TR4 é jipe sim, (Documento diz: Utilitário/Misto/Jipe)
Antes de mais nada tem bastante coisa no fórum, só ter tempo e paciência

Dicas comuns pra qualquer carro, levar um mecânico de confiança, andar no carro, trocar todas as marchas, reduções (4x4), se possível levar o carro onde tenha macaco hidráulico e levantar o carro, procurar por pancadas e avarias inferiores, assim como buracos de "santo antônio" (indicio que o carro foi surrado em trilha ou usado para tal), olhar nível do óleo e condições gerais do motor (se o cara não cuida nem do nível do óleo imagine o resto), o motor desses carros são muito silenciosos quando o carro estiver parado. Se tiver essa opção peça pra passar um scanner para olhar se a km é real, olhe o estado do volante e pedais, se tiver gasto indica alteração de kilometragem. Observe se a pintura tem aspecto de laranja, indicativo de sinistro. dá uma olhada na proteção do motor e na proteção que dissipa calor, tem que estar bem novinha, ou indica uso em trilhas. Observe pontos de ferrugem.
Alguns falam de entrada de poeira pelas borrachas de vedação das portas, a minha nunca apresentou isso. Outros defeitos? até agora nenhum. A única coisa que todo mundo sabe é que bebe um bocado, principalmente as AT. As MT bebem por volta de 7-8 na cidade (dependendo de transito, uso de Ar e carga transportada, ando muito só então a minha faz 8) na estrada já cheguei a fazer 11 (mas além do que já disse pra cidade, depende do seu pé, para ter essa marca andei em velocidade de cruzeiro 110km/h)
O carro é excelente, vale muito a pena dá um giro (test-drive), a tração é muito boa, o torque é muito bom, mas não é um carro de "correr", falam mal do câmbio AT, mal-escalonado, manco, falta 1 marcha, hehe. Se for manter original, não terá muitas opções de pneus (é apertado por outros que não o 225, 70 R16).
Espaço interno é pequeno (principalmente para quem vai atrás), vc acostumado a Jetta, vai sofrer igual a mim que era acostumado tbm a sedãs. A mala tbm é pequena (é um Jipe).
ótima visibilidade, ótima dirigibilidade, ótimo som até mesmo o original, freios excelentes, um pouco duro (é um Jipe) mas n deixa a desejar em conforto, Ar-condicionado gela muito bem.
Sobre seguro, aí vem a pancada com relação ao Jetta, hehe. Fiz o meu recentemente, 50k sinistros, roubo, furto, incêndio, colisão, vidros completo, reboque sem limite de km, tenho garagem fechada, solteiro e mais de 3 anos habilitado. R$ 3.300.
mas isso vc compensa em 0 de manutenção até agora em quase 1 ano e mais de 20.000km rodados hehehe, só preventiva, pneus e gasolina.
Tenha em mente todos os carros tem prós e contras
espero ter ajudado
Muitos podem discordar, mas só sabe o que é ter uma TR4 quem tem