x
Convex Datacenter
  • #1729
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    105
    Agradecimentos: 6



    Rafa:
    Conseguiu resolver o problema das luzes piscando? Me parece que não está desacoplando a roda livre;
    Antes de comprar ou trocar os solenóides, teste o atuador da roda livre no eixo dianteiro, que às vezes fica meio preso e o vácuo não tem força para acionar ( se o eixo que está debaixo da coifa vai e vem livremente e se o diafragma não está furado), se as mangueiras não têm furos, se estão soltas ou rachadas, se o reservatório de vácuo não está enferrujado ou furado e se o sensor da roda livre no eixo dianteiro está bom. Se tudo isto estiver ok, aí verifique os solenóides e depois os sensores da caixa de transferência. E por último a ECU, que fica atrás do rádio.
    Pajero GLS-B 2.8 TDI 99/00

  • #1730
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por ronaldo est Ver Post
    Rafa:
    Conseguiu resolver o problema das luzes piscando? Me parece que não está desacoplando a roda livre;
    Antes de comprar ou trocar os solenóides, teste o atuador da roda livre no eixo dianteiro, que Ã*s vezes fica meio preso e o vácuo não tem força para acionar ( se o eixo que está debaixo da coifa vai e vem livremente e se o diafragma não está furado), se as mangueiras não têm furos, se estão soltas ou rachadas, se o reservatório de vácuo não está enferrujado ou furado e se o sensor da roda livre no eixo dianteiro está bom. Se tudo isto estiver ok, aÃ* verifique os solenóides e depois os sensores da caixa de transferência. E por último a ECU, que fica atrás do rádio.
    Opa, bom dia ronaldo est, então carinha, aparentemente sim.

    Retirei o atuador do eixo e limpei e lubrifiquei. Não há furo no diafragma nem ressecamento, nem vazamento entre as câmaras do atuador. Aproveitei e troquei todas as mangueiras e inspecionei o reservatório, tudo 100%. Havia trocado uns dias antes os solenoides. O sistema funcionou por uns dias e parou de funcionar. Abri novamente o atuador, tudo certo, testei o acionamento na alavanca do eixo (onde o atuador atua) e tudo certo também, conferi todas as mangueiras e novamente tudo certo. Desisti de consertar e comprei um par de rodas-livres manuais (kkkkkkkkkkkkkk).

    Aí no dia seguinte, resolvi desconectar os solenoides e no primeiro que desconectei o chicote, ouvi um estalo no eixo (travou a roda-livre), reconectei o chicote e outro estalo (destravou a roda-livre). Aparentemente era só um mal contato no chicote e até o momento está funcionando. Ainda não chegaram as roda-livres manuais, mas irei instalá-las, pois não achei confiável esse acionamento ainda mais no caso do Pajero Superselect pois é mais difícil de notar que a roda livre está acionada, pois ela age na verdade no acoplamento do diferencial dianteiro e não nas rodas propriamente ditas, assim o semieixo sempre gira, tanto acoplada quanto desacoplada, pois a roda livre automática age no interior do eixo e não na ponteira da homocinética como as manuais.

    Então sempre que o carro estiver andando e você olhar embaixo, os semieixos estarão girando, o que difere é o movimento do cardã dianteiro.

    Então se a roda-livre automática parar de funcionar, o sistema acopla o eixo e o cardã dianteiro passa a girar. Numa L200 por exemplo isso faz com que a tração dentro da caixa de transferência seja acionada, mesmo com a alavanca em posição 4x2 e aí o condutor nota diferença na condução, pois a L200 não possui diferencial central.

    No caso das caixas superselect, a alavanca em 4x2 mantém o diferencial central aberto e ela fica com a tração acionada como se a alavanca estivesse na primeira opção do 4x4 ou como nos Subarus integrais, 4x4 de asfalto molhado ou neve o que dificulta ao condutor notar que a tração está engatada, pois, não faz ruído diferente nem solavancos na direção. Gasta mais combustível, mas como nem sempre analiso a média ..., na verdade eu não consegui identificar de jeito nenhum durante a condução, somente olhando com o carro em movimento se o cardã dianteiro estava girando, então, pra evitar esta dúvida cruel, optei pelas rodas-livres manuais.

    Não tenho muito conhecimento nesse tipo de viatura, mas esse foi o meu entendimento da situação. Por favor fiquem a vontade para me corrigir. se eu estiver errado, pois aí aprendo mais um tiquinho.
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #1731
    Usuário Avatar de Eliezer
    Entrada
    27/02/2007
    Local
    Itapeva/MG
    Idade
    47
    Posts
    292
    Agradecimentos: 5
    Nova aquisição.. GLX-B 1995 4m40...

    Donos de PAJERO GLS B   SE APRESENTEM!!!-64870359_10214408203500293_6441858792563933184_n.jpg
    Hilux 2.8 93 "A Onça"

  • #1732
    Usuário
    Entrada
    14/07/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos, acabei de me registrar no fórum, e já estouvendo que vai ser muito útil para mim, os tópicos são informações de grandeimportância. Bom, tenho uma Pajero 2.8 GLS-B Intercooler Turbo Diesel ano954m40. Tenho esse carro a 21 anos. Sou do Rio de Janeiro capital.

    Aproveitando o espaço peço a opinião de vcs que estão mais atualizados emrelação a óleo motor. Até procurei o tópico de óleo motor mas não achei, aospoucos vou aprendendo a mexer no fórum. Caso não possa falar aqui sobre oassunto peço desculpas aos administradores.

    Estou meio perdido e indeciso em qual o óleo devo usar. Eu sempre usei o antigoCastrol TurboMax 15w40, mas desde a última troca troquei pelo que a Mitsubishiindica o 10w30 semi-sintétco que só é vendido na própria Mitsubishi. E como euestou com o carro parado trocando alavanca de marcha, radiador, bomba d`água e vou ter que trocartodos os filtros e óleo. Queria colocar outro óleo e não depender da concessionáriaMitsubishi.
    Os óleos que me interessei, mas ainda não comprei por não saber seposso mesmo usar e se é o melhor para o meu carro: Lubrax Extremo 5w30 sintético / Lubrax ExtremoHD 5w30 Sintético (somente galão de 20L) / Lubrax Avante 10w40 Sintético / CastrolElixion Hd 5w30 Sintético / Castrol EDGE 5W-30 Sintético. E vi também o CastroGTX 15w40 que não me animei por ser 15w40 e o Castrol Tection 15W-40 que tem SAE API CI-4 e não CJ-4 como mais indicamhoje.
    Então amigos, o que me Indicam????
    4X4 Brasil

  • #1733
    Usuário
    Entrada
    14/07/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Bom dia galera. Sou mais um feliz proprietário de um Pajero GLS-B 2.8 1999/2000.

    Como era de se esperar, veio sem manual do proprietário. Consegui um manual da 1997, não sei se posso me basear nele, mas acho que sim né??? Acho que são iguais de 95 até 99 não??? Também preciso resolver as lâmpadas da tração piscando no painel.

    O motor aparentemente tem boaa saúde, pega de primeira, mas está fazendo um pouco de fumaça, ainda não identifiquei se é da turbina que precisa de embuchamento ou da válvula EGR ou do motor mesmo!!! kkkkkkkkkkk.

    Tem muita coisa pra fazer nela. Nesse final de semana desmontei o interior dela inteiro. Lavei os tapetes todos e estou remontando tudo ainda.

    Algumas lâmpadas do painel estão queimadas, mas o ar-condicionado está funcionando, vê só, a maioria que fui visitar nem compressor do ar-condicionado tinha!!!!

    Alguém sabe qual o liquido que vai dentro do inclinômetro? O meu está vazio, vou preencher com óleo de máquina (Óleo Singer) ou vazelina liquida de farmácia. O que acham?

    Enfim, uma coisinha aqui, outra ali que vou resolver conforme vai passando o tempo.
    Olá, boa Noite, sobre o líquido do inclinômetro, o meu também está vazio, nem sabia que dava para encher. Eu estava até procurando algum usado para trocar. O que vc descobrir o correto ou o que der certo para funcionar... por favor poste aqui. Abçs.

