Galera, tô no desepero e numa situação inusitada. Já nemme preocupo com o que pode ter causado, mas sim, o que vou fazer!!
Minha Pajero é DIESEL 2002 e tem o famoso câmbio Invecs II, considerado o melhor de todos.
Bom, cuido pessoalmente do meu carro e sou bem crítico a tudo que aparece nele, fazendo manutenções regulares e a cada 5.000km. O carro já está comigo há quase 60 mil Km.
Semana passada, andando normalmente pela trânsito de Recife, depois de sair de um semáforo, o carro não tocou de 1ª para 2ª e depois pulou para 3ª, piscando a luz N do painel, com o carro em D. Não vou entrar no detalhe disto, pois já foi amplamente debatido e é uma situação "prevista" até no manual do carro. Enfim, não é windows, mas ele entra em modo de segurança, se algo estiver errado. Geralmente trata-se aquecimento de óleo (carro a gasolina ou com GNV, ou nos diesel, são ralacionados a problemas com óleo velho, ou filtros entupidos, etc.). No meu caso, meu carro tem 118 mil Km rodados e faço as manutenções no câmbio conforme manual, ou seja, a cada 40 mil Km. Aos 80 mil troquei óleo e filtro. O problema foi que após aprecer o N, a ré não funcnionava. Entrava, mecanicamente falando, mas não tracionava.
Após levar para Oficina, começamos a verificar tudo: óleo em dia, nível normal, não havia cheiro de queimado, enfim, nada que levasse a uma parada dessas. Tiramos o cárter e o pior começava a se constatar. Havia limalhas de ferro misturados ao óleo, mau sinal. Ao trocar idéias com as oficinas da cidade, todos são uniânimes, ao dizer que se estava em modo de segurança e não entra ré, o câmbrio quebrou internamente e não há conserto, ou seja, jogar no lixo. Começamos a desmontar ontem e ao que tudo indica, quebrou o planetário (não sei muito bem como funciona, mas é uma das poucas ngrenagens do câmbio AT, que é quem faz o engate da ré).
Bom galera, tô no desepero! Não sei o que fazer. Amo meu carro, que está novinho, acabei de por 4 pneus novos e só me restam 3 alternativas:

* Achar um câmbio usado Invecs II de outra Pajero 2001-2003, e que não esteja ruim (muito raro, mas fácil ganhar na megansena)
* Vende-la ao ferro velho (que dor!!), mas acho que não compensa...
* tentar por outro câmbio AT (adaptar para MT até daria, mas iria gastar muito e não compensaria). Começamos a pesquisar e parece que o câmbio da L200 Triton é muito similar e com pequenas adpatações serviria (apesar do ser o mesmo das pajero 2.5 nacionais, o bloco do motor é o mesmo - triton x pajero sport 2002). Ainda não sei quanto custa, nem onde conseguiria.

Bom pessoal, tô pondo isso aqui para ver se alguém tem uma idéia ou alguma ajuda!!