x
Convex Datacenter
Página 2 de 19 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 217
  • #13
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0



    Só tenho conhecimento desta diferença no 90. 110 e 130, não são assim. Troquei as molas do meu 110 e elas são todas iguais e a fabricação é inglesa. No 90 que está agora com o Henrique, as molas originais e as de substituição da Ironman, são diferentes. Inclusive com marcações pintadas nas molas com diferenciação para o lado esquerdo e direito. Na caixa das molas novas tem um grande alerta para se ter atenção na substituição. Lá esles fazem a diferenciação por D/S (Driver Side) e N/S (Near Side) As D/S são maiores que as N/S.
    Abraço!
    Marco

  • #14
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Só tenho conhecimento desta diferença no 90. 110 e 130, não são assim. Troquei as molas do meu 110 e elas são todas iguais e a fabricação é inglesa. No 90 que está agora com o Henrique, as molas originais e as de substituição da Ironman, são diferentes. Inclusive com marcações pintadas nas molas com diferenciação para o lado esquerdo e direito. Na caixa das molas novas tem um grande alerta para se ter atenção na substituição. Lá esles fazem a diferenciação por D/S (Driver Side) e N/S (Near Side) As D/S são maiores que as N/S.
    Abraço!
    Em Ibitipoca o Geraldo me disse que teve esta surpresa com a Discovery também. As molas do lado direito são menores que do lado esquerdo.

    []´s
    Alex

  • #15
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Alfonse,
    Insisto que não faz sentido. Se fose pra balancear com o peso, seria o do tanque de gasolina, e não com o motorista. Já viu quanto pesa um estepe de pneu original, modelo militar? Quase nada. Muito menos que um motorista, qualquer que seja o peso deste.
    Fernando, pode não ser verdade mas faz sentido sim. Veja, a conta vc tem que fazer levando em consideração a teoria de torque porque o peso do motorista e do estepe faz o carro girar em torno do sei eixo longitudinal então quando mais distante do eixo maior o torque.

    Assim um motorista de 80Kg com o umbigo a 40 cm do eixo longitudinal faz um torque de 32 Kgfm e um estepe de 35Kg a 90cm do mesmo eixo faz um torque de 31,5 Kgfm de torque, ou seja os torques são bem parecidos.

    Não sei quanto pesa um estepe de CJ original nem um de Defender, coloquei esse peso porque os torques ficariam próximos no final da conta e mesmo porque o peso do motorista pode variar bastante.

    []´s
    Alex

  • #16
    Usuário Avatar de alfonse leite
    Entrada
    15/03/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Só curiosidade:
    mediu a traseira tb? q ano da viatura?
    Caro Fernando,

    Medi a altura da "coluna D". Do teto (acima da porta traseira, o porta-malas) até o chão: 2,06m numa viatura ano 2000, modelo CSW.

    Tive a impressão que, com a troca dos amortecedores originais pelos Off Limits, a altura traseira aumentou alguns centímetros, mas repito: é minha impressão, pois não havia medido antes da troca.

    Ontem, observando a viatura do Helder (Mirmidão, aqui no Fórum), uma 90tinha vermelha calçada com os 265x75 R16, notei que a frente dela é pelo menos 5 cm mais baixa que a minha. Não sei como estão as molas dele...
    ______________
    Alfonse, de Goyaz
    Defender 110 CSW - Prozac
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Igor Sedex 10
    Entrada
    31/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    36
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    No Suzuki Jimny também são assim, eu não sabia era que a land tinha isso, aliás, ja ouvi relatos de outros carros também com essa diferença!!!
    Defender 90 - Bf Goodrich KM2 265/75R16 - Guincho 12KLbs Hupull - Lift 2"

  • #18
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    59
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Fernando, pode não ser verdade mas faz sentido sim. Veja, a conta vc tem que fazer levando em consideração a teoria de torque porque o peso do motorista e do estepe faz o carro girar em torno do sei eixo longitudinal então quando mais distante do eixo maior o torque.

    Assim um motorista de 80Kg com o umbigo a 40 cm do eixo longitudinal faz um torque de 32 Kgfm e um estepe de 35Kg a 90cm do mesmo eixo faz um torque de 31,5 Kgfm de torque, ou seja os torques são bem parecidos.

