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Hybrid View

  • #1

    Drenei o sedimentador e agora o motor não pega!




    Pessoal,

    Terça-feira à noite eu drenei o sedimentador de diesel (na caixa de roda traseira), sairam algumas gotas de águas e diesel puro, normal. Quando eu fiz isso, o motor estava frio, pois não havia usado o carro durante o dia. Feito o serviço, liguei o carro normalmente e deixei na lenta por 20s, andei alguns metros para a frente para mexer no motor (coloquei o jipe debaixo da lampada da garagem), deixei na lenta por mais 20s e desliguei o motor. Fiz o que tinha que fazer no motor e quando fui ligar o jipe para dar a ré, o mesmo bateu arranque normal e não pegou. Tentei 3 ou 4 vezes, mantendo no arranque por não mais do que 5-8s. Inclusive dei umas "bombadas" na bombinha manual para ver se adiantava alguma coisa... Como não tava afim de passar a noite ali, empurrei o jipe de volta e deixei quieto.

    Hoje eu voltei na garagem, abri o parafuso superior do suporte do filtro de diesel e voltei a "bombar" na bombinha manual. Após umas 10-12 "bombadas", começou a sair diesel pelo parafuso. Fechei o mesmo, tentei ligar o jipe de novo e nada! Fiz isso mais duas vezes, sem sucesso. Como isso não funcionou, resolvi soltar uma das mangueirinhas que levam o diesel da injetora para o motor (aquelas de aço) e voltei a "bombar" a bombinha manual, mas após inúmeras bombadas não saiu diesel por ali. Fechei tudo e tentei mais uma última vez... deu em nada!

    Alguma idéia do que pode ser e do que eu posso fazer?

    Um abraço e obrigado pela atenção de todos!

    Gustavo Ullmann - Defender 110/2002.

  • #2
    DEve ser entrada de ar, tente soltar o sangrador e aí use a bomba manual.
    Mitsubishi TR4 AT

  • #3
    Usuário Avatar de henrique wamser
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    eu pegaria uma chave boca 17, afrouxaria a porca do primeiro e segundo bicos, mandaria alguem bater na partida, e uma vez o motor dando sinal de querer funcionar,
    apertaria rapidinho as ditas cujas.
    foi isso que me salvou uma vez, o tal de sangrar os bicos.
    verifique antes se o fio da bomba não soltou ou tem mal contacto.
    ()
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #4
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Ja olhou pra ver se tem mancha de diesel no chao!? Será que a valvula do sedimentador ficou vazando e foi-se o combustivel!? Pois garanto que nao e normal isso acontecer. Dreno o sedimentador a cada abastecimento e nunca aconteceu isso.


    []´s
    Rafael

  • #5

    Drenei o sedimentador e agora o motor não pega! - SOLUCIONADO!

    Prezados,

    Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda com as respostas! No final das contas, acabei seguindo em partes a dica do Henrique Wamser de fazer a sangria do sistema pelos bicos injetores, a seguir descrevo brevemente como eu fiz:

    Soltei parcialmente as duas primeiras porcas que prendem as hastes injetoras, soltei as mesmas até aproximadamente a metade do curso da rosca. Feito isso, bati arranque e fiquei de olho nos bicos. Após 5-6s começou a sair diesel pelos bicos, então parei de dar arranque. Fui no motor, fechei novamente os bicos e voltei a bater arranque por mais 5-6s até que o motor começou a girar sozinho bem devagar, ganhando força até que pegou normalmente. Após isso apenas conferi o aperto dos bicos e do parafuso sangrador do suporte do filtro de diesel, que eu havia mexido na noite anterior. Rodei com o carro durante boa parte do dia e não tive problemas!

    Quanto a causa do problema, acho que o Ricardo, do forum clubelandrover, tem razão: eu deveria ter deixado o motor mais tempo ligado, para dar tempo de sair todo ar da linha de diesel após fazer a drenagem do sedimentador.

    Mais uma vez um muito obrigado pela atenção de todos, Gustavo Ullmann

  • #6
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    Ola, certa vez inexplicavelmente meu motor parou de funcionar, tentei sangrar na bomba manual, soltei bicos e nada. Já estava quase para desistir quando vi o fio do estrangulador da bomba de injeção (é um dispositivo eletrico). este fio estava solto, possivelmente um gato deve ter entrado no capô e soltado o fio.

    piscada de farol, Joca

  • #7
    Fala Rafa,

    Não pode usar aquela broca usada para retirar parafuso com cabeça espanada?

    []

  • #8
    Usuário Avatar de scadufax
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    Amigo,

    seu problema deve ser entrada de ar. Verifique as conexões.
    Seguem 2 procedimentos, depois de verificado tudo, para tirar o ar do sistema. O primeiro é mais fácil, mas pode ficar sem bateria se ainda estiver entrando ar no sistema de combustível.

    1 - Procedimento com partida: afrouxe os 4 bicos (chave 19) que chegam no cabeçote. de partida até que saia diesel pelos 4 bicos (vai jogar um pouco de diesel para fora). aperte novamente e tente ligar.

    2 - Procedimento com bomba de combustívell: afrouxe os 4 bicos ou o parafuso da saída do filtro de combustível. usando a bomba manual vá bombeando, sairá ar e combustível. quando estiver saindo apenas combustível aperte tudo e tente ligar.

    segue imagem da bomba de combustível, caso não tenha sido apresentado.
    -bomba-combustivel.png
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bomba-combustivel.jpg  
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Amigo,

    seu problema deve ser entrada de ar. Verifique as conexões.
    Seguem 2 procedimentos, depois de verificado tudo, para tirar o ar do sistema. O primeiro é mais fácil, mas pode ficar sem bateria se ainda estiver entrando ar no sistema de combustível.

    1 - Procedimento com partida: afrouxe os 4 bicos (chave 19) que chegam no cabeçote. de partida até que saia diesel pelos 4 bicos (vai jogar um pouco de diesel para fora). aperte novamente e tente ligar.

    2 - Procedimento com bomba de combustívell: afrouxe os 4 bicos ou o parafuso da saída do filtro de combustível. usando a bomba manual vá bombeando, sairá ar e combustível. quando estiver saindo apenas combustível aperte tudo e tente ligar.

    segue imagem da bomba de combustível, caso não tenha sido apresentado.
    -bomba-combustivel.png
    Boa Noite Amigo,

    Amanha irei repetir estes procedimentos e ver se da certo... O que está me deixando doido é pq quando ligo os canos que sai da boia com a linha de combustivel que vai direito para bomba alimentadora funciona e quando coloco para passar pelo sedimentador ai não está ocorrendo a alimentação do motor ai ñ pega.

    Agradeço pela ajuda! Ah minha viatura é azul e branca tambem.

    Ulisses.

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