá comecei prestar atenção e toda vez que movimenta desligada, quando ligo ela pisca e para de piscar quando começa andar.

    jair quando desligamos a viatura o motor para de gerar vacuo , entao a mola empurra o pistao na posicao de acoplagem ,algumas vezes acopla sem mexer nas rodas outras nao , entao eu ate acho que e normal ligarmos a chave e a luz pisca, ao ligar o motor para (certas ocasioes tem q girar a roda para desacoplar) pelo menos foi o que eu notei na minha, a vantagem deste sistema e que caso venha dar uma pane no sistema a vacuo , nao perdemos a tracao....
  • 04/09/2014, 14:13
    jairferreira
    Valeu cara, tá aí mais uma duvida esclarecida!
  • 12/09/2014, 19:38
    RValle
    Citação:

    Postado originalmente por Agendacar Ver Post
    jair quando desligamos a viatura o motor para de gerar vacuo , entao a mola empurra o pistao na posicao de acoplagem ,algumas vezes acopla sem mexer nas rodas outras nao , entao eu ate acho que e normal ligarmos a chave e a luz pisca, ao ligar o motor para (certas ocasioes tem q girar a roda para desacoplar) pelo menos foi o que eu notei na minha, a vantagem deste sistema e que caso venha dar uma pane no sistema a vacuo , nao perdemos a tracao....

    Tá, e a minha que só acopla 4x4 no "P" e com o motor desligado (só a luz da bateria acesa)? Como explicam?:?

    Quando faço isso, além de acoplar a luz fica acesa normalmente!!! Se faço no modo como manda o manual, a luz fica piscando e as vezes não acopla e fica escorregando, com barulho de coisa roçando. Aí coloco a palanca no lugar com medo de estragar algo.
  • 12/09/2014, 21:07
    jairferreira
    Caramba?!?!

    Ela é 3500 então Super Select, certo?

    Se for Parcial só engata 4x4 e reduzida parada.

    Se eu estiver errado alguém me corrija.
  • 13/09/2014, 10:41
    RValle
    jairferreira, tudo bem?

    Sim é Super Select. Não precisaria estar parada. Realmente a Sport que precisa parar. A minha dá pra fazer "on the fly". Inclusive já engatei a 4x4 com ela andando (deixei no N e engatei). Mas parada ela dá essas zicadas...

    ah, deixa eu adiantar outra coisa: quando eu coloco a 4x4HLC/LLC, quando começo a andar, a luz do ABS acende. Depois que desacoplo e desligo o carro, quando ligo de novo ela apaga normalmente... :evil:
  • 13/09/2014, 22:25
    jairferreira
    Cara, tá complicado. É como se não sincronizasse a mudança.

    Estava lendo uma matéria e vou colocar aqui, talvez alguém entenda melhor e quem sabe possa chegar ao problema.

    Aqui fala da TR4 mas como é Super Select I a CT é a mesma da FULL mais velha.


    ENGATE E DESENGATE 4X4


    Uma dúvida recorrente é sobre o engate e desengate 4x4 da Pajero TR4. Mais especificamente, por que o status da tração não muda imediatamente no painel, depois de mexer a alavanca.


    A caixa de transferência da TR4 (Super Select I) tem a grande vantagem de ser 100% mecânica. E por que isto seria uma vantagem? Porque esquemas elétricos são "famosos" por quebrarem fácil, deixando o motorista na mão, ou até impedindo o automóvel de andar. O sistema mecânico representa menos modos de falha num ponto tão crítico.


    Talvez estes sistemas estejam melhorando. Nunca ouvi falar de problemas no sistema do Troller, por exemplo. Mas já ouvi diversas queixas em picapes e SUVs de luxo -- coisas do tipo ficar com o carro completamente bloqueado no meio do nada, e no fim conseguir destravar desconectando a bateria!


    Com a Pajero TR4, você não fica na rua por problemas de tração 4x4. Isto é que interessa.


    Porém... há uma parte do sistema de tração que é elétrica: a roda-livre do eixo dianteiro. Na tração 4x2, a roda-livre desconecta a roda esquerda do diferencial, o que (pela forma que o diferencial trabalha) também libera a roda direita, na prática isentando toda a transmissão dianteira.


