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Tópico: Vibração

  • #13
    Usuário Avatar de _portela
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    Dan,

    Pelo que eu saiba a LR não recomenda o rodízio de pneus, ainda que muitos o façam.

    Todos os manuais de oficina você pode baixar em www.clubelandrover.com

    Tudo o que você quer tem...Dê uma olhada nos links disponíveis na www.thespecialist.com.br ou em www.lroa.brasil.nom.br

    Abraço e boa sorte.
    Jimny 4All

  • #14
    Sei de que reposicionou o amortecedor de direção e voltou atrás.

  • #15
    A saga continua. Status:

    1. Fiz balanceamento e reposicionei as rodas. Não resolveu.
    2. Geometria está OK. PS: alguém conhece geometria que realmente entenda de LR em POA?
    3. Desmontei o amortecedor da direção e ele está muito bom. Não está travado, sem vazamento, etc... A bucha estava com um pouco de folga, então troquei por uma de amortecedor nacional. A vibração diminuiu um pouco. Achei a posição dele muito ingrata, bem propícia ao acúmulo de sujeira...

    O mecânico está querendo trocar o braço pitman (só o miolo). Acho que até pode ajudar mas estou desconfiado que só vai mascarar outro problema. Antes o carro não tinha nada, após o reaperto geral na suspenão e verificação de freio e troca de pastilhas que surgiu essa vibração. Os discos de freio estavam bons e não foram trocados.

    Percebi um ruído agudo vindo de uma das rodas dianteiras em algumas situações (muito raro). É quase imperceptível, mas colocando o carro em neuro (na banguela) as vezes é audível. Deixando a direção centralizada o ruído é mais intenso, fazendo curvas ele desaparece.

    Resolvi que é melhor ser sócio da Ferramentas Gerais do que do mecânico, então daqui para frente eu mesmo vou cuidar da manutenção.

    Dúvidas (para resolver a vibração):

    a) O que (e como ) eu posso verificar em casa, só com o macaco original e algumas ferramentas? (tem uma rampa no posto ao lado de casa que eu também uso ...)
    b) Que tipo de teste seria interessante fazer? PS: meus conhecimentos ainda são bem básicos (pra nao dizer nulos!), mas com a prática se aprende!
    c) Existe algum amortecedor (de direçã0) nacional equivalente? E o braço pitman?
    d) Será que pode ter a ver com as pastilhas de freio ou alguma outra peça? As rodas giram normalmente.



    []'s colocando a mão na massa (ops, na graxa)
    Dan

  • #16
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    O que eu faria --- será que serve ???
    Vamu lá :

    - ergue a vtr com 4 cavaletes , pega emprestado de alguma oficina se vc não tem ou pode até comprar pq é investimento pra qqer jipeiro ...
    - engata as marchas e poe o bicho pra rodar , segura uma roda depois a outra ...
    - com a mão na barra que sai do pitmam e que liga as 2 rodas (atras do dif.) ve se sente a vibração .
    - tenta observar a fonte com alguém na direção tb pra auxiliar .
    - O braço pitmam com folga causa vibração , mas precisa ter certeza disso , se for ele já deixa encomendado , nossa Land ficou 70 dias na espera do pitmam .
    - pode ser dsco empenado se for vai perceber qdo erguer a vtr e por pra rodar
    - observa folga nos rolamentos de roda e munhão , pega a roda em cim e em bx e tenta mover , não pode mexer tem que estar justo e girando livre , se mexer veja se nos munhões ou rolam. de roda
    - convergencia mal feita da shimmi tb, passa um barbante amarrado na bola de engate pra frente bem no centro das rodas , a da frente tem que ficar ligeiramente pra dentro nos 2 lados ...
    - por ultimo barra de direção , veja as folgas nas cruzetas e na cx ...

    O Josino é de POA e manja muito de Land , manda MP pra ele ...

    []s e bom trampo ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #17
    Usuário Avatar de _portela
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    Resolvi que é melhor ser sócio da Ferramentas Gerais do que do mecânico, então daqui para frente eu mesmo vou cuidar da manutenção
    É Dan, já cheguei a esta "amarga" conclusão...Acho que mecânicos de M...é um vírus espalhado pelo Brasil, com raras exceções...Infelizmente.

    Falar mais o quê depois da aula do Edu. É isso aí

    Abraço e boa sorte
    Jimny 4All

  • #18
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    Para informação,

    Instalei ontem o reposicionador de amortecedor de direção, acabou o shimmyng radical, a direção ficou mais firme.

    [ ]s,
    Flavio Mollo

  • #19
    Flavio,

    Você tem alguma foto do amortecedor reposicionado? Ele fica mais comprimido?


    []'s
    Dan

  • #20
    Usuário Avatar de _portela
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    Dan,

    As fotos que seguem em anexo são do Land do Alaor. Um colega do Clube Land Rover, OK?

    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pe_a4_341.jpg   -pe_a3_190.jpg   -pe_a2_574.jpg   -pe_a1_206.jpg  
    Jimny 4All

  • #21
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    Dan,

    minha máquina digital está com "pobrema".
    O amortecedor ficou posicionado paralelo a barra de direção, na instalação não há diferença, mais provavelmente como ele ficou posicionado, ele trabalhe mais justo.

    [ ]s,
    Flavio Mollo
    Defender 90 - Molland
    Niteroi

  • #22
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Deve-se fazer rodizio sim, mas em 4x4 se passa os de tras para frente do mesmo lado e os da frente para tras invertendo o lado.
    Só tem que ver se os pneus tem sentido certo de rodagem, não lembro nenhum MUD que tenha!
    Só complementando...


  • #23
    Portela

    Melhor impossível, valeu pelas fotos. Na segunda vou fazer uma peça dessas e testar. Será que aço 5mm é suficiente?

    []'s
    Dan

  • #24
    Usuário Avatar de _portela
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    Será que aço 5mm é suficiente?
    Acredito que sim...(puro chute, mas cho uma boa espessura)

    Abraço e boa sorte...

    P.S.: Uma coisa que ainda não foi citada por aqui que vale como teste antes de tudo...
    Como eu sempre digo, eu não tento adaptar o Defender a mim, sou totalmente submisso a ele e uma submissão que cumpro à risca é a calibragem dos pneus seguindo à recomendação Land Rover, que é de 28libras para a dianteira e 35ou 40 libras para a traseira, dependendo do pneu (isto para os 90tinhas).
    Jimny 4All

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