Lindoia, com 84 mil km, já é pra começar a adiantar mesmo a troca da correia da tr4. O esticador eu só troco se estiver ruim. Na minha tenho trocado exatamente de 30 em 30 mil km.
Versão Imprimível
Vivendo e aprendendo! Sempre achei que era de 50 km em 50 km. Não sabia da relação motor rodado x maior desgaste da correia. Saiu caro esse aprendizado...
Um motor tem dois tipos de tempos de manutenção: KM e Horas.
Por isso que quando se anda muito em trânsito complicado onde o carro fica mais parado do que andando, tudo que for relacionado a motor é antecipado.
Troca de fluído de arrefecimento, fluído do cambio, óleo de motor, filtros em geral, e claro, peças de desgaste como correias e esticadores.
O resto do carro não vejo necessidade alguma de averiguação.
Afinal de contas, o carro em si não rodou nada, só o motor que sofreu por funcionar em situações "severas".
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Exatamente andré. Óleo, correias, filtros, etc são medidos mais em horas do que em kms rodados, pois estão sendo usados o tempo inteiro. É bom ficar esperto, pois um intervalo de 5000 km de uso em estrada empoeirada pode ser muito para quem ficou engarrafado numa transamazônica, por exemplo. Tem que se ter essa percepção. Veículos com correia dentada então... tem que se tomar cuidado redobrado. Eu negligencio manutenção de correia do alternador, espero ela demonstrar que quer ser trocada, mas de correia dentada, nunca. E mesmo assim, já tive diversos casos de correia dentada arrebentada bem antes da hora na minha frota, e de alternador pouquíssimos.