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  • #1

    óleo da cx. redução defender




    Peço-lhes me indicarem qual óleo usar na caixa de redução da defender, pois estou sem o manual. É o mesmo da caixa de transferência?

  • #2
    Usuário Avatar de _portela
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    "caixa de redução" e "caixa de transferência" são o mesmo bicho.

    O manual fala em EP 75W90 API GL-5.

    Modelos mais antigos, pré 2000, utilizam EP90 API GL-5 ou GL-4.

    Abs.

  • #3
    Portela, Obrigado pela ajuda.

  • #4
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Amigos,

    Estou com dificuldade de achar o oleo da transferencia. As opções mais proximas que achei foram o 80W90 GL-5 e o 75W90 GL-4.
    Posso usar um deles? Caso negativo, teria algum outro que eu possa colocar sem ter problemas futuros?

    []'s
    Rafael

  • #5
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    Então.Você tem que usar de preferencia um óleo GL-5.O GL-5 é um óleo desenvolvido para componentes que são submetidos a alta pressão como é o caso da caixa de transferencia da Defender..Você ate pode colocar um 80w90 sim,o que vai ocorrer é um perda de eficiencia no inicio de trabalho da caixa de transferencia,mas acredito que não seja uma perda significativa.O grande problema da lubrificação está no inicio de trabalho do componentes ou seja quando a temperatura ainda é baixa.

  • #6
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Rafael

    Um GL5 tem o dobro de aditivos Extrema Pressão que um GL4 e, por exemplo, um Lubrax "Gold" 75W 90 (utilizo na transf. da 110) tem viscosidade a 40 °C 78,3 cSt e a 100 °C 14,5 cSt, já um 80W 90 tem a 40°C 138,5 cSt e a 100 °C 14,6 cSt. Melhor é não trocar de óleo.

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #7
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    É como disse.O problema está em baixa temperaturas onde a viscosidade a 40ºc como no exemplo citado pelo Hugo tem uma certa diferença.Porem,a propria Land rover especifica como padrão o 75w90 ou um óleo de classe GL-5.Obviamente um óleo padrão como 75w90 será melhor,mas a diferença de espessura pra filme lubrificante determinado por um oleo 80w90 no inicio de trabalho da caixa não vai acarretar em problemas sérios como excesso de tensoes internas .

  • #8
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Hugo,

    também uso o Lubrax Gold 75W-90 GL5 semi-sintético.

    Tem gente que recomenda usar o 85W140, porém ao desmontar duas transfers de amigos para trocar os o-rings, percebi que o 85W140 deixou o estriado primário da transferência bem seco, com uma borra/graxa que impedia a passagem de óleo fresco.

    Em resumo, melhor ficar com o 75W90 GL5, sintético ou semi e assim garantir maior lubrificação na parte superior da caixa. O engate e desengate do bloqueio fica imediato. Nos diferenciais dos eixos uso 90 GL5 comum.

    Substitui os bujões inferiores dos eixos por bujões magnéticos, evitando assim que partículas de metal ficam circulando entre os rolamentos transmissão. No câmbio tenho um radiador + válvula termostática o que garante que ele jamais passe de 80˚C. Na transferencia uso o carter expandido e aletado da Roverdrive. Deste modo só troco os lubrificantes da transmissão se existir algum evidência de contaminação.

    No meu câmbio vai só Honda MTF.

    Motor Castrol Enduron 10W40 pela maior reserva alcalina e melhor efeito detergente.

    Abraços

    clemente

    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Rafael

    Um GL5 tem o dobro de aditivos Extrema Pressão que um GL4 e, por exemplo, um Lubrax "Gold" 75W 90 (utilizo na transf. da 110) tem viscosidade a 40 °C 78,3 cSt e a 100 °C 14,5 cSt, já um 80W 90 tem a 40°C 138,5 cSt e a 100 °C 14,6 cSt. Melhor é não trocar de óleo.

    Hugo4x4
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    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #9
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    Caros,
    lendo este tópico, fiquei na dúvida sobre qual óleo utilizar na cx de transferencia da minha 90 (ano 2000, fabricada no Brasil). No manual a recomendação é o 90W EP, mas vi que vcs sugerem o 75W90 GL 5.

    Gostaria de saber se é possível ou se vale a pena trocar. Caso fique com o 90W EP, alguém sugere alguma marca específica?!

    Abraços!

  • #10
    Usuário Avatar de CGAUER
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    90EP GL5 é ok...

    Gosto dos 75W90 GL5 pois oferece uma viscosidade um pouco menor para climas frios (Andes)...

    Cuidado, no câmbio vai o Honda MT06.

    Não confundir câmbio com tranferência...

    Citação Postado originalmente por BrunoRN-RS Ver Post
    Caros,
    lendo este tópico, fiquei na dúvida sobre qual óleo utilizar na cx de transferencia da minha 90 (ano 2000, fabricada no Brasil). No manual a recomendação é o 90W EP, mas vi que vcs sugerem o 75W90 GL 5.

    Gostaria de saber se é possível ou se vale a pena trocar. Caso fique com o 90W EP, alguém sugere alguma marca específica?!

    Abraços!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #11
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
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    Valeu, Clemente!
    quanto ao do câmbio (cx de velocidades) já cotei o honda numa revendedora aqui de Natal.

    já com relação à cx de transf., aqui só faz calor, mas no ano que vem vou descer até a argentina (e provavelmente até lá não terei trocado o óleo da transferência)... talvez coloque logo o 75W90 para experimentar... vamos ver se a diferença em $$ compensa!

    Um abraço,
    Bruno

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