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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    Landeiro de primeira viagem (Dreams come true!)




    Caros,
    fiz meu cadastro no fórum há pouco tempo, embora já tivesse lido bastante alguns tópicos relativos a Defender, no afã de um dia ter uma!! Este dia chegou há pouco mais de um mês: me torno o afortunado dono de uma Def90 CSW, branca, ano 2000.
    Pouco mais de um mês de uso, mas parece que já vivemos um ano dentro do carro, pq simplesmente adoramos entrar na viatura e ganhar (qualquer) estrada. Além de mim, a tripulação é composta por minha mulher e nossas duas cachorras (uma pequena que sempre que dá vai em cima da tampa do porta objetos, e outra média que vai olhando pra fora na janela de trás - sim, a cachorreira da minha def é cachorreira mesmo!!)

    Paguei o preço pedido sem nem me prender muito a comparações com outros 4x4 ou carros em geral... sou paciente, e soube esperar até poder ter o carro que eu queria ter pra uma vida toda!!

    Desde o começo tenho apanhado um pouco pra dirigir (especialmente com os trancos na transmissão e com minha mania de andar em baixa rotação). Descobri que a maioria dos problemas eram com meu jeito de dirigir, e não com o carro.
    Ele tem 128mil km, e parece estar em bom estado (tinha sido apenas de uma mulher de Brasília, que vendeu pra comprar uma zero), mas como vou fazer uma viagem em breve, quero ter certeza de que tudo está em perfeitas condições para a viagem proposta.

    Pretendo ir do RN ao RS em fins de dezembro, e quero aqui compartilhar todas as informações possíveis, pra esclarecer minhas dúvidas e eventualmente de outros que procurarem por aqui como eu procurei e procuro quase todos os dias. Aqui vão algumas dúvidas:

    1) óleos, graxas e afins: dizem que é de praxe trocar todos os óleos e graxas qdo se compra um usado. No meu caso, o revendedor disse que trocou tudo, mas não sei quais as especificações dos produtos que ele botou, principalmente na caixa, onde o pessoal diz que é bom botar o recomendado um da Texaco, certo?).
    as cruzetas eram fechadas com um parafusinho pequeno, nao tinham graxeira. Tirei os parafusinhos e coloquei umas graxeiras de 1/4, mas ainda não engraxei. Vou fazê-lo o mais rápido possível.

    2) correia dentada: ele disse que era nova, mas tb fico um pouco na dúvida sobre a qualidade da mesma. Pensei em comprar uma nova e levar a atual como reserva, que me dizem?

    3) alternador: achei que teria problemas com o alternador pq a luz acendia, mas com a troca de uns fusíveis queimados e troca da cebolinha de ré que estava estragada, a luz misteriosamente parou de acender (depois que parava o carro, na marcha lenta, e com os farois apagados (qdo acendia a luz ficava bem fraquinha)). Será que era apenas um pesadelo ou devo fazer mais algum teste? (qdo estas coisas foram consertadas o cara testou e a bateria estava carregando dentro da faixa considerada normal).

    4)vazamentos, pinga-pingas e afins: o que fazer?
    4a) nos primeiros dias não vazou nada. depois que o cara tentou uma gambiarra com a cebolinha da ré que estava estragada, começou a pingar um óleo de coloração mais para amarelado, que pinga mais para o lado do carona (arrisco dizer que seja a cx de transferência). A cebolinha nova foi colocada, e o pinga pinga continua (umas 3 a 4 gotas por noite, no máximo)
    4b) pinga de vez em qdo um óleo bem preto do diferencial dianteiro
    4c) da junção da mangueira com o comando de válvulas tb vaza um óleo preto, parece ser apenas na junção da mangueira com o metal, mas não sei...
    4d) o óleo do motor está pouco acima da marca do mínimo. Devo colocar mais meio litro, como manda o manual? e qual? (pode ser mesmo o Enduron, que dizem ser mais indicado para viagens longas?

    5) barulhinhos que deixam o dono baratinado:
    ouço um clik qdo saio devagar, especialmente se em curva (seria mais para um "glück", ou glick), e parece vir de perto das rodas traseiras (mais frequente qdo estou em reduzida)... é um barulho que não parece ser só metal, parecer ser de borracha na verdade. Alguém já viveu algo parecido?

