Neste tópico e em outros que encontrará por aqui, vc terá a opinião já expressa de muitos proprietários das TR4. Eu comprei apenas há alguns dias e posso afirmar que estou gostando. Ocorre que eu não viajo muito e não faço trilhas. Se quiser um carro para trilhas, não se trata do melhor para esse uso específico, mas se nunca fez nenhuma trilha, então talvez tenha que ponderar qual será realmente a sua utilização. Fazer trilha implica gastos adicionais com equipamentos e manutenção.
Para viagens longas, talvez sinta falta de um motor com mais 'folga', principalmente se quiser empreender maior velocidade.
Caso o utilize sem exageros nas viagens e apenas em pequenos trajetos com terrenos acidentados, terá, na minha opinião, um ótimo veículo capaz de conjugar o uso misto. Se quiser, no entanto, começar a frequentar os grupos de trilha, inclusive as mais pesadas, acredito que seria conveniente ter um veículo para viagens e outro para as trilhas. Além disso, acho muito interessante que comece a participar delas inicialmente com alguém já experiente. Pra quem está começando, não acredito que seja seguro iniciar sozinho.
Maiores detalhes sobre o carro, vc encontrará por aqui no fórum, sendo que cada um lhe passará uma opinião bem diferente.
Quanto ao consumo, parece ficar entre 6 a 7 na cidade e entre 8 a 9,5 na estrada com gasolina.
Abraço