Boa tarde Dannylo;
Desculpa, mas não é normal não da L-200 Outdoor não!!!
Eu tive uma 2009 (tirei 0km) rodei 215.000km sem nenhum problema, nunca eaquentou !!!
Acredito que você não pode generalizar !!!
Sds,
Alcione
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Meus amigos, obrigado pelos posts, mas na verdade eu acho que ela não esquentou, apenas o ponteiro subiu e ficou em mais ou menos 3/4 do marcador de temperatura, não chegou a ficar no vermelho, segundo outros posts aqui do forum é normal a L200 trabalhar até 3/4. Quanto ao radiador está certinho, limpinho já foi varetado na verdade só joguei dinheiro fora pois o cara do radiador disse que não tinha canaletas entupidas.
Sendo normal ou não, acho que trabalhar a 3/4 pra chegar no vermelho, creio eu que o carro já está quase no seu limite, vou ver se faço alguns ajustes como a troca da termostática por uma com a abertura com menos temperatura e vou ver se coloco uma ventuinha na frente do radiador de óleo só por precaução, até por que não quero que ela trabalhe muito fora da sua temperatura ideal.
Leovid, a ventoinha do ar condicionado da sua L200 ta acionando?? A sua é que ano? Já tem 11 pás na hélice do motor??
Se não tiver coloque a hélice de 11 pás, pois nesse calor insuportável que tem feito esses dias, pelo menos aqui no MT, até a S10 do meu pai que trabalha sempre em 1/4 foi parar com o ponteiro no meio!! Já minha Outdoor ficou sempre no meio sem sustos!!
Verifica isso primeiro...depois olha a tua bomba dágua e válvula termostática!!
Abre a chapa de vazão da bomba dágua pra 100% e troca a válvula termostática pela da Triton de 76,5 fazendo 2 furos nela....pronto, tá resolvido o problema!!
Se não resolver é porq teu cabeçote tá com problemas, ou junta ou cabeçote...daí vai ter que verificar!!
Abraço!!
A válvula da Triton de 76ºc nem precisa furar... Pode deixar original
Essas referência de 1/4, 1/2... nos termômetros originais são muito imprecisas. Nos carros velhos as incrustações e más conexoes elétricas falseiam a indicação. Nos carros novos é pior ainda, pois as fábricas programam para não apontar pequenas variações (para não haver reclamação no período de garantia) e só subir quando estiver realmente fervendo. Tive uma TR4 que o termômetro era tão estático que parecia um adesivo plástico de painel de velotrol de criança.
Um dos melhores investimentos que se pode fazer é pagar 160 dilmas num termômetro macânico (que os antigos chamam de mercúrio).
Anexo 476479
Pessoal hoje passei no meu mecânico e pedi a ele pra tirarmos a termostática pra testar fora se tá abrindo ou não, tiramos e testamos na panela e está tudo ok. Aproveitei que ja estava fora e pedi pra ele fazer os furos, montamos, colocamos o aditivo e ao funcionar era outro carro, trabalhando bem melhor e o ponteiro demorou bastante para subir para o meio, ja rodei bastante hoje mas não peguei engarrafamentos, que era quando o ponteiro chegava aos 3/4 do marcador. Vamos ver na segunda. Na termostática tava gravado 82°C.
Pessoal semana passada fiz uma viagem onde rodei cerca de 2.400 km ida e volta partindo de Belém até Uruará na Transamazônica, neste percurso uma boa parte foi de estrada de chão. Nos trechos de asfalto indo a 130 / 140 km/h o carro se comportou perfeitamente ponteiro da temperatura sempre no meio e o carro andando bem e com uma boa media cerca de 10km/l. No entanto quando comecei a pegar a estrada de chão e quando havia algumas pequenas subidas eu via o ponteiro da temperatura subir e chegar até 3/4 do marcador novamente. Fiquei encucado e parei algumas vezes para verificar se havia água no radiador e tudo normal, mas notei que sempre que eu parava pra olhar o radiador haviam marcas de escorrido de água próximo a tampa do radiador então pensei logo que aquela tampa não estava vedando 100%. Foi então que na ida ao chegar na cidade de Altamira procurei uma auto peças e comprei uma tampa nova por R$ 10,00, confesso que pelo preço achei que a tampa não fosse prestar, mas para minha alegria funcionou legal e o ponteiro não subiu mais nas subidas de ladeiras e nos trechos de chão e só para tirar a prova dos 9 parei algumas vezes na volta e abri o capô para conferir se havia ainda as marcas de escorrido perto da tampa e estava sequinho. Então acho que agora realmente resolvi o problema em conjunto com os furos na válvula e a troca da tampa.
Só para deixar meu registro, uma semana antes de fazer essa viagem eu havia eliminado a EGR com a tampa cega e o carro ficou show, bem mais esperto e rodei esses 2400 km com a EGR eliminada e até agora não apresentou nehum problema.