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  • #1
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Clube/Oficina/café




    Meus caros amigos, tentarei ser breve.

    Todo dono de Defender ou Séries que usa o veículo muito ou diariamente, e que não troca por outro em hipótese alguma, sofre com a qualidade do serviço oferecido pelas oficinas especializadas; sem falar nas concessionárias. E pior, além de caro é feito por técnicos não qualificados na prática. Documento assinado de curso no estrangeiro se imprime em casa. O que importa é o envolvimento do profissional seja qual for a formação dele, e a intenção.

    Minha proposta a ser discutida aqui é simples:

    Proponho para todos, mas principalmente para aqueles que como eu gastam dinheiro na manutenção dos seus Lands todo semestre/ano há muito tempo (tenho Land há quase dez anos) montarmos uma oficina/clube/café em que os associados serão os donos, com um ambiente familiar para usufruir (provavelmente em uma chácara).

    A idéia é em princípio:
    1 Um caseiro que seja o mecânico (já qualificado para multimarcas) que cuidará também da oficina/clube/café;

    2 A compra da chácara de preferência como uma entidade sem fins lucrativos;

    2 Salário fixo do mecânico/caseiro;

    3 Mensalidade baseada nos custos com a relação numero de sócios/despesas;

    4 Montar estoque das peças que são mais utilizadas na rotina e aquelas que dão mais problemas;

    5 um lugar para passear, bater papo e falar das Lands;

    A idéia nasceu por vários fatores, mas principalmente para que nós participemos das manutenções, conhecermos sobre nossos carros para manter esta tradição de uma paixão inexplicável; provavelmente este modelo de mais de 60 anos seja reestilizado em 2011/2012.

    Ficará mais difícil mas principalmente mais caro peças e qualidade da manutenção.

    Bom, como todos que sonharam em ter uma Land, também tenho o sonho de reunirmos um grupo desta maneira.

    Uma manutenção em oficina especializada sem trocas grandes de peças sai mais ou menos R$1500,00 a cada 10 mil km. Em média rodamos 20 mil Km no ano, são R$3000,00 ao todo.

    Se juntarmos 20 pessoas, são R$60.000,00 por ano que além de realizar a manutenção iremos desfrutar da garantia do serviço, conhecer mais do veículo, ter um local para bater papo e tomar um café, reunir a família.

    Tá aí uma idéia, que se complementada com bons advogados, administradores e economistas, poderemos até quem sabe se tornar referência.

    Um abraço a todos.

    Carlão.
    4X4 Brasil Razão: Tentei corrigir o nome do tópico para Oficina.

  • #2
    Uma grande idéia de fato.

    Só vejo um problema, lugar do estabelecimento.

    Pois Landeiros estão pelo Brasil, levar a viatura para manutenção acaba saindo caro.

  • #3
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    Gostei da ideia, com o dinheiro que ja gastei na minha land, dava pra compra a fazenda ja.

  • #4
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Na minha opinião o lugar deveria ser o melhor custo/benefício...

    Seria além de tudo "O" ponto de encontro...é claro que vai ficar longe para alguns...mas a ida para a "manutenção" por si será um passeio.

    E fazendo a manutenção preventiva, que é o principal da proposta, diminuímos os riscos de surpresas...

  • #5
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    Juquitiba, fica a uns 70km de São Paulo. As propriedades que estão a venda não são caras, ou seja o valor do metro quadrado é em conta. A uma grande variedade de passeios a serem feitos no local. Muito bonito.
    Somente uma sugestão Carlão.

  • #6
    Usuário Avatar de Jambu
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    Não tenho Land, mas considero a idéia boa, inclusive poderia-se ampliar para mais de um lugar, em áreas metropolitanas de capitais, mas tem um porém: Isso significa abrir uma empresa, um negócio, é preciso tratar como. Sonhar não custa nada, mas não leva a nada.

  • #7
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    Chegou a dolorosa. Nao quer fazer aqui no rio nao???KKKKKK

  • #8
    Citação Postado originalmente por ocarioca Ver Post
    Chegou a dolorosa. Nao quer fazer aqui no rio nao???KKKKKK
    Doeu ...??

    []

  • #9
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Carioca, pode ser no Rio sem problemas...só precisamos arrumar os meios..srrsrs

    Jorge, eu vou nem que seja sozinho, para ficar acampado, e voltar antes...Inclusive estou aguardando sua sugestão aqui, pois você já é nosso advogado do Clube.

    Uma coisa eu garanto para todos: existe um esquema padrão preventivo para realizar manutenção das Lands(defender até 2006) que além de sair muito mais barato que a manutenção corretiva, prolonga a vida de nossas viaturas.

    E muita coisa o próprio proprietário poderá realizar no clube,em casa, aonde quiser...

