x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4

Visão do Encadeamento

Usuário Avatar de arndt164
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 0

Freelander 2 2013 - Dúvidas sobre combustível e turbina.

Boa noite! Comprei recentemente uma Freelander 2 2013 HSE e, como é meu primeiro veículo diesel, surgem algumas dúvidas no uso, a saber:

1 - Diesel S10 comum x aditivado:

Resido em Florianópolis/SC mas ela foi comprada em Belo Horizonte, onde fiz um pré compra e o dono da oficina onde fiz o serviço (Tech Land) indicou o uso exclusivo de diesel S10 comum, nunca o aditivado. Segundo dono da Tech Land, o S10, devido aos aditivos, possui certa abrasividade, o que prejudica a lubrificação e vida útil de certos componentes, como bomba de alta. Já o diesel S10 comum é benéfico por sua maior lubricidade. Enfim, diante disso estou abastecendo somente no S10 comum.

2 - "Aditivos extras no tanque":
    Colocar ou não, no tanque ao abastecer, óleo sintético em fração ao combustível? É realmente uma boa ideia? Ou existem aditivos específicos que atuam corretamente para protege o sistema de linha de combustível, motor, enfim.

Conversei com um mecânico especializado aqui em Florianópolis e ele desconhece essas duas situações acima descritas. Quem eu conheço que tem veículos diesel também não faz uso desses artifícios. Qual seria a forma correta de proceder? Quais aditivos seguros? Tem tanta informação apontando para vários lados, o que me deixa muito confuso. Na dúvida, uso só o S10 comum. Mas gostaria de direcionamento se possível.

3 - Resfriamento da turbina antes de desligar:

Tenho acompanhado alguns canais no Youtube sobre o assunto e dia desses assisti um vídeo, bem interessante por sinal, sobre uma análise de uma Discovery Sport 2.0 diesel onde o motor disparou. Nesse vídeo, a pessoa que faz essa análise linkou o fato do motor ter disparado à possibilidade de folga excessiva no mancal dianteiro da turbina, onde o óleo lubrificante escoa para dentro da câmara de combustão junto com a massa de ar aquecida, e aí as portas do inferno se abrem...o motor só para com o corte do comburente ou até que o acabe o óleo lubrificante. Segundo o colega do vídeo, isso pode ter sido provocado pela recorrência do proprietário em cortar a lubrificação da turbina girando a quente, ou seja, chegar de algum percurso com o motor quente e simplesmente desligar, sendo que o ideal seria deixar a turbina resfriar antes de desligar o motor. Bom, até onde eu percebo praticamente todos, por desconhecimento ou outros fatores, desligam o carro quente de imediato!

Eu, sempre que estaciono ela, antes de desligar, deixo um certo tempo em marcha lenta para esse processo de resfriamento. Mas vem a dúvida, quanto tempo? 10segundos, 1 minuto, 5 minutos? Eu acho um saco isso e não é nem um pouco prático no dia a dia, mas, enfim, venho seguindo esse rito. Quem me conhece acaba me zoando por isso.

Na experiência e conhecimento técnico dos colegas forenses em LR existe nas Land alguma técnica da marca no projeto do motor, na parte de lubrificação da turbina das Freelanders, onde se dispensa esse rito? Caso negativo, qual o tempo de "cooling down" necessário?

Gostaria da ajuda da experiência dos senhores.

Muito obrigado!
    4X4 Brasil Razão: Letras misturadas com símbolos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Quebra da Turbina do Freelander II
      Por rfloco no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 11/04/2015, 00:48
    2. Turbina frontier 2013/2014
      Por tefao no fórum Nissan
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/06/2013, 17:48
    3. Freelander 2013
      Por alsfogao no fórum Land Rover
      Respostas: 1