Boa Tarde queridos colegas.
Confesso que acompanho o fórum há algum tempo, pois sempre sonhei em ter um carro 4x4, sonho este recentemente realizado com uma Pajero TR4 2011 – AT (16.000KM).
Antes da compra do veiculo pesquisei muito junto ao fórum , localizando os pontos bons e ruins do carro, e confesso que há 03/04 meses dono da Pajeirinho localizei diversos pontos comentados, sejam ruins ou bons, alguns verdadeiros, outros apenas mitos.
No entanto passei por uma situação um tanto quanto peculiar, sobre o velho questionado e debatido consumo do veículo.
Desde a compra realizei diversas medições e não conseguia fazer mais do que 4,5 KM/L utilizando de etanol como combustível.
Realizei uma revisão e meu mecânico de confiança me disse estar tudo ok, confirmando a fama de “beberrão” do carro, pois seu amigo também tinha um. A revisão resultou somente na troca das pastilhas do freio.
Ocorre que em uma ideia maluca (não, não entendo de mecânica, vez que sou advogado), resolvi trocar o combustível, momento em que abasteci 02 tanques seguidos com gasolina ADITIVADA.
Posteriormente retornei ao bom e velho etanol e surpreendentemente obtive uma media de 6,11 KM/L, melhor do que as anteriores que giravam em torno de 4 a 4,5 KM/L.
Ressalte-se que moro em Botucatu onde tudo que não é subida é descida rssss, o que colabora no consumo dos veículos em geral.
Agora lhes pergunto “óh povo” com mais conhecimento sobre o assunto do que eu, isso é possível? Existe alguma relação explicável sobre o ocorrido? Alguém já passou por algo similar?
Espero que embora de forma maluca posso ter contribuído com o fórum.
OS: Não localizei nada parecido no fórum e peço desculpas se já existir algo do gênero, pois sou novato aqui como usuário e não leitor.
Um abraço fraternal!
Fábio.