x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/12/2011
    Idade
    41
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    Motor da discovery tdi disparou e fumaçou quase explode




    Amigo vou postar aqui um dilema que enfrentei com minha disco 99 diesel, que comprei sendo o meu primeiro 4x4 da vida a menos de um mes e me deixou na estrada. O carro vinha muito fraco nas ladeiras e parecia uma maria fumaça nas subidas, em uma dessas subidas, asfalto br, nem muito ingrime nem longa, normal ate uno me passou, o carro disparou a aceleração como se eu estivesse colocando o pé la no canto, coloquei o carro no ponto morto, desliguei rapidamente o mesmo e tirei a chave da ignição pra minha surpresa ele continuou funcionando em alta, um fumaceiro louco, desconectei tanto a bateria quanto a injetora e nada, ele continuou funcionando do mesmo modo fiquei desesperado, ja esta na oficina e segundo eles vai ficar pronto essa semana, me disseram primeiro que foi a junta que queimou pois o carro esquentou, mas eu disse que o ponteiro de temperatura nem balançou, ai eles me disseeram que foi um balancim do motor que quebrou, vão trocar todos e por fim me afirmaram que teve que trocar tambem o cabeçote, minha duvida é 1. alguem ja passou por isso e pode me ajudar. 2 posso confiar que terei motor pra mais uns 50 mil km, 3. devo procurar outro veiculo pois utilizo o mesmo para trabalho e familia unico carro e olha que nem pude testar no trabalho ainda, na serra da caatinga mistura de pedra e areia. Amigos confesso que estou sem saber muito oq fazer, ate trocar o carro por outro 4x4 ja estou pensando, no aguardo.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Marcelo, pelo que vc relata PARECE ser o óleo lubrificante do motor que foi aspirado pela turbina diretamente para o motor. Neste caso só engatando uma quinta(com o carro parado) e tirando rapidamente o pé da embreagem para o motor parar, ou ele vai funcionar até acabar o óleo lubrificante ai fundir.
    Se for isso o mecânico não falou nada sobre a turbina?
    Se o trabalho foi bem feito, claro que vc pode confiar no motor por mais de 100 kkm. Mas tenha certeza que o trabalho foi bem feito e eles localizaram o problema.
    Abs
    Sergio

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Foi algo assim?

    ABs
    Sergio

  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Marcelo,

    na realidade você teve problemas com o retentor da turbina. O óleo vai diretamente do turbo para os cilindros pela tubulação de admissão e queima violentamente disparando a rotação. A única maneira de interromper o processo é soltar ou cortar a mangueira de entrada de ar junto ao coletor do motor ou logo após o turbo e intercooler. Tampar a entrada de ar também funciona.

    Fumaça e pouco rendimento são sinais evidentes de problemas com turbo e ou injeção, motivos mais do que razoáveis para parar o veículo imeditamente, sob pena de condenar pistões, cilindros, etc...

    OBS: não é balancim e tampouco a junta, pois o 300TDI não tem linha de alta pressão de óloe em direção ao cabeçote. O óleo sobe pelas varetas do comando e escorre de volta ao cárter por seus orifícios. O balancim deve ter rompido em razão do excesso de rotação. Eles não são caros (procure em distribuidores MWM International, é o mesmo da Sprinter 310), recomendo substituir sim todos e também seus parafusos de ajuste.