    Bem, por enquanto são estas as preocupações (fora a dos pneus, que já estou estudando em outro tópico aqui mesmo...rss)

    Um abraço a todos, e nos vemos na estrada!!
    Bruno

  • #2
    Talvez fosse interessante mover o tópico para "Veículos e preparação" Veículos e Preparação
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    Defender 110 - 2004

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Souza Ver Post
    Talvez fosse interessante mover o tópico para "Veículos e preparação" Veículos e Preparação
    Acho que no momento aqui é o lugar certo para o Bruno obter suas respostas. Lá é muito geral.
    Daqui a pouco os entendidos entrarão em ação.
    Abs
    Sergio

  • #4
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    pois é, pensei em postar aqui primeiro pra ouvir o conselho dos mais acostumados em viajar com a Defender propriamente dita. Mas acho que vou pro mais geral depois, principalmente pra pedir dicas sobre o roteiro...

    por enquanto quero conhecer mais a "embarcação" que vai nos conduzir..rss

    Um abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    por enquanto os planos de viajar estão suspensos...
    mas os acertos no carro ainda estão na pauta do mês!!

    andei vendo os tão sonhados BF 235/85... vão me custar 3900 (4 pneus, com mão de obra e alinhamento inclusos, e parcelável em 10x)... to pensando...



    acho que os preços estão um pouco salgados, mas creio que é normal para penus desta marca... que vcs acham?

    Um abraço!!
    Bruno

  • #6
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Fale Bruno,

    Achei um tanto salgado R$975,00 por pneu, mas considerando que é em 10x e cabe no seu orçamento, é um caso a se pensar.

    Se vais fazer esse investimento, considero primordial checar o estado dos terminais de direção, pois se estiverem com folga, não será possivel alinhar o carro corretamente, o que pode comprometer a vida util dos pneus. Estando tudo em ordem e mantendo calibragem correta, esses pneus devem ultrapassar os 80.000km. Pelo menos essa foi minha experiencia com os 265/75R16 AT.

    Se me permites uma honesta opinião: Sua decisão de adiar a viagem com o Defender foi acertada, pois uma viatura dessas bem cuidada pode te levar ao redor do mundo algumas vezes sem maiores problemas, porem(sempre tem um porem ) se mal cuidada é CERTEZA de dor de cabeça e das brabas.

    Como um amigo nosso falou em outro tópico: "It´s a british car!" e como tal, sua manutenção deve ser feita com a mesma pontualidade característica dos britânicos.

    []´s
    Rafael

    P.S: Bem vindo ao manicômio!!!

  • #7
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Fale Bruno,

    Achei um tanto salgado R$975,00 por pneu, mas considerando que é em 10x e cabe no seu orçamento, é um caso a se pensar.

    Se vais fazer esse investimento, considero primordial checar o estado dos terminais de direção, pois se estiverem com folga, não será possivel alinhar o carro corretamente, o que pode comprometer a vida util dos pneus. Estando tudo em ordem e mantendo calibragem correta, esses pneus devem ultrapassar os 80.000km. Pelo menos essa foi minha experiencia com os 265/75R16 AT.

    Se me permites uma honesta opinião: Sua decisão de adiar a viagem com o Defender foi acertada, pois uma viatura dessas bem cuidada pode te levar ao redor do mundo algumas vezes sem maiores problemas, porem(sempre tem um porem ) se mal cuidada é CERTEZA de dor de cabeça e das brabas.

    Como um amigo nosso falou em outro tópico: "It´s a british car!" e como tal, sua manutenção deve ser feita com a mesma pontualidade característica dos britânicos.

    []´s
    Rafael

    P.S: Bem vindo ao manicômio!!!
    Valeu a dica, Rafael!!
    vou dar uma conferida nos terminais de direção (ou melhor, pedir pra alguém competente fazer isto
    ...rss).
    quanto à viagem, pois é, maior balde de água fria, mas uma decisão prudente!! o carro não ´ta dando alterações, mas uma coisa é usar nas curtas, e outra bem diferente é passar 4 ou 5 dias com o bicho rodando. Talvez ainda saia alguma coisa em janeiro, mas nem vou programar pra não criar expectativas...rss

    Um abraço, e obrigado pelas boas vindas!!
    Bruno

  • #8
    Usuário Avatar de vwinit
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    05/04/2011
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    Bruno,

    Adiar um sonho não é desistir dele... Fique tranquilo e viaje seguro!!

    Deixei de ir ao encontro de LR em Rio do Sul este ano na minha viatura, exatamente por detalhes como pneus e parte elétrica...
    Certeza de problemas!!

    Fui de avião... não foi a mesma coisa, mas valeu a pena as despesas e a falta de conforto (rsrsrs) para conhecer uma parte desta galera gente fina aqui do forum.


    *Uma das coisas que me ajudaram a escolher os BF 285, além das opiniões lidas aqui no fórum, lá em Rio do Sul, um cara saiu comigo (não me lembro o nome agora), olhando os pneus e explicando as marcas e diferenças dos tamanhos, com exemplos ... diferenças entre os aros 15 e os 16 com pneus 285, 235 ... 31" 33" etc ... coisas que são super simples, mas para quem está investindo baseado apenas em informações via internet fica complicado. Olhando de perto você tem idéia do que, e como quer, e fica muito fácil de entender todas essas variáveis.

