Bem vindo a lenda! E aos sacrifícios que os antigos donos deixam de presente para nós, “ pobres mortais de usuados”. Caramba, o antigo dono pelo visto só sabia abastecer e pagar IPVA! Que descuido, hem? Ainda bem que é LR e com um pouco de paciência e muito $$$ dá prá dar uma calibrada.
Algumas opniões (já passei por isso também, mas com uma viatura muito mais conservada):
PARTE ELETRICA: não posso reclamar, tenho um 110 / 2000 e nunca tive problemas, apenas manutenção normal de lâmpadas e alternador (ele ainda é original, acredite!) Uma dica é evitar muita geral, água demais é um crime.
VELOCIDADE / MOTOR: velocidade nunca foi o forte da Defender,mas a sua tá muito a desejar,com certeza os pneus 33 prejudicam bastante, aconselho usar no máximo 265 (utilizo bf 264 all, são perfeitos,no período de chuva, ando bastante em estrada de terra, troco por mud 265, apenas um ajuste para não raspar no chassi e tudo bem, excelente na terra, asfalto, cidade sem nenhum barulho mesmo depois de usado).No seu caso, trocaria imediatamente, todos os filtros, todos os óleos, todas as mangueiras do motor, e sem dúvida nenhuma a correia dentada. A partir daí você faz sua própria planilha de trocas e fica sabendo que tá acontecendo. Com certeza o antigo dono, nunca trocava filtro de ar (limpar filtro de ar e trocar com km alta é um crime). Não trocar filtro de óleo lubrificante e filtro de combustível (os dois) em todas as trocas do óleo do carter é pecado mortal. Drenar o elemento filtrante semanalmente deve tornar um vício. Se possível procure abastecer em só lugar que tenha confiança e sempre biodiesel filtrado, se for metropolitano (aquele amarelo) melhor ainda.Tudo indica que seu motor foi castigado com partículas de sujeira (falta da troca de filtro) e tá de mau a pior. Já vi Land com 90 mil precisando fazer motor todo devido a maus tratos. Não sou pessimista, mas se prepara, para uma cacetada, uma mexida geral vai parar em 8mil, mas vale a pena, o seu carro vai ser outro. Pois uma Defender no asfalto tem que andar tranqüilo em 100 / 110 km/h sem pé embaixo (que também é outro crime para esse coraçãozinho fraco 2.5)
BARULHO E CALOR: checada nos calços de cabine e braços das suspensões, principalmente os dois traseiros que tem um encaixe em triangulo. Na minha 110 sempre teve um calor excessivo, mas suportável perto dos pedais e nos pés do passageiro da frente.
TRANCOS: ter um Defender é aprender a dirigir de novo, todas as trocas de marcha devem ser precisas e retirada do pé da embreagem devagar, como se estivesse arrancando. Um pequeno tranco é normal, desacelerando ou acelerando abruptamente (outro crime), mas em excesso pode ser desgaste na ponta do semi eixo que acopla a roda. Já amigos, retirarem o semi eixo pela tulipa (fica depois da roda) e um bom torneiro sextavar a ponta de eixo (ele é frezado) e abrir a guia para colocar a nova trava.Fica um show e ponto final, custo barato.A minha ainda não fiz, mas com certeza quando a folga aumentar farei certamente. Aconselho a troca de óleo das caixas e diferenciais a cada 10 mil kms, é muito barato comparando com as engrenagens, planetárias, etc e tal.
BORRACHAS E PORTA TRASEIRA: adaptar, peças paralelas, isso não existe em Defender, tem que ser original ou então o gasto é dobrado, esqueça peças de outros carros, várias revendas parcelam em boletos em ate 6x, melhor do que dar cabeçada depois. Quanto a porta traseira, o problema é o peso do estepe (40 kg!). Coloque suporte que transfira o peso para a outra parte do carro. Tenho o suporte da Tração, tem bicos para engraxar, é perfeito!
AR: quente e frio nunca tive problema, o frio então, chamamos aqui de “gela-saco”, é um negócio para resfriar, um freezer! Com ar ligado automaticamente a potência do motor cai aproximadamente 10%, por isso, é viável ligar o ar em descidas muito íngremes para tirar um pouco a força do bicho.
BLOQUEIO: assino embaixo que nosso amigo Carlão Rover disse, NUNCA utilize em condições de estrada boa, e não se esqueça ACIONAR SEMPRE COM O CARRO EM LINHA RETA E SEM PATINAR.
O grande barato é que tem muita gente pra ajudar, vai em frente isso vira um vício!