    Boa sorte

    Clemente



    Citação Postado originalmente por marceloeolica Ver Post
    Amigo vou postar aqui um dilema que enfrentei com minha disco 99 diesel, que comprei sendo o meu primeiro 4x4 da vida a menos de um mes e me deixou na estrada. O carro vinha muito fraco nas ladeiras e parecia uma maria fumaça nas subidas, em uma dessas subidas, asfalto br, nem muito ingrime nem longa, normal ate uno me passou, o carro disparou a aceleração como se eu estivesse colocando o pé la no canto, coloquei o carro no ponto morto, desliguei rapidamente o mesmo e tirei a chave da ignição pra minha surpresa ele continuou funcionando em alta, um fumaceiro louco, desconectei tanto a bateria quanto a injetora e nada, ele continuou funcionando do mesmo modo fiquei desesperado, ja esta na oficina e segundo eles vai ficar pronto essa semana, me disseram primeiro que foi a junta que queimou pois o carro esquentou, mas eu disse que o ponteiro de temperatura nem balançou, ai eles me disseeram que foi um balancim do motor que quebrou, vão trocar todos e por fim me afirmaram que teve que trocar tambem o cabeçote, minha duvida é 1. alguem ja passou por isso e pode me ajudar. 2 posso confiar que terei motor pra mais uns 50 mil km, 3. devo procurar outro veiculo pois utilizo o mesmo para trabalho e familia unico carro e olha que nem pude testar no trabalho ainda, na serra da caatinga mistura de pedra e areia. Amigos confesso que estou sem saber muito oq fazer, ate trocar o carro por outro 4x4 ja estou pensando, no aguardo.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Usuário
    Entrada
    27/12/2011
    Idade
    41
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Marcelo, pelo que vc relata PARECE ser o óleo lubrificante do motor que foi aspirado pela turbina diretamente para o motor. Neste caso só engatando uma quinta(com o carro parado) e tirando rapidamente o pé da embreagem para o motor parar, ou ele vai funcionar até acabar o óleo lubrificante ai fundir.
    Se for isso o mecânico não falou nada sobre a turbina?
    Se o trabalho foi bem feito, claro que vc pode confiar no motor por mais de 100 kkm. Mas tenha certeza que o trabalho foi bem feito e eles localizaram o problema.
    Abs
    Sergio

    Obrigado pela resposta Sergio, rapaz ate o momento eles nem tocaram no nome de turbina, porem estou indo la hoje mesmo e falarei e mostrarei tambem o video pois foi assim mesmo que aconteceu, no dia um caminhoneiro disse ser a turbina acredito que ja deva ter ocorrido com ele, liguei pro mecanico e ele me informou que o carro já esta em fase de testes, trocaram balancins, cabeçote, junta, vou ver como ficou e olhar a questão da turbina bem como bomba dagua, oq vc me diz.

  • #6
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Marcelo,

    se você não revisar a turbina, correrá grande risco de passar pelo mesmo problema.

    Não vale o risco.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por marceloeolica Ver Post
    Obrigado pela resposta Sergio, rapaz ate o momento eles nem tocaram no nome de turbina, porem estou indo la hoje mesmo e falarei e mostrarei tambem o video pois foi assim mesmo que aconteceu, no dia um caminhoneiro disse ser a turbina acredito que ja deva ter ocorrido com ele, liguei pro mecanico e ele me informou que o carro já esta em fase de testes, trocaram balancins, cabeçote, junta, vou ver como ficou e olhar a questão da turbina bem como bomba dagua, oq vc me diz.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/12/2011
    Idade
    41
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Vicente pela resposta, meu amigo eu começei a estranhar o comportamento do carro nas ladeiras, onde antes subia de 5° so estava indo de 3° e fumaçando, parei o carro no acostamento desliguei passei um tempo pra ver e liguei como era plano ele funcionou sem ter tanta fumaça, continuei a viajem e tentei chegar num posto de combustivel logo a frente para pernoitar e procurar socorro, foi nesse momento que o carro aumentou a rotação e eu desesperei, pis foi um fumaceiro doido, desliguei tirei a chave da ingnição e o bicho não parou, so parou quando quiz, passei a noite na estrada fora do carro no mato ate o guincho chegar, o pessoal da loja que me vendeu foi super bacana e esta dando toda assistencia, 1° eles diagnosticaram a junta por um possivel aquecimento, logo depois reconheceram que foi o balancim e posteriormente trocaram os balancins e tbm o cabeçote, vou mostrar o video e pedir uma analize na turbina, pq passar isso novamente to fora principalmente que a familia quer viajar agora em janeiro e ninguem quer dormir no mato, vc acredita que daria pra confiar nesse carro pra uma viajem de uns 3 mil km? E essa turbina seria muito caro trocar ou concertar, qual teste deve ser feito pra avaliar o defeito, desde já muito obrigado.

  • #8
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Este motor é tido como o melhor motor já feito para um Jipe. Muito simples, barato e fácil de reparar e se mantiver tudo perfeito, dura mais de 300mil km com facilidade.

    Sim, confiaria nele sem problemas.

