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  • #1
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    Defender Puma - Velocidade Máxima na 5ª e como usar a 6ª Marcha.




    Olá!

    Estou com uma dúvida quanto a velocidade máxima (digo velocidade máxima de cruzeiro, sem forçar o motor e viajar tranquilo) que posso rodar de 5ª marcha na Defender Puma. Pois quando estou a 110km/h de 5ª, o motor parece pedir uma 6ª marcha...Mas quando passo pra 6ª a rotação vai lá pra baixo e agora o motor me pede mais aceleração...! E não dá pra ficar rodando de 6ª marcha a 120-140km/h nessas nosssas estradas...Resumindo, gostaria de saber de vocês qual marcha usar para rodar na média a 110km/h, velocidade que acho tranquilo rodar em longas distâncias (+- 300km) em uma Puma. Quanto a 6ª marcha, lí por aqui que seria mais para viajens onde não mudaria muito a velocidade, grandes retas e etc...
    PAJERODAKAR2012

  • #2
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    Também tenho a mesma duvida.

  • #3
    Usuário Avatar de alexsmith
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    Ao invés de responder tecnicamente, vou responder como eu procedo. Basicamente, eu sempre mantenho o giro abaixo dos 3000rpm e acima dos 1000rpm. Se a quinta começou a sofrer um pouco, já largo a sexta pra aliviar. Se, por outro lado, a sexta começar a sofrer, eu baixo pra quinta. Vou sempre controlando de acordo com a necessidade do momento, sempre evitando forçar, seja pra mais rpm ou pra menos. Dá pra sentir isso no carro.

    Sobre velocidade, minha 110 deve ter passado dos 110km/h em - talvez - uma oportunidade. Minha "velocidade de cruzeiro" é 90km/h. E sexta marcha a 90km/h é bem tranquilo. A sexta tem muito mais potência do que a gente imagina. Experimenta pisar mais fundo em uma ladeira leve quando estiver a uns 80/90km/h. O motor dá conta tranquilo.

    Reforçando: essa é minha opinião enquanto usuário. Estou longe de ser um expert.

    Abraço!
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
    2013-2017: Defender 110 S 2.4 (Puma) 2008 Stornoway Grey
    2002-2005: Defender 90 CSW 300 TDi Dark Green

  • #4
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    Citação Postado originalmente por alexsmith Ver Post
    Ao invés de responder tecnicamente, vou responder como eu procedo. Basicamente, eu sempre mantenho o giro abaixo dos 3000rpm e acima dos 1000rpm. Se a quinta começou a sofrer um pouco, já largo a sexta pra aliviar. Se, por outro lado, a sexta começar a sofrer, eu baixo pra quinta. Vou sempre controlando de acordo com a necessidade do momento, sempre evitando forçar, seja pra mais rpm ou pra menos. Dá pra sentir isso no carro.

    Sobre velocidade, minha 110 deve ter passado dos 110km/h em - talvez - uma oportunidade. Minha "velocidade de cruzeiro" é 90km/h. E sexta marcha a 90km/h é bem tranquilo. A sexta tem muito mais potência do que a gente imagina. Experimenta pisar mais fundo em uma ladeira leve quando estiver a uns 80/90km/h. O motor dá conta tranquilo.

    Reforçando: essa é minha opinião enquanto usuário. Estou longe de ser um expert.

    Abraço!

    Basicamente, também vou por aí, mantendo essa média de rpm. Valeu pelo comentário, pois vejo q estou no caminho certo!
    PAJERODAKAR2012

  • #5
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    A 6ª então fica como overdrive no puma. Uma rotação confortável em cruzeiro pra mim e na media de 2,3. Nessa rotação usando a ultima marcha na caixa da disco tenho uns 120km/h. Subidas leves e medias ela da conta sem reduzir. Concordo com o alexsmith, O seu puma deve até se sair melhor que isso usando a 6ª.
    Que Deus guarde a ida e a volta de todos a SL. [ DISCOVERY II TD5 2004 - Remap By Td5 Inside with 1,3Kgf Boost Pressure - ACE + SLS On Board ]

