Postado originalmente por
CGAUER
Pois é Luís Flávio, erros sempre acontecem. Aparentemente foi um erro no almox da oficina, que passou a peça errada para o mecânico. Infelizmente só descobri o motivo algum tempo depois. Não tive a grana devolvida nem o serviço refeito, apenas um pedido de desculpas. Com isso não contava.
Tudo começou depois de dois vazamentos seguidos no eixo piloto do câmbio do meu ex 90. Então resolvi descer o câmbio em casa. Para minha surpresa o retentor instalado era um paralelo Bearmach, mas curiosamente o retentor velho me foi entregue na embalagem LR..
Qualquer que seja o dono, serviço, oficina ou poder aquisitivo; será que vale a economia de poucos reais numa peça de tão dispendiosa substituição? Porque uma oficina deste porte mantém em estoque tal item? Fica a minha dica: jamais, mas jamais, economizem em peças de difícil substituição.
Temos na família um total de 5 LR. Optamos hoje por fazer os serviços em casa ou no Ronald, onde podemos acompanhar o serviço com toda calma, com palpites, etc... Passamos a investir o custo da mão de obra em ferramentas e peças de garantida qualidade, em sua vasta maioria comprada na Paddock ou Brit-Car, sempre genuínas LR ou substitutas por garantidamente melhores.
De outro lado, meu perfil não deve agradar nenhuma oficina. Sou chato PACAS, exijo serviço bem feito, questionava custos de mão de obra e sempre reclamei de marcas de chave nas porcas e emprego de algumas peças de uso inadequado afim de evitar futuras dores de cabeça. Eu era e sou publicamente contra os bujões de plástico no sistema de arrefecimento, bomba d'água de plástico (apesar de original), garfo de embreagem LR (que fura), etc, etc... Num business onde tempo é dinheiro, tudo que você não quer como dono de oficina é um moleque de 20 poucos anos (hoje 30 rsrs) enchendo o saco do seu staff. Eu era o mala! Na real ainda sou.
Após ter tornado este acontecimento publico nas listas LR, descobri que minha trajetória do relacionamento foi similar a de muitos outros, que preferiram permanecer no anonimato, evitando assim retaliações e eventual perda do suporte na eventualidade de problemas mais sérios.
O desfecho foi trágico, mas o que aprendi e ganhei em tranqüilidade, confiança e economia, não tem preço. Perdi uma opção de manutenção, mas hoje ganhei muito em conhecimento. Troco minha correia dentada em casa e desmonto todo power-train ou motor sem precisar de ajuda.
Onde coloco a mão tento deixar o serviço da melhor maneira possível, para jamais ter que refazer o job. Leio todos o manuais, desde o da cola Loctite, ao manual de oficina do LR. Compro os suprimentos específicos para cada região do carro. Só de cola e juntas Loctite tenho 6 tipos. O prazer de enxergar o resultado é proporcional ao tempo que levo para cada tarefa. A sensação de rodar pelas piores estrada da AL e sempre voltar para casa sem nenhuma falha ou goteira é muito bacana.
Job que oficina faz em um dia, eu levo 45, seja esperando um bendito o-ring em Viton Extreme para aviação vendido apenas nos EUA ou 7 dias para o silicone curar, um dia para filtrar o fluído do radiador, etc... Sim preciosismo é muito e exagerado, mas penso: por que ser apressado, se eu tenho todo tempo do mundo? Afinal, só uso o 110 para viajar.
Como diz um grande amigo: A pressa, passa. A merda, fica!
Outro dia achei uma gota de óleo no chão da garagem... Enlouqueci! Felizmente ela havia sido deixada pelo Niva de um colega. Ufa... Que alívio!! rsrs
Passar na controlar. Foi quase o mesmo nervoso de apresentar o meu TFG na PUC... Hahaha!
O mundo é cheio de loucos.... ;)