    Abraço a todos.

  • #10
    Carlão bom dia você teria uma planilha do que deve ser feito sempre preventivamente, tenho a minha Land a poucos meses e queria fazer sempre uma manutenção legal para não ter problemas se puder me enviar algo agradeço.
    Marcos

  • #11
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
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    Jorge, eu vou nem que seja sozinho, para ficar acampado, e voltar antes...
    Carlão, então posta lá no tópico do encontro, para acalmar a colméia,
    pois vespeiro sem rainha (uuiii...!!), pode gerar turbas violentas e confusão mental...

    Além de que, pode gerar especulações de motins, com planos para a derrubada do empossado mor, com direito a possíveis conflitos, que podem causar aflição entre os participantes........


    Fernando

  • #12
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Citação Postado originalmente por Marcos Kuntz Ver Post
    Carlão bom dia você teria uma planilha do que deve ser feito sempre preventivamente, tenho a minha Land a poucos meses e queria fazer sempre uma manutenção legal para não ter problemas se puder me enviar algo agradeço.
    Marcos
    Olá Marcos!

    Estou fazendo esta planilha com minha experiência pessoal e baseada nas informações já disponíveis, inclusive do manual quebra-galho. Na verdade só estou fazendo isso para simplificar as informações principalmente para mim.

    Mas vou te relatar os aspectos principais>

    Podemos dividir didaticamente para manutenção a defender em:

    1. Motor;
    2. Câmbio e caixa transferência;
    3. Eixos;
    4. Elétrica;
    5. Conjunto da direção;
    6. Acabamentos(e tudo o que não foi listado antes);

    Basicamente em termos de prevenção, ou seja, para que não precise trocar nada por muito tempo, indica-se a troca de óleo do motor a cada 5 mil KM(além de andar com óleo novo, diminui o risco de andar com pouco óleo); Em toda troca de óleo do cárter, rever o nível do óleo do Câmbio, caixa de transferência e diferenciais; trocar estes óleos a cada 40 mil Km.

    Os fluidos do freio também devem ser trocados a cada 20 mil Km; o líquido do arrefecimento também a cada 20 mil Km; o fluido da embreagem e da direção hidráulica também a cada 20 mil km.

    Colocar amortecedores ARB sem sombra de dúvida quando estiver na hora de trocá-los;

    Alinhar a viatura a cada 6 meses e balancear as rodas; nesta hora testar sempre os rolamentos de roda buscando folgas e ver o estado das pastilhas do freio;

    Em casa todo dia que sai com a viatura, procure no chão manchas de óleo, seguindo a disposição dos eixos, motor, câmbio...assim você já fica atento com locais que podem estar com vazamento.

    No mínimo uma vez por semana veja o nível de óleo do motor, água, freio e embreagem.

    Se a viatura for ficar parada mais de 3 dias, desligue a bateria ou instale uma chave geral para isso.

    Nunca deixe chegar no quarto final do tanque;

    Ande os primeiros 5 minutos sem passar dos 2300 rpm; deixar o motor funcionando quando estacionar por uns 30 segundos apenas se tiver "fritado" muito o motor antes de parar, caso contrário o tempo de fechar os vidros, pegar suas coisas, puchar o freio de mão, já são suficientes.

    Nunca confie no freio de mão. Sempre deixe engatado ou com calço de pneu.

    Estique sempre a primeira marcha um pouco antes de colocar a segunda.

    Em subidas, não force o motor com a quinta marcha, se precisar coloque a quarta. Nunca passe dos 3000 rpm por longos períodos.

    Troque os filtros de óleo em todas as trocas; e a cada 10 mil km o filtro do diesel. Uma vez por semana drene o filtro do diesel e a cada 2 meses o sedimentador; este é melhor tirá-lo pois a "borboleta" de drenar quebra fácil.

    Água sempre entra, pelas borrachas da viatura com o tempo.Como o defender é "montado" por partes, com o tempo de vibração (aqui a importância dos amortecedores ARB além de durarem mais) elas cedem além de ressecar. O que mais preocupa é a borracha do párabrisa, pois se entra água ali molha a parte de comando elétrico que logo vira um problema.

    Colocar relê nas chaves de farol e pisca.

    Ver o alternador (testar) e suas partes a cada 6 meses no mínimo;

    Trocar as lâmpadas a cada 6 meses, pois elas também mesmo funcionando tem validade em relação a consumo e roubo de energia.

    Trocar as palhetas do limpador a cada 6 meses;

    Enfim, aqui acredito ter colocado a maioria dos cuidados que irão proteger nossas viaturas com uma manutenção preventiva e não corretiva. E pode acreditar, vai sair mais barato e você não fica na mão.

    Abraço.
    4X4 Brasil

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