  • #6
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    Wilsonbelem,

    aproveitando o embalo e o giro...
    fiz um passeio de 2000km outro dia... 120km/h em uma média de 2500rpm e 140km/h a 3000rpm... na Castelo Branco prox a Sorocaba onde me passou uma Disco 4 voando baixo dei uma esticada a 160km/h pra andar pelo menos por um tempo junto com ela... mas ela não gostou não e foi mais um pouco além... ai voltei para os 140... achei fantástico o desempenho, e o melhor ponto de ultrapassagem é na subida, o TD5 responde muito forte e desenvolve muito bem...
    o pessoal da Def q me desculpe mas não sei se teria paciência para os 90km/h



    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    A 6ª então fica como overdrive no puma. Uma rotação confortável em cruzeiro pra mim e na media de 2,3. Nessa rotação usando a ultima marcha na caixa da disco tenho uns 120km/h. Subidas leves e medias ela da conta sem reduzir. Concordo com o alexsmith, O seu puma deve até se sair melhor que isso usando a 6ª.

  • #7
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    Que paciência tem o alexsmith, andando a 90 km/hora num def Puma. A minha velocidade de cruzeiro também num def Puma e de 100 a 120 km/hora em 6* marcha, e ainda sobra motor.

  • #8
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    É Evandro nossos td5 falam alto quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.
    Que Deus guarde a ida e a volta de todos a SL. [ DISCOVERY II TD5 2004 - Remap By Td5 Inside with 1,3Kgf Boost Pressure - ACE + SLS On Board ]

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    É Evandro nossos td5 falam alto quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.
    Wilson,num tópico aqui do fórum o Clemente diz que a pressão da turbina tem que ser 1bar, nem mais, nem menos.Quando troquei a minha(turbina) o pessoal da TKturbos regulou para 1bar(assisti pessoalmente a regulagem)que era o recomendado pela fábrica.Levar ela até 1,4bar não prejudica o motor?O carro vai render mais nas altas?Os pistões não vão trabalhar um pouco acima do normal?Abçs

  • #10
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    é tipo... senta o dedo, tira o pé e deixa a Disco te levar...

    -fuel_switch_web.jpg


    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    É Evandro nossos td5 falam alto quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.

  • #11
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Beto, o Clemente e bem criterioso mesmo. Elevar a pressao requer mais esforço sim e consequentemente mais desgaste das peças. Eu fiz por minha conta assim como o remapeamento (que o sittich também fez). Mas sabendo dosar o pe vamos embora.. Elevei a pressao na verdade em 0,15 pois a minha sempre deu 1,17 bar original. E um acréscimo quase simbólico Alem disso a própria land rover estipulou a limitação em 1,4. Até nesse limite não vejo perigo serio não.
    4X4 Brasil
    Que Deus guarde a ida e a volta de todos a SL. [ DISCOVERY II TD5 2004 - Remap By Td5 Inside with 1,3Kgf Boost Pressure - ACE + SLS On Board ]

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Evand®ofm Ver Post
    Wilsonbelem,

    aproveitando o embalo e o giro...
    fiz um passeio de 2000km outro dia... 120km/h em uma média de 2500rpm e 140km/h a 3000rpm... na Castelo Branco prox a Sorocaba onde me passou uma Disco 4 voando baixo dei uma esticada a 160km/h pra andar pelo menos por um tempo junto com ela... mas ela não gostou não e foi mais um pouco além... ai voltei para os 140... achei fantástico o desempenho, e o melhor ponto de ultrapassagem é na subida, o TD5 responde muito forte e desenvolve muito bem...
    o pessoal da Def q me desculpe mas não sei se teria paciência para os 90km/h

    Td5 a 160hm/h? É chipada? Acho que nunca cheguei a isso na minha Puma...
    PAJERODAKAR2012

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