vou esperar o DAN comentar, pois pelo que muito conversei com estudiosos quimicos do assunto, ele rapidamente vai notar que ha erros de interpretacao nos posts acima e vai esclarecer isso de forma correta, posso erroneamente colocar uma palavra errada na minha explicacao e isso vai gerar 10 paginas de atritos furiosos eeheheh
Mas basicamente temos que entender em definitivo: se as especificacoes da ANP forem atingidas, a viscosidade e lubricidade estarão garantidas. Só que combustivel não é nem de longe somente essas questoes. Alias essas sao as mais básicas e fáceis de serem atingidas. O problema sao as outras 5 quintilhoes de coisas que podem interferir.
Se vai ter x ou y motor que nao vai aguentar, vou ser bastante franco, tudo se inova e portanto: PACIENCIA, ja deu, nada é eterno! Tudo um dia vai morrer, quer os apaixonados queiram ou nao. Temos que EVOLUIR e ficar batendo na tecla nostálgica nao vai resolver. Por mim, sendo sincero, quero mais que sumam aqueles 1113 das rodovias e cidades, quero que os scanias jacares e 113 tambem vao pra bem longe! QUE VENHAM OS NOVOS MOTORES! HEEEYYY vamos evoluir?
Entao ta ok...
Ha muita coisa no mercado e muita coisa precisa se adequar, inclusive as refinarias, processo de biodiesel e principalmente os postos.
O biodiesel é um produto que degrada facilmente se nao bem feito, principalmente depois de um tempo. O que isso tem haver alem do obvio?
Vamos la, hoje o b5 e todo o biodiesel é feito com um blend (mistura) de varios tipos de biodiesel e de materias primas, isso tudo reage de uma forma diferente e com o tempo causa diferencas que os postos e distribuidoras nao estao adequadas, originando um produto final inconstante. Equanto estivermos lidando que apenas aditivo (ou seja, qqr valor abaixo de B30) esse blend e suas consequencias serao pouco ou nada notados para o consumidor final. Quando falarmos de diluição real ou realmente biodiesel de fato, aí a conversa muda de figura.
Os postos terao que realizar limpeza em bombas, filtros e tanques, terao que ter um prazo de venda menor, e um controle muito maior da filtragem (preferencialmente filtragem antes e pós tanque, com filtros novos! hoje nao existe nem filtragem ANTES do tanque... e qdo tem estao com filtros saturados, ja os filtros pos tanque sao em grande maioria pior do que podemos escrever, isso é um problema desde ja com os diesel s10 e outras variacoes, sera um problema maior depois).
Todo o problema se comeca (e portanto pode fazer oq ue for depois que nao vai resolver) logo na idéia do biodiesel: a matriz energética.
Vejamos, qqr ser não petista, sabe que para se ter um produto, precisa ter uma padronizacao e constancia do mesmo, quando esse produto for em altissima escala, grandes alteracoes de espaco, tempo, temperatura, umidade etc enfrentar, mais ainda essa padronizacao e uniformidade deve ser obcecadamente realizada.
Assim é com o diesel de petroleo, ou seja, independente se o petroleo é grosso , fino, pre sal, pos sal, astrofisico etc, o diesel é diesel e sua materia prima sempre a mesma: petroleo ou sangue de dinossauro.
E o biodiesel? Bem, o biodiesel é diferente, ele pode vir de diversas coisas, de oleo velho , de planta, de alga, de frutos, de peixe, de gordura animal, ate de coco de nariz se tiver em quantidade.
O que a principio é muito salutar ... E é mesmo, por que assim teríamos uma fonte inesgotável e renovável de combustivel.
O problema é que embora quase tudo produza alguma porcentagem de oleo e quase todo oleo pode se transformar em biodiesel, nem tudo produz um BOM biodiesel.
Ai entra o problema, onde eu insisto em dizer: problema causado pelo molusco que nao ouviu os quimicos e cientistas da area e saiu fazendo cagada por tudo que eh lado!