    Não sei quanto pesa um estepe de CJ original nem um de Defender, coloquei esse peso porque os torques ficariam próximos no final da conta e mesmo porque o peso do motorista pode variar bastante.

    []´s
    Alex
    Alex,
    entendo perfeitamente o que quis dizer, porém, caso haja diferença, esta deve ser em relação ao torque suportado pela mola, jamais em relação à altura. É inadimissível um veículo novo sair de fábrica "torto", "pendendo pra um lado".
    Se existe realmente compensação, e se existe diferença entre molas, essa diferença é no torque suportado, jamais na altura, até porque não é a altura da mola que define sua capacidade de carga.
    O tópico foi aberto questionando altura do veículo,diferença do lado direito em relação ao esquerdo ....

    Posso estar errado, mas esse é meu entendimento, até porque desconheço em manual de qq veículoinformação de que um lado é mais alto que outro....

    Mas, enfim toda discussão é sadia, e a gente acaba sempre aprendendo, além de exercitar o raciocínio...

    abçs a todos

  • #19
    Usuário Avatar de alfonse leite
    Entrada
    15/03/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Alfonse,
    Insisto que não faz sentido. Se fose pra balancear com o peso, seria o do tanque de gasolina, e não com o motorista. Já viu quanto pesa um estepe de pneu original, modelo militar? Quase nada. Muito menos que um motorista, qualquer que seja o peso deste.
    Bem... um estepe simplesmente, pode até não pesar muito. Mas seu peso e a posição onde ele está instalado, definem seu vetor força, que atua no conjunto, como escreveu o Alex...

    A Land Rover, nos manuais do Defender considera que para efeitos de cálculo, o motorista pesa 75 kg. Se o fabricante considera os 75 kg da peça que vai entre o banco e o volante, faz todo sentido que considere as outras. Acho que todos nós já passamos deste peso, ou não?!

    E destina, para local do tanque de combustível extra, o lado direito, abaixo do banco do passageiro!

    Não faço deste 1 cm de diferença um motivo de discussão acerca de um assunto sobre o qual tudo o que posso fazer de melhor é especular, afinal, um mineiro só arrisca quando tem certeza, uai!

    Apenas acredito que faz sentido uma diferença mínima na calibragem, no tamanho ou no curso das molas. Lembremo-nos que também que em nossas viaturas, o conjunto câmbio/caixa de transferência está mais para o lado esquerdo. É pouca coisa, mas há, ali, concentração de peso.

    Imagino (mais especulação!) que o objetivo do fabricante é obter o equilíbrio do conjunto em condições ideais, condições estas nas quais devemos sempre tentar dirigir nossas viaturas, mas às quais dificilmente chegaremos, afinal, não conduzimos dentro de um laboratório ou pista de testes e sim nas ruas e estradas. Ou, melhor ainda, onde estas quase não existem!

    Vamos tentar descobrir como a Land Rover, através de seu pós-venda, trata do assunto?!? Será que há uma resposta una e corporativa ou cada concessionária tem a sua explicação???
    ______________
    Alfonse, de Goyaz
    Defender 110 CSW - Prozac

  • #20
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Bom, uma leve consulta ao manual da Defender na seção "Suspensão", não deixaria dúvidas a ninguém.

    Por favor não comparem a Land Rover com a Ford só porque ficou pouquíssimo tempo dona da "Marca", e não do desenvolvimento do produto desde o seu início.

    Vou colar aqui parte do workshop para quem desconhece do assunto entender. Só lembrando que a pedido do proprietário que compra zero(nós sempre compramos uma usada) a Defender vem com características para o seu uso, incluindo as medidas e torque das molas. Eu tomo um cuidado imenso quando coloco informações aqui, principalmente para ajudar alguém em algo tão importante como a suspensão do veículo.