  • #1734
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    105
    Agradecimentos: 6
    Olá Barrista:
    No inclinômetro vai glicerina; tem um tópico que fala disso. Tem que encher e deixar um pouco de ar para expansão quando esquenta muito.
    E quanto ao óleo, penso que seria melhor vc continuar com o 15W40 . O 10W30 é para clima mais frio e usado em motores mais modernos que os nossos.
    Donos de PAJERO GLS B   SE APRESENTEM!!!-oleo-motor.jpg
    Pajero GLS-B 2.8 TDI 99/00

  • #1735
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Barrista Ver Post
    Olá, boa Noite, sobre o líquido do inclinômetro, o meu também está vazio, nem sabia que dava para encher. Eu estava até procurando algum usado para trocar. O que vc descobrir o correto ou o que der certo para funcionar... por favor poste aqui. Abçs.

    Boa tarde Barrista. Desculpe a demora em te responder. Meu inclinômetro estava com defeito e tentei resolver, mas ele já tinha sido reparado anteriormente por outra pessoa e estava muito ressecado. Ao tentar repará-lo o mecanismo interno acabou por quebrar e aí inviabilizou o conserto.

    Tem um outro post aqui do fórum na sessão MITSUBISHI mesmo que eu até comentei com o pessoal, mas agora não to encontrando o link pra colocar aqui. Reparei o mostrador colocando um inclinômetro genérico, desses que tem no aliexpress com retroiluminação. Fiz algumas alterações na carcaça do inclinômetro comprado apenas para encaixá-lo na moldura original, que não alterei em nada.

    O dito inclinômetro genérico é bem similar ao original da MIT, mas custa uma fração do que se pede no original.

    Paguei cerca de R$ 60,00 importando e é igual ao da foto aí abaixo, enquanto o original não sai por menos de R$ 200,00.

    Precisei apenas cortar uma parte da caixinha traseira dele para que a iluminação do carro o ilumine por completo como o original.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Donos de PAJERO GLS B   SE APRESENTEM!!!-01.jpg  
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #1736
    Usuário
    Entrada
    14/07/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Boa tarde Barrista. Desculpe a demora em te responder. Meu inclinômetro estava com defeito e tentei resolver, mas ele já tinha sido reparado anteriormente por outra pessoa e estava muito ressecado. Ao tentar repará-lo o mecanismo interno acabou por quebrar e aí inviabilizou o conserto.

    Tem um outro post aqui do fórum na sessão MITSUBISHI mesmo que eu até comentei com o pessoal, mas agora não to encontrando o link pra colocar aqui. Reparei o mostrador colocando um inclinômetro genérico, desses que tem no aliexpress com retroiluminação. Fiz algumas alterações na carcaça do inclinômetro comprado apenas para encaixá-lo na moldura original, que não alterei em nada.

    O dito inclinômetro genérico é bem similar ao original da MIT, mas custa uma fração do que se pede no original.

    Paguei cerca de R$ 60,00 importando e é igual ao da foto aí abaixo, enquanto o original não sai por menos de R$ 200,00.

    Precisei apenas cortar uma parte da caixinha traseira dele para que a iluminação do carro o ilumine por completo como o original.
    Boa noite RafaPaj, obrigado pela orientação, vou tentar achar um desses de fora. Obrigado! Abçs

  • #1737
    Usuário
    Entrada
    14/07/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ronaldo est Ver Post
    Olá Barrista:
    No inclinômetro vai glicerina; tem um tópico que fala disso. Tem que encher e deixar um pouco de ar para expansão quando esquenta muito.
    E quanto ao óleo, penso que seria melhor vc continuar com o 15W40 . O 10W30 é para clima mais frio e usado em motores mais modernos que os nossos.
    Donos de PAJERO GLS B   SE APRESENTEM!!!-oleo-motor.jpg

    Boa Noite Ronaldo ESt, legal essa foto relação do clima ao óleo. Eu sempre usei o óleo que manda o manual (Castrol Turbomax 15w40 mineral que não fabricam mais), sendo que já a alguns anos a Mitisubishi aqui de onde moro mandou eu trocar para o 10W30 semi-sintético e que esse é o óleo que vão em todos os carros da Mitsubishi independente de qual for o combustível e ano, o mesmo para todos. E da marca Lubrax pois não tem mais a parceria Mitsubishi Castrol agora é Lubrax, mas isso todos já sabem. E mesmo meu carro sendo antigo, na época não havia esses novos óleos. Aqui no Rio capital realmente não é frio na relação que vc colocou dos óleos. Mas ainda não troquei o óleo do carro, ainda na dúvida. Até já entrei em contato coma Petrobrás pedindo orientação, estou aguardando a resposta deles. Ainda quero usar um óleo 100% sintético. E queria saber quais são os óleos que o pessoal aqui do fórum estão utilizando, se tem alguém usando os novos óleos 100% sintético e o que estão achando. Abçs

