Falar com o Mauricio esse ano tem sido mais difcil que falar com o papa...
Versão Imprimível
Falar com o Mauricio esse ano tem sido mais difcil que falar com o papa...
Chegou a dolorosa. Nao quer fazer aqui no rio nao???KKKKKK
Carioca, pode ser no Rio sem problemas...só precisamos arrumar os meios..srrsrs
Jorge, eu vou nem que seja sozinho, para ficar acampado, e voltar antes...Inclusive estou aguardando sua sugestão aqui, pois você já é nosso advogado do Clube.
Uma coisa eu garanto para todos: existe um esquema padrão preventivo para realizar manutenção das Lands(defender até 2006) que além de sair muito mais barato que a manutenção corretiva, prolonga a vida de nossas viaturas.
E muita coisa o próprio proprietário poderá realizar no clube,em casa, aonde quiser...
Abraço a todos.
Carlão bom dia você teria uma planilha do que deve ser feito sempre preventivamente, tenho a minha Land a poucos meses e queria fazer sempre uma manutenção legal para não ter problemas se puder me enviar algo agradeço.
Marcos
Carlão, então posta lá no tópico do encontro, para acalmar a colméia,Citação:
Jorge, eu vou nem que seja sozinho, para ficar acampado, e voltar antes...
pois vespeiro sem rainha (uuiii...!!), pode gerar turbas violentas e confusão mental...:mrgreen:
Além de que, pode gerar especulações de motins, com planos para a derrubada do empossado mor, com direito a possíveis conflitos, que podem causar aflição entre os participantes........:mrgreen:
Fernando
Olá Marcos!
Estou fazendo esta planilha com minha experiência pessoal e baseada nas informações já disponíveis, inclusive do manual quebra-galho. Na verdade só estou fazendo isso para simplificar as informações principalmente para mim.
Mas vou te relatar os aspectos principais>
Podemos dividir didaticamente para manutenção a defender em:
1. Motor;
2. Câmbio e caixa transferência;
3. Eixos;
4. Elétrica;
5. Conjunto da direção;
6. Acabamentos(e tudo o que não foi listado antes);
Basicamente em termos de prevenção, ou seja, para que não precise trocar nada por muito tempo, indica-se a troca de óleo do motor a cada 5 mil KM(além de andar com óleo novo, diminui o risco de andar com pouco óleo); Em toda troca de óleo do cárter, rever o nível do óleo do Câmbio, caixa de transferência e diferenciais; trocar estes óleos a cada 40 mil Km.
Os fluidos do freio também devem ser trocados a cada 20 mil Km; o líquido do arrefecimento também a cada 20 mil Km; o fluido da embreagem e da direção hidráulica também a cada 20 mil km.
Colocar amortecedores ARB sem sombra de dúvida quando estiver na hora de trocá-los;
Alinhar a viatura a cada 6 meses e balancear as rodas; nesta hora testar sempre os rolamentos de roda buscando folgas e ver o estado das pastilhas do freio;
Em casa todo dia que sai com a viatura, procure no chão manchas de óleo, seguindo a disposição dos eixos, motor, câmbio...assim você já fica atento com locais que podem estar com vazamento.
No mínimo uma vez por semana veja o nível de óleo do motor, água, freio e embreagem.
Se a viatura for ficar parada mais de 3 dias, desligue a bateria ou instale uma chave geral para isso.
Nunca deixe chegar no quarto final do tanque;
Ande os primeiros 5 minutos sem passar dos 2300 rpm; deixar o motor funcionando quando estacionar por uns 30 segundos apenas se tiver "fritado" muito o motor antes de parar, caso contrário o tempo de fechar os vidros, pegar suas coisas, puchar o freio de mão, já são suficientes.
Nunca confie no freio de mão. Sempre deixe engatado ou com calço de pneu.
Estique sempre a primeira marcha um pouco antes de colocar a segunda.
Em subidas, não force o motor com a quinta marcha, se precisar coloque a quarta. Nunca passe dos 3000 rpm por longos períodos.
Troque os filtros de óleo em todas as trocas; e a cada 10 mil km o filtro do diesel. Uma vez por semana drene o filtro do diesel e a cada 2 meses o sedimentador; este é melhor tirá-lo pois a "borboleta" de drenar quebra fácil.
Água sempre entra, pelas borrachas da viatura com o tempo.Como o defender é "montado" por partes, com o tempo de vibração (aqui a importância dos amortecedores ARB além de durarem mais) elas cedem além de ressecar. O que mais preocupa é a borracha do párabrisa, pois se entra água ali molha a parte de comando elétrico que logo vira um problema.
Colocar relê nas chaves de farol e pisca.
Ver o alternador (testar) e suas partes a cada 6 meses no mínimo;
Trocar as lâmpadas a cada 6 meses, pois elas também mesmo funcionando tem validade em relação a consumo e roubo de energia.
Trocar as palhetas do limpador a cada 6 meses;
Enfim, aqui acredito ter colocado a maioria dos cuidados que irão proteger nossas viaturas com uma manutenção preventiva e não corretiva. E pode acreditar, vai sair mais barato e você não fica na mão.
Abraço.
Muito obrigado Carlão, vou imprimir e sempre dar uma conferida nos itens, em breve coloco umas fotos da viatura.
E coloca aqui o que percebeu depois desta revisão...quantos KM está sua Land?
Aí Carlão, muito bom seu "check list", bem prático!Também to tentando manter meu Defender da melhor maneira possível, e suas dicas ajudarão. Ja salvei aqui.
Qual problema de rodar no último quarto do tanque?A marcação não é confiável?
Grande abraço
Valeu..
Rhuan_110_hcpu98