1. Fiz balanceamento e reposicionei as rodas. Não resolveu.
2. Geometria está OK. PS: alguém conhece geometria que realmente entenda de LR em POA?
3. Desmontei o amortecedor da direção e ele está muito bom. Não está travado, sem vazamento, etc... A bucha estava com um pouco de folga, então troquei por uma de amortecedor nacional. A vibração diminuiu um pouco. Achei a posição dele muito ingrata, bem propícia ao acúmulo de sujeira...
O mecânico está querendo trocar o braço pitman (só o miolo). Acho que até pode ajudar mas estou desconfiado que só vai mascarar outro problema. Antes o carro não tinha nada, após o reaperto geral na suspenão e verificação de freio e troca de pastilhas que surgiu essa vibração. Os discos de freio estavam bons e não foram trocados.
Percebi um ruído agudo vindo de uma das rodas dianteiras em algumas situações (muito raro). É quase imperceptível, mas colocando o carro em neuro (na banguela) as vezes é audível. Deixando a direção centralizada o ruído é mais intenso, fazendo curvas ele desaparece.
Resolvi que é melhor ser sócio da Ferramentas Gerais do que do mecânico, então daqui para frente eu mesmo vou cuidar da manutenção.
Dúvidas (para resolver a vibração):
a) O que (e como ) eu posso verificar em casa, só com o macaco original e algumas ferramentas? (tem uma rampa no posto ao lado de casa que eu também uso ...)
b) Que tipo de teste seria interessante fazer? PS: meus conhecimentos ainda são bem básicos (pra nao dizer nulos!), mas com a prática se aprende!
c) Existe algum amortecedor (de direçã0) nacional equivalente? E o braço pitman?
d) Será que pode ter a ver com as pastilhas de freio ou alguma outra peça? As rodas giram normalmente.
- ergue a vtr com 4 cavaletes , pega emprestado de alguma oficina se vc não tem ou pode até comprar pq é investimento pra qqer jipeiro ...
- engata as marchas e poe o bicho pra rodar , segura uma roda depois a outra ...
- com a mão na barra que sai do pitmam e que liga as 2 rodas (atras do dif.) ve se sente a vibração .
- tenta observar a fonte com alguém na direção tb pra auxiliar .
- O braço pitmam com folga causa vibração , mas precisa ter certeza disso , se for ele já deixa encomendado , nossa Land ficou 70 dias na espera do pitmam .
- pode ser dsco empenado se for vai perceber qdo erguer a vtr e por pra rodar
- observa folga nos rolamentos de roda e munhão , pega a roda em cim e em bx e tenta mover , não pode mexer tem que estar justo e girando livre , se mexer veja se nos munhões ou rolam. de roda
- convergencia mal feita da shimmi tb, passa um barbante amarrado na bola de engate pra frente bem no centro das rodas , a da frente tem que ficar ligeiramente pra dentro nos 2 lados ...
- por ultimo barra de direção , veja as folgas nas cruzetas e na cx ...
O Josino é de POA e manja muito de Land , manda MP pra ele ...
[]s e bom trampo ...
Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br
minha máquina digital está com "pobrema".
O amortecedor ficou posicionado paralelo a barra de direção, na instalação não há diferença, mais provavelmente como ele ficou posicionado, ele trabalhe mais justo.
Deve-se fazer rodizio sim, mas em 4x4 se passa os de tras para frente do mesmo lado e os da frente para tras invertendo o lado.
Só tem que ver se os pneus tem sentido certo de rodagem, não lembro nenhum MUD que tenha!
Acredito que sim...(puro chute, mas cho uma boa espessura)
Abraço e boa sorte...
P.S.: Uma coisa que ainda não foi citada por aqui que vale como teste antes de tudo...
Como eu sempre digo, eu não tento adaptar o Defender a mim, sou totalmente submisso a ele e uma submissão que cumpro à risca é a calibragem dos pneus seguindo à recomendação Land Rover, que é de 28libras para a dianteira e 35ou 40 libras para a traseira, dependendo do pneu (isto para os 90tinhas).