    A revisão do turbo custa talvez R$1000 dependendo do que for feito.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por marceloeolica Ver Post
    Obrigado Vicente pela resposta, meu amigo eu começei a estranhar o comportamento do carro nas ladeiras, onde antes subia de 5° so estava indo de 3° e fumaçando, parei o carro no acostamento desliguei passei um tempo pra ver e liguei como era plano ele funcionou sem ter tanta fumaça, continuei a viajem e tentei chegar num posto de combustivel logo a frente para pernoitar e procurar socorro, foi nesse momento que o carro aumentou a rotação e eu desesperei, pis foi um fumaceiro doido, desliguei tirei a chave da ingnição e o bicho não parou, so parou quando quiz, passei a noite na estrada fora do carro no mato ate o guincho chegar, o pessoal da loja que me vendeu foi super bacana e esta dando toda assistencia, 1° eles diagnosticaram a junta por um possivel aquecimento, logo depois reconheceram que foi o balancim e posteriormente trocaram os balancins e tbm o cabeçote, vou mostrar o video e pedir uma analize na turbina, pq passar isso novamente to fora principalmente que a familia quer viajar agora em janeiro e ninguem quer dormir no mato, vc acredita que daria pra confiar nesse carro pra uma viajem de uns 3 mil km? E essa turbina seria muito caro trocar ou concertar, qual teste deve ser feito pra avaliar o defeito, desde já muito obrigado.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #9
    Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Idade
    47
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0

    subidas longas

    Amigos, acho que vale relembrar a questão da condução em subidas longas com nosso motor 300 tdi.

    Outro colega do grupo de emails do clubeLR relatou problemas com sua viatura, que no meu entendimento, está diretamente relacionado à condução em subidas longas.

    Nos primeiros meses com minha Def 90 ela esquentava continuamente em subidas longas nas estradas. Descobri que o problema era meu modo de conduzir e não o motor ou a viatura.

    Entendam, não estou dizendo que alguém aqui não saiba dirigir, estou apenas dizendo que é preciso ter consciência desta característica do nosso motor diesel.

    Fiquei intrigado com as subidas (das estradas e da temperatura do motor) e lendo e relendo alguns tópicos, e o MQG do Murilo Galvão descobri: em subidas longas deve-se reduzir antes (de 5a para 4a, 3a...) e aumentar o giro do motor um pouco, e assim, fazer o liquido de arrefecimento circular mais, melhorando a eficiência do sistema de resfriamento do motor.

    Quando passei a fazer isto, parou de esquentar tanto. Obviamente que a temperatura sobe além do normal, mas mantem-se estável. E se continua subindo, eu reduzo a velocidade, tentando manter o giro.

    É melhor subir a 60km/h, 50km/h, 40km/h com os caminhões, em uma marcha mais reduzida, em velocidade e giro constante, do que tentar ganhar velocidade para usar 4a ou 5a marcha.

    Até hoje (depois de 1 ano) não tive mais problemas, e espero continuar assim...rsrs

  • #10
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marceloeolica Ver Post
    Marcelo, pelo que vc relata PARECE ser o óleo lubrificante do motor que foi aspirado pela turbina diretamente para o motor. Neste caso só engatando uma quinta(com o carro parado) e tirando rapidamente o pé da embreagem para o motor parar, ou ele vai funcionar até acabar o óleo lubrificante ai fundir.
    Se for isso o mecânico não falou nada sobre a turbina?
    Se o trabalho foi bem feito, claro que vc pode confiar no motor por mais de 100 kkm. Mas tenha certeza que o trabalho foi bem feito e eles localizaram o problema.
    Abs
    Sergio
    Obrigado pela resposta Sergio, rapaz ate o momento eles nem tocaram no nome de turbina, porem estou indo la hoje mesmo e falarei e mostrarei tambem o video pois foi assim mesmo que aconteceu, no dia um caminhoneiro disse ser a turbina acredito que ja deva ter ocorrido com ele, liguei pro mecanico e ele me informou que o carro já esta em fase de testes, trocaram balancins, cabeçote, junta, vou ver como ficou e olhar a questão da turbina bem como bomba dagua, oq vc me diz.
    Marcelo, é isso que o Clemente falou, REVISE ou TROQUE a turbina!!!! Ela foi a culpada. E claro, sempre é bom ver outros itens de desgaste como a bomba dágua, correia dentada, etc.
    Abs
    Sergio

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Uriá,

    um 300TDI em plena forma não deveria esquentar de modo algum. Você está corretíssimo em afirmar que o modo de conduzir deve ser correto, porém a reserva de arrefecimento do 300TDI é enorme, pois foi feito para rebocar até 6.5ton (isso mesmo) em condições africanas.

