Antes da turbina estourar eu já vinha notando um pouquinho mais de fumaça branca e quando estourou virou fumaça preta
A diferença externa entre a peça original e a que comprei é o logotipo da Mit (apontando na original) na parte quente com numeração 77-12101 040 (a turbina é de 2000). A parte fria tem a mesma marca TP e o mesmo numero de serie
A turbina antiga tem uma folga de mais de um milimetro pros lados no eixo. No carro pra verificar a folga do seu é só tirar a braçadeira e a mangueira grossa na parte fria (que fica virada pra frente) encostar o dedo no eixo onde tem aquela porca sextavada (primeira foto) e balançar pros lados. Turbina boa é justinha, não tem folga nenhuma. A minha balançava mais de 1 mm pra cada lado
Agora acabou totalmente a fumaça e ainda não deu tempo de ver se o óleo continua baixando, está rodando faz 8 dias apenas
Total da brincadeira - R$ 1510 (turbina) + R$ 100 (sedex) + R$ 350 (instalação com troca de junta do coletor) = R$ 1960,00
Agora é ficar de olho no nível de óleo, fumaça e desempenho a partir de 1800 rpm (quando entra a turbina)
Na segunda foto o estado da turb original depois de 220.000 km. GUERREIRA. Vai ficar no meu museu depois de limpa
Fico à disposição pra perguntas e muito obrigado pela ajuda a todo mundo