    ROAD SPRING DATA
    90 (2400 Kg) Part No. Colour Code
    Front - Driver’s side NRC 9446 Blue/green
    Front - Passenger side NRC 9447 Blue/yellow
    Rear - Driver’s side NRC 9448 Blue/red
    Rear - Passenger side NRC 9449 Yellow/white
    90 (2550 Kg)
    Front - Driver’s side NRC 9446 Blue/green
    Front - passenger side NRC 9447 Blue/yellow
    Rear - Driver’s side NRC 9462 Green/yellow/red
    Rear - Passenger side NRC 9463 Green/yellow/white
    110 (3050 Kg)
    Front - both sides NRC 8045 Yellow/yellow
    Rear - both sides NRC 6904 Red/green
    110 Levelled (2950 Kg)
    Front - both sides NRC 8045 Yellow/yellow
    Rear - both sides NRC 7000 Green/white
    110 (3400 Kg)
    Front - both sides NRC 8045 Yellow/yellow
    Rear - both sides NRC 6904 Red/green

    Rear helper springs - both sides RRC 3266 No colour code

    Como podem ver o código é diferente para cada lado ou não, dependendo de como o comprador prefira, de acordo com o uso. Não dá para ter uma mola com maior torque que a do outro lado no mesmo eixo...Altura dá.Questão de física e engenharia.

    Aqui vai uma foto em anexo para entenderem o que são as cores...E podem ver a cor da mola da sua viatura(se for original) que saberá a característica dela.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -molas-dianteiras.jpg  
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #21
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    " É inadimissível um veículo novo sair de fábrica "torto", "pendendo pra um lado".
    By Fernando.


    Só vai pender para um lado se for o Cristine F, o carro assassino que anda sozinho.

    Do contrário sempre terá alguem dirigindo e nivelado.
    Uma empresa que usará o veículo prevendo apenas o motorista guiando, economizará a médio e longo prazo na manutenção principalmente da suspensão.

    Não dá para usar a lógica dos outros veículos para comparar com a Land Rover series e atuais defender.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #22
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Alfonse,
    Insisto que não faz sentido. Se fose pra balancear com o peso, seria o do tanque de gasolina, e não com o motorista. Já viu quanto pesa um estepe de pneu original, modelo militar? Quase nada. Muito menos que um motorista, qualquer que seja o peso deste.

    Conforme vai acabando o combustível o carro vai ficando torto???
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #23
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Sinceramente,
    desculpem a minha ignorância, mas pra mim não faz nenhum sentido a Land Rover fabricar originalmente um JIPE mais alto de um lado que de outro.
    NUNCA, em toda minha vida de aficcionado por veículos li nada a respeito disso, seja em Land, seja em qualquer outra marca.

    Agora imaginem: se em um jipe, que por ser utilitário possui uma susp muito mais robusta que um automóvel, uma fábrica deixa 1 cm de diferença, qual será a diferença então em um veículo de passeio, com susp macia? 10 cm? 20?

    A previsão, então, é do carro andar só com o motorista?

    Me desculpem mas essa não engulo não.

    Abçs
    Está desculpado!!!

    Não precisa engolir, é só se informar!

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #24
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Alex,
    entendo perfeitamente o que quis dizer, porém, caso haja diferença, esta deve ser em relação ao torque suportado pela mola, jamais em relação à altura. É inadimissível um veículo novo sair de fábrica "torto", "pendendo pra um lado".

    Se existe realmente compensação, e se existe diferença entre molas, essa diferença é no torque suportado, jamais na altura, até porque não é a altura da mola que define sua capacidade de carga.
    O tópico foi aberto questionando altura do veículo,diferença do lado direito em relação ao esquerdo ....

    Posso estar errado, mas esse é meu entendimento, até porque desconheço em manual de qq veículoinformação de que um lado é mais alto que outro....

    Mas, enfim toda discussão é sadia, e a gente acaba sempre aprendendo, além de exercitar o raciocínio...

    abçs a todos
    Se a mola for projetada para suportar o peso do motorista então quando o motorista não estiver no carro é de se esperar que o carro fique torto pela falta de peso.

    Sobre o carro sair de fábrica "torto", estamos falando de 1 cm, acho que seria inadimissível se houvesse algum inconveniente relacionado e eu não consigo pensar em nenhum.

    A questão do espepe foi apenas uma suposição que explicava a diferença de altura. Se procurar na internet você vai encontrar fotos de Defenders austalianas com o estepe posicionado do lado esquerdo do carro. Para mim faz todo sentido.

    []´s
    Alex

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade