Saudações a todos,
Sou novo aqui e desde já me desculpo se não passei por alguma página de apresentação inicial obrigatória. Como mero acompanhante deste Fórum a algum tempo devo Inicialmente agradecer a todos pelas perguntas e respostas muito elucidativas postadas por todos. No entanto estou com um problema para o qual não encontrei nenhuma resposta, nem aqui nem na internet de modo geral. Tenho uma L200 Triton 2012 com cerca de 22000 km. No último domingo um gambá (eu suponho) resolveu se esconder no motor do carro e meu cachorro fez o favor de arrancar as proteções de borracha interiores ao para-lama e arrebentar os dois fios do ABS. Uma vez identificado o problema, optei por tirar a roda e emendar e isolar devidamente os fios. Feito isso procurei uma concessionária para apagar a luz do ABS que desde então estava acesa direto. O mecânico não conseguiu fazê-lo e me informou que a emenda deveria ter sido soldada (o que eu não fiz!). Desta forma voltei no dia seguinte a fim de que o fio fosse soldado. O detalhe é que mesmo após a solda a luz não se apagou. Uma verificação do sensor constatou que o mesmo estava ok. Desta forma condenaram o chicote inteiro no valor R$11.700,00 (lógico que não autorizei o serviço!!). Minha questão é: seria esta informação procedente? Se sim, como um carro que se presta a finalidades de elevado nível de robustez permite que um mero rompimento de 2 fios leve a troca de um chicote de cerca de 2 m de comprimento com inúmeros outros fios? Seria isto um Calcanhar de Aquiles da L200, culpa do excesso de eletrônica embarcada dos carros de hoje em dia ou estão tentando me enrolar?
Agradeço antecipadamente.
Mauro Pisani