  • #1738
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Barrista Ver Post
    Boa Noite Ronaldo ESt, legal essa foto relação do clima ao óleo. Eu sempre usei o óleo que manda o manual (Castrol Turbomax 15w40 mineral que não fabricam mais), sendo que já a alguns anos a Mitisubishi aqui de onde moro mandou eu trocar para o 10W30 semi-sintético e que esse é o óleo que vão em todos os carros da Mitsubishi independente de qual for o combustível e ano, o mesmo para todos. E da marca Lubrax pois não tem mais a parceria Mitsubishi Castrol agora é Lubrax, mas isso todos já sabem. E mesmo meu carro sendo antigo, na época não havia esses novos óleos. Aqui no Rio capital realmente não é frio na relação que vc colocou dos óleos. Mas ainda não troquei o óleo do carro, ainda na dúvida. Até já entrei em contato coma Petrobrás pedindo orientação, estou aguardando a resposta deles. Ainda quero usar um óleo 100% sintético. E queria saber quais são os óleos que o pessoal aqui do fórum estão utilizando, se tem alguém usando os novos óleos 100% sintético e o que estão achando. Abçs
    Bom dia Barrista.

    Uso na minha 2.8 os 15w40 mineral mesmo. Já usei da marca TOTAL, MOBIL e LUBRAX. Não notei nenhuma diferença entre eles de funcionamento a frio ou a quente. Pega de manhã de primeira, sem peso no arranque mesmo em temperatura negativa como as da semana retrasada aqui na região de Curitiba.

    Meu pai usa na L200 dele o mesmo LUBRAX TOP TURBO fazem uns 10 anos. Sem nenhum problema até o momento. Podes usar sem medo o 15w40 mineral, desde que respeite o API que o manual pede que se não me engano é o "CD" ou superior. Atualmente já estamos no "CI" e "CJ". A última troca da minha barrosa foi com o 15w40 LUBRAX TOP TURBO mineral API CI-4.

    Até mais!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #1739
    Usuário
    Entrada
    20/11/2018
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    40
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal. Passei aqui pelo tópico tempos atrás. Ainda estou em busca de uma Pajero GLS-B 2.8 que esteja integra. Aqui na minha região tá complicado de achar(Brasilia- DF). Sempre quando encontro, tem uma série de detalhes a serem vistos, e por conta de ter lido todas as paginas, aprendi um bastante sobre o carro, o que acaba por me deixar um pouco mais criterioso na avaliação das viaturas. Se vcs tiverem noticias de alguma boa e puderem indicar, ficarei grato. Pois talvez será melhor ir buscar uma fora que esteja realmente boa . Meu uso será para ir ao rancho finais de semana e viagens com a família que cresceu. Valeu pessoal. Boa Semana a todos.

  • #1740
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Boa tarde senhores.

    Dei uma procurada no fórum e não encontrei referências e não encontro no mercado à venda as calhas de chuva para o Pajero 5 Portas GLS-B. A minha é ano 2000, mas acredito que desde 94 até 2000 é a mesma. O problema é que não acho nenhuma.

    Já visualizei várias Pajeros como a minha com calha de chuva, mas nunca consegui perguntar onde conseguiram as dita cujas e se eram específicas para Pajero ou se são adaptadas de outro carro.

    Se alguém souber, por favor avisem!!!

    Abração!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jipeiros do ABC, apresentem-se...
      Por folgado no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 96
      Última resposta: 23/05/2017, 20:13
    2. Pessoal do RS, apresentem-se.
      Por Loiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 316
      Última resposta: 20/09/2015, 20:33
    3. Atençao aos donos do Pajero´s 01 a 04!
      Por Joao Baeta no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/08/2008, 14:30

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade