Meus caros amigos, tentarei ser breve.
Todo dono de Defender ou Séries que usa o veículo muito ou diariamente, e que não troca por outro em hipótese alguma, sofre com a qualidade do serviço oferecido pelas oficinas especializadas; sem falar nas concessionárias. E pior, além de caro é feito por técnicos não qualificados na prática. Documento assinado de curso no estrangeiro se imprime em casa. O que importa é o envolvimento do profissional seja qual for a formação dele, e a intenção.
Minha proposta a ser discutida aqui é simples:
Proponho para todos, mas principalmente para aqueles que como eu gastam dinheiro na manutenção dos seus Lands todo semestre/ano há muito tempo (tenho Land há quase dez anos) montarmos uma oficina/clube/café em que os associados serão os donos, com um ambiente familiar para usufruir (provavelmente em uma chácara).
A idéia é em princípio:
1 Um caseiro que seja o mecânico (já qualificado para multimarcas) que cuidará também da oficina/clube/café;
2 A compra da chácara de preferência como uma entidade sem fins lucrativos;
2 Salário fixo do mecânico/caseiro;
3 Mensalidade baseada nos custos com a relação numero de sócios/despesas;
4 Montar estoque das peças que são mais utilizadas na rotina e aquelas que dão mais problemas;
5 um lugar para passear, bater papo e falar das Lands;
A idéia nasceu por vários fatores, mas principalmente para que nós participemos das manutenções, conhecermos sobre nossos carros para manter esta tradição de uma paixão inexplicável; provavelmente este modelo de mais de 60 anos seja reestilizado em 2011/2012.
Ficará mais difícil mas principalmente mais caro peças e qualidade da manutenção.
Bom, como todos que sonharam em ter uma Land, também tenho o sonho de reunirmos um grupo desta maneira.
Uma manutenção em oficina especializada sem trocas grandes de peças sai mais ou menos R$1500,00 a cada 10 mil km. Em média rodamos 20 mil Km no ano, são R$3000,00 ao todo.
Se juntarmos 20 pessoas, são R$60.000,00 por ano que além de realizar a manutenção iremos desfrutar da garantia do serviço, conhecer mais do veículo, ter um local para bater papo e tomar um café, reunir a família.
Tá aí uma idéia, que se complementada com bons advogados, administradores e economistas, poderemos até quem sabe se tornar referência.
Um abraço a todos.
Carlão.