    Se esquentou na subida, independente de que marcha se usou; tem coisa errada. O acoplamento viscoso do 300TDI costuma ter um fim de vida lento e gradual, apresentando exatamente este sintoma, o mesmo vale para limpeza interna e externa do radiador.

    Em resumo, estando o sistema de arrefecimento bom ou não, o correto é fazer como você sugeriu, motor sempre girando mais rápido e marcha mais reduzida, ao invés do que a elasticidade do motor sugere: continuar em 5a.

    No fundo é simples saber quando se está forçando o motor: quanto mais fundo o pé, pior será.

    Ideal mesmo é jamais colar o pé no fundo durante uma subida e se for necessário, que seja com o motor em rotação alta para garantir a circulação do óleo, água e finalmente do ar pelo radiador em razão da maior rotação do ventilador. Agora se o viscoso estiver ruim ou apenas ±, já era.

    Os motores turbo Diesel tem tanto torque, que facilmente empurram o carro morro acima em 5a marcha. Infelizmente nesta condição, a temperatura dos pistões, cabeçote e válvulas vai as alturas, reduzindo em muito sua vida útil. Afim de evitar problemas é muito comum preparadores instalarem um pirômetro (termômetro de alta temperatura) junto ao coletor de escape afim de saber a temperatura dos gás de escape, comumente chamado do EGT (exhaust gas temperature). Geralmente 650˚C é o aceitável, já 800˚C a coisa fica complicada.

    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por UiRá Ver Post
    Amigos, acho que vale relembrar a questão da condução em subidas longas com nosso motor 300 tdi.

    Outro colega do grupo de emails do clubeLR relatou problemas com sua viatura, que no meu entendimento, está diretamente relacionado à condução em subidas longas.

    Nos primeiros meses com minha Def 90 ela esquentava continuamente em subidas longas nas estradas. Descobri que o problema era meu modo de conduzir e não o motor ou a viatura.

    Entendam, não estou dizendo que alguém aqui não saiba dirigir, estou apenas dizendo que é preciso ter consciência desta característica do nosso motor diesel.

    Fiquei intrigado com as subidas (das estradas e da temperatura do motor) e lendo e relendo alguns tópicos, e o MQG do Murilo Galvão descobri: em subidas longas deve-se reduzir antes (de 5a para 4a, 3a...) e aumentar o giro do motor um pouco, e assim, fazer o liquido de arrefecimento circular mais, melhorando a eficiência do sistema de resfriamento do motor.

    Quando passei a fazer isto, parou de esquentar tanto. Obviamente que a temperatura sobe além do normal, mas mantem-se estável. E se continua subindo, eu reduzo a velocidade, tentando manter o giro.

    É melhor subir a 60km/h, 50km/h, 40km/h com os caminhões, em uma marcha mais reduzida, em velocidade e giro constante, do que tentar ganhar velocidade para usar 4a ou 5a marcha.

    Até hoje (depois de 1 ano) não tive mais problemas, e espero continuar assim...rsrs
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Uriá,
    Se esquentou na subida, independente de que marcha se usou; tem coisa errada. O acoplamento viscoso do 300TDI costuma ter um fim de vida lento e gradual, apresentando exatamente este sintoma, o mesmo vale para limpeza interna e externa do radiador.

    Abraços

    Clemente
    Uirá,
    Lendo seu post lembrei que já li e reli também muito material sobre este tipo de aquecimento e a confirmação do Clemente vai de encontro ao que eu ia te falar...

    Acoplamento Viscoso!!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. motor xud no niva , ta quase
      Por wltreis no fórum Niva
      Respostas: 65
      Última resposta: 16/08/2010, 14:16
    2. SR5 perdeu força e fumaçou preto
      Por silviocesar no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 08/09/2008, 22:41
    3. Motor OHC, quase 9km/l
      Por Ricardo Bruggmann Muhle no fórum Jeep Willys
      Respostas: 24
      Última resposta: 12/08/2007, 16:37
    4. Motor de opala quase pronto no CJ3
      Por mcoimbra no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/12/2006, 18:31
    5. Quase de graça Cambio 4m + motor bf-161 a alcool !!!
      Por fernando_ribeiro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 23/01/2006, 16:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade