Postado originalmente por
CGAUER
Caros,
estou no 3º LR e TODOS pendem para direita. Porém com o passar do tempo as molas vão cedendo e o LR fica mais inclinado ainda. Coloque 5 pessoas e vai ficar mais inclinado ainda.
No meu atual 110 2005 coloquei duas molas idênticas da 130 (as que vão no lado esquerdo). Pronto, nivelada com ou sem motorista, amigos, carga, etc..
Tudo continuou perfeito, alinhamento, frenagem, etc...
Entendo que existe uma pseudo preocupação da LR com as molas, mas depois de observar a falência da mola direita mais acentuada que a esquerda, resolvi deixar tudo simétrico.
Vale lembrar que o 110 e 130 sempre tiveram tanque traseiro, com opção de tanque lateral em alguns mercados (África e Austrália).
Defeitos de fábrica:
Quanto ao alterador e vazamentos; azar de quem pensa que isso nunca vai acontecer, mesmo se andar devagar e trocar o óleo da caixa (aliás o problema não tem nada a ver com o óleo, mas sim primeiramente com a temperatura máxima suportada pelos o'rings originais nitrílicos e depois pelo desgaste de seu assentamento). Quem já mediu, sabe que se andar a meros 100km/h sob temperatura de 35˚C a cx de transferência ultrapassará os 100˚C facilmente. O câmbio então, chega brincando aos 110˚C..
Como viajo em lugares onde a próxima oficina fica a 1500km de distância, preferi resolver a negligência da LR antecipadamente. Troquei todos os o-rings por Viton Extreme super-dimencionados, agüentam até 260˚C (antes apenas 95˚C) e o alternador vai ser substituido por um da Sprinter 115A com duplos rolamentos (bem maiores que o simples do original).
Aproveitei que estava com tudo do lado de fora e travei o pino intermediário da caixa de transferência com Loctite, evitando assim futuro desgaste de sua sede e em sua face frontal coloquei um selo de AL vedado com silicone e sobre tudo uma generosa quantidade de epoxi em pasta para garantir total vedação na eventual falência do o-ring. Acrescentei um bom radiador de óleo do câmbio com válvula termostática, e um cárter aletado com capacidade expandida para a transferência.
Depois destes improvements, fiz um circuito de lubrificação do garfo de embreagem e este tbm foi reforçado; tchau ao nhec nhec e pedal pesado, além do risco de acabar com garfo furado. Aproveitei e coloquei a embreagem do 130 Valeo. Também refiz a vedação da tampa frontal do câmbio que costuma vazar, com junta silicone loctite cinza.
Em fim, o LR vem inacabado e seu projeto data de uma época onde pequenos defeitos eram aceitáveis. Porém para os padrões de hoje a música é outra. Ainda mais se você usar como transporte em viagens de longa distância, 10 mil Km ou mais em lugares hostis e sem qualquer tipo de infra-estrutura.
No que diz ao meu respeito, não tolero falhas, nem suspensão que depois de 5 anos cede mais de 4cm e ainda mais no lado direito. Não tolero nem suor de óleo.
LR bem cuidado é aquele que se mexe sem ficar com as mãos pretas de óleo/graxa.
Estou pesquisando agora, se também é viável utilizar a bomba de vácuo do alternador da Sprinter. Resolveria mais um conhecido problema.
Abraços