    Na verdade, a roda-livre é parte elétrica, parte a vácuo. A seqüencia completa de funcionamento ao engatar 4H é a seguinte:

    • motorista move a alavanca para 4H
    • sensor detecta posição 4x4 na alavanca
    • sensor de roda-livre indica desengatado
    • painel mostra estado 4WD "piscando"
    • solenóide direciona o vácuo do motor para roda-livre engatar
    • depois de rodar alguns metros, roda-livre consegue engatar
    • sensor da roda-livre indica engate OK
    • painel pára de piscar.

    Ao mudar de 4H para 2H, a seqüência é a mesma, mas de baixo para cima.

    O ponto é: a indicação de tração do painel fica piscando enquanto os sensores da caixa de transferência e da roda-livre divergem, ou seja, roda-livre está ainda engatada em 2H, ou ainda está solta em 4H.


    O vácuo sozinho não é capaz de engatar ou desengatar a roda-livre; é preciso que os eixos girem com pouca carga por alguns metros, para o engate "balançar" e o vácuo conseguir deslocá-lo.


    O controle do vácuo é feito pela peça da foto abaixo. Note os tubinhos coloridos de ar, listrados de azul e amarelo.


    http://4.bp.blogspot.com/-B0zrVa1WZZ...0/IMAG0109.jpg

    Esta peça está abaixo e à direita do comando do freio ABS (olhando o automóvel de frente para trás, com o capô aberto). Por completeza, o comando do ABS está ilustrado abaixo, embora ele não tenha nenhuma relação com a roda-livre.


    http://2.bp.blogspot.com/-no4kcEbvWi...0/IMAG0098.jpg


    A roda-livre é construída de forma a engatar sem vácuo, e desengatar com vácuo. Além disso, engata mais facilmente que desengata, dada a mesma força.

    Por conta disso, o painel fica piscando mais tempo ao "descer" para 2H. Também pisca às vezes quando o motor está desligado (quando não há vácuo para atuar a roda-livre).

    Se o sistema falhar, a roda-livre permanece engatada. Isto pode parecer ruim, mas na verdade é bom: não há dano imediato, apenas maior desgaste. E não fica sem tração 4x4 se houver falha justo no meio de um lamaçal...

    Como o leitor deve ter notado, o sistema de roda-livre é mais complexo e cheio de pontos de falha, praticamente o oposto da caixa de transferência. E de fato ele costuma apresentar pequenos defeitos em Pajerinhos mais velhas.

    Possíveis defeitos (a maioria fácil de resolver):

    • falha no sensor da caixa de transferência (que deixa de atualizar o painel e comandar a roda-livre);
    • falha no sensor da roda-livre (painel fica piscando mesmo com roda-livre corretamente atuada);
    • tubos de vácuo entupidos por sujeira;
    • mau contato ou fio solto na ligação ao sensor;
    • solenóide com problemas.

    De longe o defeito mais comum é sensor; o segundo mais comum é a roda-livre não conseguir desengatar. Ambos são problemas que não impedem de dirigir o carro até o destino, para no outro dia levar ao mecânico. Afinal, o modo 4H da tração pode ser usado de forma permanente.

    Em carros mais velhos, o sistema de roda-livre pode estar desgastado, e não consegue mudar de 4H para 2H apenas andando para frente. É preciso dar uma rezinha também. O próprio manual da Pajero sugere fazer isso caso a roda-livre não desengate (e o painel continue piscando).


  • 14/09/2014, 00:16
    Agendacar
    Citação:

    Postado originalmente por RValle Ver Post
    Tá, e a minha que só acopla 4x4 no "P" e com o motor desligado (só a luz da bateria acesa)? Como explicam?:?

    Quando faço isso, além de acoplar a luz fica acesa normalmente!!! Se faço no modo como manda o manual, a luz fica piscando e as vezes não acopla e fica escorregando, com barulho de coisa roçando. Aí coloco a palanca no lugar com medo de estragar algo.

    desculpa pela demora estava meio ocupado....vc reparou c sua alavanca de selecao esta justa ou meio folgada,,,pode ser a tal da bucha explicado no comeco do post, caso nao for pode ter um problema mais serio...nao esqueca de conferir o nivel do oleo do cambio..
  • 14/09/2014, 00:25
    Agendacar
    exelente achado jair..parabens...
  • 14/09/2014, 16:47
    RValle
    Nope, a alavanca está justinha. Meu câmbio aparenta estar em ordem, mudando as marchas normalmente, sem trancos ou barulhos diferentes. Estou até evitando acoplar, até levar num mecânico de confiança e resolver de vez por todas.
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