Boa tarde Pessoal! Estou com um problema intermitente na minha pajero IO. Mesmo com ela ligada, a luz da bateria liga e desliga, e quando eu tiro o pé do acelerador ela começa a variar a rotação (acredito que seja por falta de tensão). Por sorte (ou não), cheguei no trabalho e a luz estava acendendo e apagando, então peguei um multímetro e fiz o teste, estava com 10,2V, muito abaixo do que deveria estar com o carro ligado, cerca de 13,8V. Após isso, desliguei o carro e ele, claro, não ligou mais. Com ajuda de outra bateria, liguei o carro e levei à um auto-elétrico, mas chegando lá o alternador estava carregando normalmente, somente um pouco abaixo da tensão que deveria entregar. O eletricista suspeita do regulador de tensão. Alguém já viu esse problema? Alguma sugestão??
Yurian, boa noite, dê uma olhada nos cabos de aterramento, ou tambem nos próprios cabos da bateria, podem estar ressecados ou até partidos, por isso o mal contato, mas não descarte a possibilidade do regulador tambem, mas cheque os cabos. Já levei sustos com esses cabos e no final era só uma arruela frouxa, digo, porca.
Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8 v6 GNV - 2007
Obrigado pelas sugestões! Realmente era o regulador de tensão, que já começava a apresentar defeitos, e alguns diodos da ponte retificadora estavam queimados!