Seu overdrive ficaria pefeito no soft top 2.8(original modificado para 2.8 standard) TGV.
Abs.
Versão Imprimível
Seu overdrive ficaria pefeito no soft top 2.8(original modificado para 2.8 standard) TGV.
Abs.
Pois é Carlão, imagino como seria legal. O meu motor ainda está em plena forma com aprox. 160 mil se não eu até me arriscava a modifica-lo. Todo mundo que faz estra modificação fica bem contente.
Mas até que está razoável, mas sei que podia fica bem melhor rssss.
Abs
Sergio
Com um 2.8 TGV, eu iria logo para o kit de engrenagens da Discovery para a caixa de transferência.
Infelizmente na mecânica, cada par de engrenagens manda de 5 a 7% da energia do motor para o vinagre em forma de atrito e consequentemente calor. Esta é a razão do overdrive gerar tanto calor a ponto de exigir a tampa/cárter aletado em países tropicais ou quando equipado com motores com mais de 122HP.
Por isso um Subaru Impreza com tração integral consome 20% mais que um Corolla tração dianteira e a AVM ganha dinheiro até hoje vendendo kit de roda livre para Jipes part-time. Mesma razão pela qual os motores dos carros convencionais serem transversais, abolindo assim a enorme perda de energia no desvio de 90º no veio de força junto ao diferencial, como nos modelos, onde o motor ficava na longitudinal. Quando a força é desviada em 90º o atrito é imenso, perdendo-se até 10% de energia no par de engrenagens (coroa e pinhão). Os problemas nesta transferência, do veio longitudinal do motor para o veio transversal das rodas, são proporcionalmente maiores a um sistema onde não existe tal desvio.
Resumo:
Substituindo as engrenagens para a relação da Disco, 1.22, garante-se a quase a mesma relação final do overdrive, porém com maior eficiência, menor consumo e também menor ruído.
As engrenagens da Disco possuem maior quantidades de dentes, diminuindo bastante o barulho em relação aquelas originais do Defender. Mesmo com o jogo da Disco 1.22, a reduzida não será modificada, infelizmente a 1ª em HIGH ficaria proporcionalmente mais longa, mas para um motor 2.8 com TGV, seria absolutamente perfeito.
Nem falar que o par de engrenagens da Disco fica mais em conta e também a variável para problemas no trem de força, fica consideravelmente menor.
Infelizmente para o 2.5 com pneus altos, maiores ou iguais aos 235/85, ficaria meio over empurrar em 1ª um 110 carregado sem o TGV e o torque extra.
Abraços
Clemente
Clemente, o overdrive alonga 28%, e na prática eu nao achei muito. A relação da Disco alonga uns 17% se não me engano.
Quanto ao calor, meu 2.5 deixou a caixa de transferência com a tampa aletada com temperatura do óleo estabilizada em torno de 90 C, com picos de 92-93 por 4 horas de viagem initerruptas. É razoável considerando que normalmente ela chega a uns 100 C. Mais tempo ainda não testei. Li em algum lugar por aqui ou no clube LR que um radiador de óleo de câmbio ajuda a deixar a temperatura da caixa de trasf. mais baixa, é verdade?
Realmente o motor 2.8 vai deixar mais quente. A tampa daria conta? O Fabricante diz que sim, resta testar.
Quanto ao consumo, ainda não medi mas os fabricantes de overdrives usam como propaganda dos seus dispositivos a economia de uns 15%. Será? Não levo fé não. Vamos ver.
Levei em conta antes de optar pelo overdrive a troca de relação pela da Disco , mas a dificuldade das arrancadas em subidas foi um ponto negativo. Já o overdrive permite manter as relações originais e ainda usar combinado com a reduzida, o que em alguns casos pode ser útil.
Bom, o fato de estar lá no Canadá e poder comprar direto sem custos extras também pesou.
Agora, realmente, o ponto negativo do uso do overdrive é ser mais uma potencial fonte de problemas. Vamos ver.
abs
Sergio
Tenho um GKN Overdrive na minha 110. Após 60.000 km, em uma viajem a Chapada dos Veadeiros, começou a dar problemas. Somente durante o dia. Facil explicar: CALOR. Deixei no "mecanico" que disse estar sem óleo(?) e abriria para dar uma olhada, na peça que "era muito complicada". Resumo, 2 prisioneiros da peça espanados...e claro, sem nada dizer montou novamente no carro, cheio de silicone. Enfim, retirei o Overdrive, e refiz todas as juntas de papel, limpei meticulosamente, e troquei todos o_rings por Viton. Remontei a peça e ja a mais 40K que me da muita alegria na estrada. Com o mesmo motor original...
Novo acessório para a noventinha, tampa para a caixa de transferência visando futura instalação de um Overdrive.
Eduardo,pode me dizer onde comprou a tampa,grato Luis.
Comprei direto no fabricante: Global Roamer Corporation
Abs.
Bello
Bom Dia ,
Como esta a performance do overdrive ?
verificou a economia ?
Na estrada em 5 notou alguma diferença significativa ?
obrigado
Marcelo
Pessoal. Na minha 110 verde com teto branco ano 2005 o antigo Proprietario e meu amigao Felipe Bertoldi substituiu a relação de saída original pela da disco 1 e afirmo que ficou show de bola. Em quinta marcha a 2000 rpm's ela esta por volta de 90 km/h. Esta fazendo entre 9 e 9,5 km/litro e andando bem. Segundo o Felipe, após a substituição da relação ele deu uma ajustada na bomba e por conta disto ela fumaceia um pouco além do normal. Mas agora eu já aprendi a toca-la e estou conseguindo contornar isto, pois ela so fumaceia se forcar o motor em baixa rotação. O negocio então e estar sempre adiantado na marcha e manter o motor mais cheio. Ontem retornando na estrada para casa, junto com outra Tdi e uma puma, com esta relação de cambio, bomba mais esperta e pneus 285 vim acompanhando a puma e deixamos a outra Tdi bem pra trás, mostrando que o conjunto ficou legal. Espero estar contribuindo com o relato e se tiverem duvidas e so falar.
A outra Tdi. Bem para traz era a minha:semideia: mas estava a 120:dance: Mais do que o ideal para defender:concordo:
Olá Marcelo.
Quanto a performance do overdrive: Super! Estou gostando muito. Em quinta overdrive : Motor a 2000-2100 giros a 110 km/l. Silencio e tranquilidade. A tocada fica muito mais tranquila. E tudo isso sem perder a força na arrancada. Por incrível que pareça o 2.5 dá conta do recado ( o meu está com um intercooler da maxcooler) desde que não tenha uma subidona pela frente, mas o ideal seria um 2.8 sem dúvida.
E como dá para usar em reduzida também, dá uma grande opção de marchas.
Economia não mudou muito não, fica no quase insignificante 0,5 - 1,0 km/l quando a estrada permite.
Além disso aquela alavanquinha extra dá um charme heheheh.
Abs
Sergio