
Postado originalmente por
Diosodre
Salve todos.
Bom pessoal, esta é a primeira vez que participo no forum, desde que adquiri minha l200 sport HPE 06 AT, tenho dado umas bisbilhotadas para aprender mais sobre o carro ! mas agora resolvi fazer o registro e compartilhar novas experiencias que terei com o carro.
Vamos aos fatos:
A minha L200 é automatica, nao tenho duvidas em relação ao uso do cambio, pois tem outro carro automatico aqui em casa.
Nao tive oportunidade de dirigir outra L200 auto ainda, por isso conto com a ajuda de voce para esclarecer essa dúvida.
Quando estou na estrada andando a 100km/h na posiçao D, acho que a rotaçao está meio alta, +- 3200 RPM , a 120km/h o carro esta a quase 4000 RPM ! sem desligar o over drive! se eu desligo o over drive a rotação sobe mais um pouco! parece que a diferença da 3ª marcha para a 4ª marcha é muito pouco tipo umas 300 RPM ! é normal isso ?
Outra coisa , quando estou em over drive, por exempo a 100km/h e solto o pé do acelerador por completo, a rotaçao vai pra marcha lenta (um pouco mais, tipo 1000 rpm) e quando volto a apertar um pouco o acelerador parece que o giro fica "solto" e o carro nao responde, só quando piso mais e o giro sobe perto dos 3200 RPM a 100 km/h é que parece que o motor volta a mandar a força pro cambio ! parece que "acopla" !
Achei que talvez o cambio nao estivesse passando a 4ª marcha, mas testei, quando estou numa descida tipo de 80 km/h ou mais, sem acelerar nada e a rotação está em torno de 1000 rpm ( parecendo marcha lenta, sem "segurar" nada o carro) entao aperto O/D OFF e o carro segura no motor e a rotação sobe, ou seja ele foi de 4ª para 3ª ! correto ?
É como se quando estivesse em over drive o cambio patinasse muito e deixasse o carro soltinho quando nao está acelerando !
O que mais me irrita é esse OD muito curto, é normal? dizem por ai que o OD da automatica é mais longo ! nao entendo !
100km/h - 3200RPM
120km/h - quase 4000RPM
140km/h - mais de 4200RPM ja entrando no vermelho!
160km/h - mais de 5000RPM ja explodindo o motor !
essas mediçoes são aproximadas, se quiserem eu refaço em cada marcha com mais precisao .
Se isso é normal , para economizar motor e combustível, vou ter que viajar a 80 km/h pra baixo.
Será que pode ser indicação falsa no conta giros? (marcha lenta marca normal +-650RPM)
Será que o cambio está com problemas ? mecânico ? eletrônico ?
Vi relatos de pessoas aqui no forum andando a 170 km/h com L200 Auto ! nessa velocidade o conta giro ja está no vermelho a muito tempo !
Agradeço desde já
Diogo