Saudações amigos!
Estou em dúvida quanto a uma possível troca, e preciso da ajuda de vocês.
Em setembro do ano passado eu comprei um Fourtrax 420FM (4X4) para fazer trilhas pesadas, um tesão!
Os quadriciclos são máquinas excepcionais em trilhas pesadas, fechadas e cheias de erosões, mas são "bichos" muito individualistas, pois com raras exceções (alguns importados) levam somente uma pessoa.
Os side-by-sides são ótimos para cross-country, mas em trilhas pesadas perdem um pouco seu apelo esportivo e deixam de ser uma atrativa relação custo X benefício (um bom side-by-side custa o mesmo que uma pick-up ou um jipe 0KM).
Meus filhos estão tomando cada vez mais gosto pelo mundo 4X4, e para incluí-los eu às vezes acabo fazendo algumas trilhas menos pesadas (padrão Castelhanos, Pamonha e Placa) com a Pajero Full, que ainda que seja um canhão com muito motor e tecnologia (foi feita para isto mesmo), DÁ UMA PUTA DOR NO CORAÇÃO (e no bolso) cada vez que cai numa erosão e rala uma porta, capô, bate o diferencial traseiro nas pedras no meio dos rios, etc.
Em resumo, vou trocar meu quadriciclo por uma veículo mais inclusivo, com espaço para a patroa e meus filhos, e preciso de ajuda!
Obviamente, sendo um grande fã e usuário da Mitsubishi, pensei nas opções dentro da própria marca:
Pajeros Full da terceira geração entre 2001 e 2006;
Pajeros Sport entre 2005 e 2009;
Pajeros TR4 entre 2007 e 2011;
L200 entre 2007 e 2011.
Minhas dúvidas:
L200 - Quais modelos possuem o bloqueio de diferencial traseiro de série (GL, Outdoor, Savana, etc)? Ainda que o parachoque traseiro seja elevado e a L200 seja uma das melhores pick-ups quando o assunto é ângulo de saída, tenho receio quanto ao seu comprimento total (já vi muita pick-up deixar o parachoque traseiro em trilhas).
Pajero Full - As da terceira geração possuem os controles de tração das de quartta geração?
Pajero TR4 - O motor e a construção agüentam? Dá para prepará-la bem (parachoques em aço, pneus maiores, guincho, snorkel, etc)?
Pajero Sport - Tem alguma vantagem construtiva e tecnológica em relação à L200? Acho que o bloqueio central, mas é bem mais pesada.
O que vocês acham?
Obrigado amigos,
Eduardo.