Eu era proprietário de um Honda Civic LXS 2008 antes de adquirir uma TR4 4x4 AT 2012 0km.
Também há na família um FIT EX AT 2010, conheço bem o carro e acho que meu relato pode ser de alguma utilidade.
A comparação entre o FIT x TR4 não pode ser realizada, pois são dois veículos de aplicações diferentes.
O FIT é um carro econômico, espaçoso, confortável, ágil, além de contar com o atendimento diferenciado da Honda.
Não vou dizer que a TR4 é o oposto, mas digo que ela é um Jipe. Com todos prós e contras que isso traz.
A melhor definição que eu li sobre a TR4 é que é um Jipe convortável, mas um carro desconfortável.
Significa dizer que gasta mais, é amarrada na estrada, não tem o mesmo fôlego do que um carro de passeio. Não é confortável para os passageiros do banco de trás. Viajar longas distâncias com 4 pessoas, creio que seja quase impossível. Em compensação tem tração 4x4 e reduzida, não te deixa na mão em qualquer areia ou barro, é um carro alto, dá uma (falsa) sensação de segurança e superioridade no trânsito e topa (quase) qualquer parada.
Porque troquei meu Civic? Necessidade de ter um carro que pudesse chegar na beira da praia e voltar, rebocando 500kg sem me deixar atolado. Queria um completo, AT, gasolina e 4x4. Posso dizer que estou satisfeito, pois o carro me proporciona o que eu preciso.
Agora, se não usasse a TR4 nessas condições, não compraria uma TR4 para andar somente na cidade e/ou realizar viagens. Se o seu caso é esse, nem pense em trocar seu FIT, até porque o seu é o mais completo e o mais cheio de mimos.
Para ter uma TR4 acredito que seja imprescindível utilizar os predicados que fazem dela uma boa camionete 4x4. Até nem consigo entender como vendem ela em versão 4x2.
Um abraço.