x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário
    Entrada
    29/07/2010
    Agradecimentos: 0

o que significa O.D. no cambio aut.

olá, nunca tive carro 4x4 automatico, agora tenho um pajero io aut. gostaria de saber o que significa esse botão O.D. e para que serve? qual seria a posição ideal do cambio para andar em dunas e trilhas L ou 2?

obrigado!!!!

Usuário
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    OD significa over drive que é na verdade a ultima marcha , no seu caso seria a 4 marcha. Se vc desliga-lo a as marchas sao engatadas só até a 3. Uma utilidade dele seria por exemplo ao fazer uma ultrapassagem em estrada....

Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Citação Postado originalmente por drbart Ver Post
    OD significa over drive que é na verdade a ultima marcha , no seu caso seria a 4 marcha. Se vc desliga-lo a as marchas sao engatadas só até a 3. Uma utilidade dele seria por exemplo ao fazer uma ultrapassagem em estrada....
    Só p/ complementar o que o drbart te explicou, use o OD tbm como freio motor, quando estiver chegando em uma curva de alta velocidade, ou descendo uma serra por exemplo. O OD esta disponivel nas maiorias dos carros automaticos, e não somente nos 4x4.
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimento: 1
    O Post do Drbart é claro.. Overdrive bom é overdrive "desligado" ou seja, a luz nao tem de aparecer no painel.. Se a luz estiver aparecendo no painel é porque o seu carro somente está usando até a 3a marcha.. Isso pode ser usado como freio motor como disse nosso amigo alefull mas para 99% do tempo a luz tem de estar apagada..

Uma dúvida.....reduzindo o carro com o O/D nas paradas de sinal....economiza combustível???
    O meu carro é sedã.....e li em outro fórum que o computador de bordo indica redução de consumo nestas ocasiões.......será?
    ABRAÇOS!!!!

Usuário
    Entrada
    27/03/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Cordiais saudações!

Renato: não acredito em economia, pois quando Vc estiver próximo ao semáforo, Vc já vai estar em marcha mais baixa, portanto o O.D. (sobre marcha ou 4ª marcha nas TR4) não vai mais estar engatado ou atuando.

O que tenho notado, e tenho carros automáticos desde sempre, é que em semáforos ou paradas demoradas, colocando em N, se tem alguma economia, pois a marcha lenta consome menos quando o câmbio esta desengatado (portanto não esta empurrando e não precisa ficar fazendo pressão nos freios).

Agora, tenho lido (4rodas, etc) que colocar no N com o veículo ainda em movimento ou em ladeiras não economisa, pois com o uso do freio motor, a central de injeção eletronica corta o combustível, o que não ocorre em marcha lenta.

Nos veículos com computador de bordo onde aparece o consumo instantâneo isto é bem visível.
    Birigui - TR4_2005 "Black Pearl"
    "Não tenha pressa, mas não perca tempo."

Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Citação Postado originalmente por Birigui Ver Post

Renato: não acredito em economia, pois quando Vc estiver próximo ao semáforo, Vc já vai estar em marcha mais baixa, portanto o O.D. (sobre marcha ou 4ª marcha nas TR4) não vai mais estar engatado ou atuando.
    Isso mesmo, nesse caso, somente o cambio sequencial "tiptronic" faz o sistema trabalhar em cut-off, que é o nome dado ao corte de combustivel que o sistema de injecao faz quando se tira o pe do acelerador.

O que tenho notado, e tenho carros automáticos desde sempre, é que em semáforos ou paradas demoradas, colocando em N, se tem alguma economia, pois a marcha lenta consome menos quando o câmbio esta desengatado (portanto não esta empurrando e não precisa ficar fazendo pressão nos freios).
    Tambem penso igual a vc, mas ja vi um estudo que diz que manter o cambio engatado nessa situação é recomendado p/ lubrificar o sistema.

