Boa tarde pessoal sou novo aqui no fórum e tenho uma duvida.
Acabei de comprar uma l200 e gostaria de saber se o uso da tração pesa mais ao motor do que 4x2...
No aguardo...
Boa tarde pessoal sou novo aqui no fórum e tenho uma duvida.
Acabei de comprar uma l200 e gostaria de saber se o uso da tração pesa mais ao motor do que 4x2...
No aguardo...
Vlw
Sim, porque a resistência de rolagem é maior.
E não use o 4x4 em superfície com boa tração/aderência (asfalto e concreto seco) para não forçar o diferencial.
Quando for colocar o 4x4, evite deixar pra engatar depois de já estar atolado ou em outra situação que de tranco na roda livre. eu cometia esse erro no começo.
Também sou de Aiuruoca (coincidência). Tenho L200 a algum tempo, já aprendi bastante aqui no fórum, qualquer coisa de uma pesquisada aqui antes que muito provavelmente você já vai encontrar a resposta para suas perguntas. Qualquer dúvida estou no sitio.
Abraço.
Em estrada de terra(que passo todos os dias) mas sem curvas fechadas,sinto exatamente o contrário;quando a tração 4X4 H sem bloqueio está acionada,o motor tem mais torque do que 4X2,anda melhor em baixas rotações sem forçar o motor.A sensação é de que o carro fica mais leve.
Pajero GLS-B 99/00 TDI
A questão é muito relativa. Desconsiderando a hipótese de se utilizar o 4x4 em superfícies com alto atrito (inclusive asfalto molhado), onde sabe-se ser totalmente prejudicial ao conjunto, poderia-se imaginar que o uso do 4x4 seria mais eficiente, pois a quantidade de massa que o motor vai ter que mover (o carro) é a mesma. Em 4x2 o motor teria que mover determinado peso somente com o eixo traseiro. Estando em uma estrada de terra somente com tração traseira, os pneus iriam derrapar mais em função do peso e da baixa aderência. Assim utilizando o 4x4 o sistema como um todo se tornaria mais eficiente, evitando derrapagens por falta de atrito. Mas isso na teoria.
O problema é que na prática, cada engrenagem tem uma perda significante. As de 90 graus são piores ainda. Somando isso e mais as perdas devido a lubrificação, quando engatamos o 4x4 as perdas aumentam com o sistema dianteiro sendo tracionado. Assim o ganho que se tem com menor derrapagem com as quatro rodas tracionadas se perde com a ineficiência do sistema de engrenagens do carro.
O torque que se sente em curvas com o 4x4 não tem relação ao peso do carro pro motor, e sim a estabilidade que se sente.
Resumindo, utilizar o 4x4 sempre pesará mais para o motor, e consequentemente maior gasto de combustível.