Ha diversos oleos vegetais (vou focar neles pra diminuir o post), por exemplo: oleo de soja, de mamona, pinhao manso, coco, girassol, algodao, linhaca etc. Todos podem sofrer processo de craqueamento e se tornar biodiesel. Nem todos um biodiesel de boa qualidade.
Vejamos, sem duvida um dos melhores oleos pro biodiesel é o oleo de soja pq as propriedades finais sao quase identicas ao diesel de petroleo. Mas sua producao é baixa (cerca de 400kilos ou menos por hectare).
Logo temos outras opcoes. como girassol, linhaca, palma, etc. todas com o dobro ou triplo de producao por hectare, mas que de outro modo, ninguem planta e o pior, como se trata de produtos da alimentacao humana, tiveram um custo elevado as alturas inviabilizando o biodiesel desses materiais . (biodiesel tem que ser mais barato que o diesel para todos os 6 bilhoes de habitantes no globo, exceto pros PTralhas).
Quando o preco elevou, o molusco nao poderia simplesmente parar de vender o biodiesel, entao a solucao fantastica deles foi? AHHHHAAA!! Pegadinha do malandro!
Buscaram plantas com alto poder de producao de oleo por hectare: pinhao manso e mamona.
(respirem)...
O pinhao manso produz um excelente oleo para o biodiesel. Em contrapartida é altamente alcalino, acido, o que estoura os motores, alem disso é toxico, ninguem aguenta trabalhar com essa nhaca, contamina o solo, as pessoas ficam doentes e o produto que sobra (bagaço, pinhao, folhas, tuberculos etc) se tornou um enorme problema de toxidade e poluicao.
A mamona, ahhh a mamona... é uma PRAGA, onde cai nasce, nada no solo cresce depois dela, desvaloriza a terra do produto, também é toxica (menos que pinhao manso) e produz muito oleo. Oleo maravilhoso para um monte de coisas, menos pro biodiesel, pois fica fora de algumas propriedades exigidas pela ANP. Logo nao é biodiesel de verdade.
A solucao? !!! NAO CONTAVAM COM A MINHAS ASTUCIA !!!! Diria o moluscao! Mistura tudo , dilui tudo, bate bem e vende como produtao bonzao!
De certa forma fazer um blend de materias primas resolve momentaneamente, pois vc chega aum produto final aceitavel.
Seria lindo... Mas nao é. Cada producao precisa de um blend diferente, cada usina produz um produto diferente, em especial as de bateladas e nao contínuas.
Assim a petrobras nao pode ter um biodiesel constante, principalmente acima de b30. Ai complica muito o meio de campo.
COmo cada um reage de uma forma, em pouco tempo o biodiesel na bomba se deteriora. NAO PORQUE BIODIESEL é RUIM e sim por que tudo comecou errado. O problema nao é o boidiesel e sim as gambiarras no meio do caminho.
Tudo isso pode ser resolvido, mas para tanto, deveriamos ter escala de producao, e nao temos, a petrobras nao incentivou o acrescimo de biodiesel, as usinas quebradas nao puderam melhorar nem se reestruturar, o governo nao pode desistir ou mudar tudo por que ai prejudica o santo molusco e a dona dilmá...
Vejam é um efeito bola de neve que o maior prejudicado é o consumidor final.
As previsoes eram que ha 5 anos atras teríamos o maior parque produtivo e exportador do mundo em biodiesel. Hoje temos um parque defasado, mal cuidado, endividado e quebrado, produzindo muito pouco, com uma capacidade ociosa de 60% ou mais e pra piorar, muito abaixo do que podemos produzir.
Fechando a conta temos:
1- matriz energica errada
2- politica economica uma catastrofe
3- ineficiencia de todos o setores, areas e envolvidos
4- incentivo zero
5- sustentabilidade nao atingida
6- socialmente ridiculo
7- custos elevadissimos
8- baixissima producao
9- erros de percursos crassos
10- vixi qtas linhas cabem nesse post? Tem um zilhao de problemas.
Novamente o problema nao é BIODIESEL ser ruim pro motor, ao contrario, biodiesel só tem a melhorar pro motor e pro planeta. O problema é justamente nas pecinhas que apertam os botoes e tomam decisoes.
Nao culpem o inocente ...