Agora, tenho lido (4rodas, etc) que colocar no N com o veículo ainda em movimento ou em ladeiras não economisa, pois com o uso do freio motor, a central de injeção eletronica corta o combustível, o que não ocorre em marcha lenta.
    Nos veículos com computador de bordo onde aparece o consumo instantâneo isto é bem visível.[/
    Isso mesmo... é o tal cut-off.
    .
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Apenas um detalhe, nas TR4 2010, quando se desliga o overdrive (câmbio até 3ª) acende no painel a anotação Over Drive Desligado ao lado da indicação D (câmbio no drive).

Portanto, na verdade, Djalmab, no caso das TR4 2010, overdrive desligado significa aviso no painel, entre velocimetro e tacometro...

No mais, concordo com o que vcs vêm falando. O único ponto que tenho minhas dúvidas, Birigui, é este seu comentário sobre colocar o câmbio no neutro em semáforos/paradas demoradas...pois, pelo que já ouvi, desgasta o câmbio ficar alternando entre N e D, por exemplo.

Birigui, se vc puder explicar mais sobre o assunto...

abs

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Trazendo outra conceituação ao que foi dito acima, O.D, “over drive” ou sobre marcha, não é a última marcha de um veículo com câmbio automático, é, na verdade, a marcha além da última que dispõe a transmissão. A TR4 dispões de um câmbio automático de três, e não de quatro, velocidades. A última marcha de um sistema de câmbio é sempre a que apresenta a relação 1:1 de giro, ou seja: a cada giro do eixo do motor significa um giro do eixo que leva o movimento ao diferencial. Na TR4 isto acontece na terceira marcha. Existem câmbios, automáticos ou mecânicos, em que isto acontece em outras marchas tais como transmissões com 03, 04, 05 ou mais marchas. Nos câmbios mecânicos, a O.D, é sempre numerada na sequência da última marcha. Ex: câmbio de cinco marchas sendo a 5ª a sobre marcha. Quando a O.D, “over drive” ou sobre marcha, é acionada o motor gira menos que o giro levado ao diferencial. Ex: 06:1, ou 08:1, ou qualquer outra relação inferior a 1:1. A sobre marcha tem por finalidade principal a economia de combustível e, normalmente, a velocidade máxima de um carro, em um piso plano, não será alcançada quando a “over drive” estiver engatada. No caso da TR4, ela alcança o máximo de velocidade no plano quando a O.D. estiver desligada.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Citação Postado originalmente por Annibal Ver Post
    A sobre marcha tem por finalidade principal a economia de combustível e, normalmente, a velocidade máxima de um carro, em um piso plano, não será alcançada quando a “over drive” estiver engatada. No caso da TR4, ela alcança o máximo de velocidade no plano quando a O.D. estiver desligada.

Annibal, existe as exceções...

Tive uma SS-10 200cv Vortec que cortava em 175km/h em terceira sem O/D ! Ai eu ligava e ela engatava a quarta ainda dando cortes... que delicia de motor!!

A Dodge Ram 5.9L Cummins 330cv tbm atinge a maxima em terceira! Que delicia de motor tbm!!

Os carros "normais" funcionam assim como vc disse. Só alcançam a maxima com a última marcha.

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Alefull Ver Post
    Annibal, existe as exceções...

Tive uma SS-10 200cv Vortec que cortava em 175km/h em terceira sem O/D ! Ai eu ligava e ela engatava a quarta ainda dando cortes... que delicia de motor!!

A Dodge Ram 5.9L Cummins 330cv tbm atinge a maxima em terceira! Que delicia de motor tbm!!

Os carros "normais" funcionam assim como vc disse. Só alcançam a maxima com a última marcha.
    Alefll, você tem razão. Observe que eu ressalvei exceções quando usei a expressão “normalmente”. Estas exceções são encontradas nos motores “torcudos”. Vamos pegar, por exemplo, o motor do Viper com mais de 8 litros e mais de 50 kg de força. Acredito que aquele motor, mesmo com uma “over drive” de 05:1, ou menor, deve, no plano, alcançar a sua velocidade máxima.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário
    Entrada
    29/07/2010
    ok galera entendi boa parte só que me surgiram outras duvidas tais como: então quer dizer que esses carros at (pajero io) só tem 4 marchas e não 5 como os carroso normais? e outra duvida seria qual marcha eu devo usar ao andar em dunas e trilhas "L" ou "2"?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem