Powered by vBulletin

Preparação para alagados. E a elétrica?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/07/2012, 08:32
    sraposo
    Oi, Gabriel.

Calço hidráulico neste caso refere-se à massa de líquido (costumeiramente água, mas não limitado a ela) que venha a entrar no cilindro do motor, impedindo que o pistão chegue ao fim do curso no tempo-motor da compressão, já que líquidos, na prática, são incompressíveis. Em condições normais, motores comprimem uma massa de gás (ar) misturada com combustível líquido (se líquido) pulverizado (ou vaporizado), um estado da matéria que admite compressão.
    Danos podem ocorrem mesmo que não haja uma quantidade de líquido no cilindro que resulte em um calço, pois mesmo um volume menor de líquido irá aumentar a taxa de compressão, consequentemente a pressão na câmara, podendo estragar junta de cabeçote, anéis de pistão e entortar biela, até.

Como você disse, teria sido prudente se alguém tivesse verificado a profundidade em todo o caminho pretendido. "Ir na fé" pode trazer surpresas desagradáveis: pode-se encontrar um obstáculo alto e estragar algo no carro, como se pode encontrar um buraco que poderá fazer o motor afundar rápida e inevitavelmente, levando-o a aspirar água, além de outros estragos que podem ocorrer pela batida contra o fundo...

Abraços!

Sérgio
  • 10/07/2012, 09:15
    patto
    Citação:

Postado originalmente por gabrielqueiroz Ver Post
    MAs creio também que o cara deu mole e não viu que naquele final ali tem bem mais do que 80cm.... olha aonde a agua ficou... quase na maçaneta da porta..... ele deveria antes ter passado a pé concorda?

não estavámos lá para saber, mas concordo que o cara deu mole...não sei se entrou com a marcha correta, mas certamente não entrou na velocidade correta...veja que no começo do vídeo ele manda água para tudo quanto é lado...entrou muito depressa e isso contribui pro calço hidráulico, não há nenhuma outra vantagem
  • 10/07/2012, 09:57
    Sem Loção
    Olha o resultado do chuáaaa....

http://www.youtube.com/watch?v=w_BRmbjbJLk

aqui o funcionamento de um motor a combustão. Os pistões só conseguem realizar seu ciclo devido à capacidade de compressão da mistura ar+combustível, que se comporta com um "gás", grosso modo. Imaginemos o gás substituído por algum líquido, portanto não compressível. O estrago é grande.. ;)

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=XCa7z4NN_CA&NR=1
  • 10/07/2012, 11:22
    aareal
    A velocidade correta é seguindo a onda que o carro provoca, o que faz com que a profundidade logo a frente do carro fique menor, diminuindo a resistência e o risco de admissão de égua e consequente calço hidráulico.

Abraços,
  • 30/07/2012, 09:24
    gabrielqueiroz
    Liguei pra concessionária e mecânicos da mit e ninguém sabia responder qual a altura máxima de imersão garantida pela fábrica.
    No manual consta apenas um alerta mas nada relativo a profundidade.
    Apelei então para o SAC da mitsubishi e me retornaram da fábrica (código 61) afirmando e garantido 60 cm de profundidade.

Resumindo: A travessia foi um sucesso! pela primeira vez em 20 anos cheguei no meu sitio de carro e não a pé! estou amarradão!
    O rio devia estar com uns 50cm , o dia estava ensolarado e não chovia a um certo tempo pois as rampas de acesso ao rio (que por sinal eram o meu maior medo) estavam completamente secas!
    Passei no cambio aut. no L e por garantia no 4LLC pensando na subida do outro lado que já vi caminhao nao subir e estava com cagasso!
    Valeu galera do FORUM. Estou amarradão! Felizão!:euforico:

ps.: Eu e meu irmão depois de passar o rio e subir a pirambeira até chegar a minha casa ficamos pensando na quantidade de pessoas que compram carros desse gênero pra ficar andando pela cidade e que nunca os colocam na lama.... (95% aqui no RJ)

Citação:

Postado originalmente por Sem Loção Ver Post
    60cm de água, 10m de extensão é moleza pra TR4. O problema não é o escapamento que vai ficar "borbulhando". Desde que o carro não morra, não entra água pelo cano de descarga em curtas travessias como essa. O problema, como o Sérgio postou acima, é entrar água pela admissão do carro (o famoso calço hidráulico). A admissão da TR4 é bem alta, algo em torno de 90cm na parte da frente do cofre do motor. Sugiro ir de 4x4H (ou mesmo 4x2 se não tiver muita correnteza) e :stop::stop:DEVAGAR E SEMPRE, nada de ficar fazendo chuáááá e espalhando aquele monte de água. Nesta espalhada que entra água onde não devia, alem de vc com certeza perder suar placa dianteira...

Boa travessia!

• 31/07/2012, 08:48
    gabrielqueiroz
    eis o video da travessia... os urros de alegria da minha esposa dão um charme ao final do video.. hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=gY1n-11TGRk
  • 31/07/2012, 10:50
    Jorgao
    Citação:

eis o video da travessia... os urros de alegria da minha esposa dão um charme ao final do video.. hehehe

Parabéns Gabriel! Gostei da empolgação da esposa! kkkkkkk
    Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher? Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.

Tome cuidado para não entrar água no seu câmbio, diferenciais, t-case, etc. É lei verificar se houve contaminação, mas em travessias como essa nem precisa. Aliás, sendo câmbio AT, eu me preocuparia mais com o câmbio do que com o motor :concordo:
  • 31/07/2012, 12:00
    patto
    Citação:

Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Parabéns Gabriel! Gostei da empolgação da esposa! kkkkkkk
    Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher? Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.

Tome cuidado para não entrar água no seu câmbio, diferenciais, t-case, etc. É lei verificar se houve contaminação, mas em travessias como essa nem precisa. Aliás, sendo câmbio AT, eu me preocuparia mais com o câmbio do que com o motor :concordo:

a grande vantagem da TR4 é que não é preciso ter este tipo de preocupação, basta colocar boas proteções inferiores e está tudo certo. já fiquei mais de uma hora atolado em um rio, com 45cm de água (no meu caso, quase até a altura da porta, mas sem entrar água) e não contaminou diferenciais, caixa de transferência, câmbio, absolutamente nada

e afirmo isso, pois na revisão de 60.000km eu pedi para trocarem todos os fluídos (mesmo constando no manual que é pra trocar depois dos 80.000) e o resultado é que todos os óleos estavam ainda muito bons - limpos e claros.

abs

PS: é ridiculamente fácil perder a placa dianteira em alagados, a minha é presa com 4 parafusos
  • 31/07/2012, 12:00
    Sem Loção
    Citação:

Show!

Claro que VOCÊ tem que testar paulatinamente os limites do SEU carro, é assim que se aprende, do jeito que vc fez...:palmas:

Esse rio aí a TR4 passa de 4x2...hehehe... e a subidinha também... (só pra aporrinhar...kkkk) :mrgreen:

Valeu! Depois posta aí mais videos pra gente ver...
  • 31/07/2012, 12:38
    gabrielqueiroz
    Citação:

Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher?

Sim, enche muito! Tenho que aproveitar bem até meados de outubro... pois de novembro a abril visconde de mauá poderia se chamar pinico de deus! chove muito e volta e meia dá cabeça dágua... ai acho que só troller com body lift de 9 passa por ai... hehe

Citação:

Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.

Não sei informar... ese lugar não leva a lugar nenhum além da casa de aprox. 10 familias que moram depois do outro lado do rio... fica próximo a queijaria pedra selada.

Citação:

Como poderia verificar essas coisas?

Obrigado pelo feedback! abraços
  • 31/07/2012, 14:15
    Sem Loção
    Citação:

Sim, enche muito! Tenho que aproveitar bem até meados de outubro... pois de novembro a abril visconde de mauá poderia se chamar pinico de deus! chove muito e volta e meia dá cabeça dágua... ai acho que só troller com body lift de 9 passa por ai... hehe

Não sei informar... ese lugar não leva a lugar nenhum além da casa de aprox. 10 familias que moram depois do outro lado do rio... fica próximo a queijaria pedra selada.

Como poderia verificar essas coisas?

Obrigado pelo feedback! abraços

Os diferenciais tem o respiro com uma válvula, portanto em teoria não tem contato com o meio externo...

o Cãmbio AT se não me engano tem um respiro, mas não sei qual a localização dele.... se não me engano o Marcus Forin elevou o respiro do câmbio...

Já passei em áreas mais profundas que essa, e nunca tive problema... aparentemente o problema maior é se ficar muito tempo dentro da água (com câmbio submerso) se atolar ou se o carro morrer...

but, as always, I could be wrong... ;)
  • 31/07/2012, 15:49
    gabrielqueiroz
    Citação:

Postado originalmente por Sem Loção Ver Post
    Já passei em áreas mais profundas que essa, e nunca tive problema...

mas o seu carro tem body lift? é modificado?

o meu está todo original....

abraços e obrigado!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:05.