Postado originalmente por
CGAUER
Pois bem...
Faz algum tempo que comecei a escutar um "tun tunc" no fundo do 110. Cada vez pior. A cada passeio a situação ficava pior.
1) Primeiro fui para o mais óbvio.. Ball joint! Tinha uma mínima folga. Instalei um novo, mas não sem antes o Ronald e eu apanharmos juntos para soltar o dito de seu alojamento. Nada que 68 toneladas seguido de um tiro numa prensa não resolvesse!
Resultado; nada mudou. Tunc tunc estava integralmente presente...
2) troquei todos os rolamentos de roda do eixo traseiro...
Nada mudou. Tunc tunc...
3) verifiquei novamente todas as buchas
Nada mudou. Tunc tunc tunc...
4) verifiquei todos os pontos de união da carroceria junto ao chassi, porta traseira, escadinha, pino de engate, fixação do tanque, etc..
Nada mudou.
5) verifiquei todas as buchas dos amortecedores.
Nada mudou. Tuuuuuncccc tuuunnncc. Cada vez pior.
6) Um amigo veio buscar uma lente e aproveitei e coloquei chacoalhar o carro com a maior força do universo. Como ele é no mínimo duas vezes mais forte que eu, bingo achamos o problema! Eu chacoalhando não escutávamos nada. Os dois juntos; lá estava o TUNC TUNC.
Uma famigerada folga interna em um dos amortecedores OME na traseira que só aparecia rodando ou chacoalhando em duas pessoas com muita força. Claramente um defeito de fabricação, pois não tem vazamento e rodaram apenas 20mil km sendo que no meu 90 um outro jogo apanhou por 120mil sem nenhum problema....
Em resumo, tomei um olé e ainda foi uma grana desnecessária em rolamentos, retentores, graxa, porcas de cubo, meu tempo, minha paciência e muito aborrecimento gratuito.
Depois de fazer esta confissão me sinto mais aliviado...
Cada uma que passamos para finalmente chegar ao problema!
Abraços
Clemente