Olá pessoal,

Tenho frequentado o 4x4 Brasil a mais de um ano, procurando me informar bem para a compra do meu primeiro 4x4. Tenho um Corsa Hatch 1.4, mas adoro passear em estrada de terra, além de minha esposa trabalhar na área rural, e de vez em sempre vou buscar ela. O corsinha tá sofrendo muito coitado... (mas até que ele encara bem rsrs).

A tempos atrás, cogitei seriamente a compra de um Jimny 0km. Pelo o que pesquisei, era o 4x4 zero km mais acessível. Mas com o tempo, refleti o seguinte: tudo indica que ele é muito bom na terra e encarando trilhas, mas preciso ser realista. Tenho condições de ter apenas um carro, e vou usá-lo para ir no trabalho, viajar e etc, mas quero um 4x4 para passear nos finais de semana. Assim, de acordo com as minhas condições e necessidades, penso que uma TR4 vai me atender mais do que o Jimny. Que fique claro, não estou desmerecendo o Jimny, sou apaixonado pelo jipinho, mas vai ser um projeto para frente.

Ou seja, acho que uma TR4 vai poder me atender bem em passeios de final de semana em estrada de terra, ir no sítio de um colega, um pouco de atoleiro e barrp, etc, e de vez em quando uma trilha leve/média, tão como no uso diário urbano (e esburacado).

Estou ciente que é um veículo que consome mais que a média, mas até que eu tenho um pé leve. E com certeza não vou comparar o consumo dela com o do meu carro atual, por exemplo, que são propostas bem diferentes.

E aí começam minhas dúvidas... pretendo comprar uma usada, então vamos lá:

1. Não tenho experiência com compra de usados.
2. Tem algum ano que devo evitar ou procurar? Pessoalmente, gosto do visual das mais antigas, mas não vou colocar o visual como prioridade
3. Há alguma tendência na relação ano e quilometragem? Ou seja, compensa pegar uma mais antiga e km mais alto, ou é mais interessante procurar uma mais nova e km baixo? Se encontrar um antiga com km baixo é interessante?
4. Na compra de uma TR4 usada, no que devo ficar de olho?

Agradeço pela ajuda pessoal!