    O cara não nem conhecia e me deu a mair força nisso ...
    A galera aqui realmente é show de bola!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #9
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    Caros,
    como andou chovendo ($$$) um pouquinho na minha horta, e como eu levei a viatura num mecânico pra averiguar o estado geral, retomei o plano de viajar. A seguir, relato algumas coisas que descobri nestes últimos dias:

    1) primeiramente, segui o conselho do Rafael, e pedi para o Jeferson (o dr. em Defender aqui de Natal!) checar o estado dos terminais de direção. Resultado: o terminal do lado esquerdo está danificado, e um dos do lado direito também. Assim, estou ainda esperando pra botar os sapatinhos novos e alinhar.
    Problema: não encontramos as peças em Natal. Tentei na autorizada, e depois com a Ashcroft, que o Hailton havia sugerido em outro post. INACREDITÁVEL a diferença de preços nos dois casos (tinha pedido tb um orçamento para pastilhas de freio da parte traseira; acho que a diferença deve estar em torno de 300 latinhas!!! Essa diferença toda é normal?

    2) bem como eu suspeitava, o revendedor tinha boas intenções ao vender o carro com todos os óleos trocados, mas na caixa tinha colocado outro óleo, mais denso que o MTF ou ATF. Resultado: apesar de não ter detonado tudo, foram encontradas algumas limalhas de ferro qdo trocaram o óleo (colocamos o ATF, já que o MTF estava em falta). A caixa está aparentemente ok, nenhuma marcha escapa, apesar de algumas entrarem arranhando se não forem trocadas com toda aquela parcimônia...

    3) O ball-joint tb foi trocado, assim como os rolamentos da roda dianteira esquerda. Pelo visto, o carro estava ainda com a graxa de rolamentos original!! Este é o lado ruim de pegar um off-road usado por quem não faz off-road!!!

    No mais, a viatura tá show de bola, elogiada por vários landeiros que a viram na oficina!

    Estou aqui pra pedir uma opinião aos amigos do fórum: vale a pena pedir pela Ashcroft as peças de que preciso (no sentido de ser entregue rápido)? Sei que são peças importantes, vitais, e portanto não posso viajar sem que elas estejam em dia (afinal, trata-se de dois terminais de direção e das pastilhas de freio traseiras!)

    Bem, por enquanto é isso!
    Os planos estão novamente a todo vapor! Hailton, se prepara que eu vou passar mesmo por aí (vou ver se consigo chegar em três dias aí por Ipatinga! não sei se vai dar, mas não tenho a mínima pressa... eu a e família gostamos muito de simplesmente estar dentro da Defender!!

    Um abraço,
    Bruno

  • #10
    Usuário Avatar de vwinit
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    05/04/2011
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    Bruno, só avisar a data de partida que a gente programa a chegada aqui...

    Qual terminal de direção vai trocar? Eu comprei na Ashcroft a Cx de transferência... Comprei na Bearmach as barras maciças de direção.

    Já viu se tem na Bearmach ou na Tekcom em SP ??
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #11
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    Boa dica, vou dar uma olhada! eu não saberia dizer qual é o terminal, mas são dois, um do lado esquerdo (onde tem só um, certo?) e o mais traseiro do lado direito (onde tem dois (?!)). Devo pedir estas peças o quanto antes pra dar tempo de trocar e dar ainda umas voltas antes de pegar a estrada. Mas antes vou ao mecânico justamente para saber direitinho as referências das peças.

    Nosso primeiro plano é sair lá pelo dia 22, mas tb é possível sairmos uns dias mais tarde. Tudo depende de resolver estes problemas no carro e pronto! não vejo a hora!!

    Um abraço,
    Bruno


    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Bruno, só avisar a data de partida que a gente programa a chegada aqui...

    Qual terminal de direção vai trocar? Eu comprei na Ashcroft a Cx de transferência... Comprei na Bearmach as barras maciças de direção.

    Já viu se tem na Bearmach ou na Tekcom em SP ??

  • #12
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    16/10/2011
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    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Eu comprei na Ashcroft a Cx de transferência... Comprei na Bearmach as barras maciças de direção.

    Já viu se tem na Bearmach ou na Tekcom em SP ??
    Claro, eu nem sei por que escrevi Ashcroft... eu tinha visto mesmo na Tekcom, eles mandaram orçamento por email. Tentei entrar no site da Bearmach, mas não consegui acesso ao catálogo...
    Amanhã vou tentar ligar pra eles... depois conto aqui o que deu...
    Um abraço, valeu!
    Bruno

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