Olá pessoal,
Venho dar informações de um tunning light que fiz, com excelentes resultados.
Instalei um filtro de alta vazão que atende à todas as normas de filtragem (K&N, link abaixo) e um "powerbox" (link abaixo) que aumenta a potência e altera a curva de resposta do torque.
Sobre o filtro: Instalei primeiro só ele. A unica diferença foi um pouco mais de torque em arrancada, mas nada que realmente empolgue. Legal que esse filtro é lavável e não precisa ser trocado.
Sobre o powerbox: É uma caixinha que possui o chicote pra ligar entre o sensor de temperatura do diesel no commom rail e a central, não corta nenhum fio, não altera a central e pode ser instalado e desinstalado em 5min.
funciona assim: A central lê a temperatura da linha de alta pressão de diesel (commom rail) pra ajustar o tempo de injeção dos bicos. Diesel frio = tempos maiores (mais viscoso), diesel quente = tempos menores (mais liquido).
O powerbox fica entre o sensor e a central, alterando a leitura de forma que ela sempre "pense" que o diesel está mais frio, usando assim um fator de correção em toda a curva de injeção que compensaria isso, injetando mais diesel.
O resultado: Um aumento muito bom de torque nas arrancadas, deixando a condução muito, mais muito mais confortável. O turbo enche mais rápido (tenho leitura do OBD2 com app torque no painel), e a L200 fica muito mais esperta, não precisa passar de 2000 RPM nunca na cidade.
O powebox tem um ajuste, você pode aumentar ou diminuir essa alteração de leitura que ele faz, deixei no default de fábrica que ainda é uma margem segura de operação.
Links (exatamente o que comprei e trouxe de viagem):
Filtro
Amazon.com: K&N 33-2951 High Performance Replacement Air Filter: Automotive
powerbox
PowerBox CR Performance Diesel Tuning Chip for MITSUBISHI Triton 3.2 CRD 120 KW / 163PS / 353 NM : Amazon.com : Automotive
Sobre o consumo: Aumentou um pouco, mas nada alarmante. Fazia 9Km/l na cidade, agora estou fazendo 8,5Km/l. Na estrada não medi ainda, estou usando há 1 mês.
Pra quem quiser dar vida nova na resposta do motor, recomendo. Como o resultado final não é um aumento de potência muito grande e sim uma alteração na curva de potência, não existe um risco considerável em usá-lo.
Abs
Marcelo