Postado originalmente por
SM-S
Romenigue, respeito a opinião do Neílson, mas eu fiz isso e não me arrependo. Tomei coragem de fazer após ver a FL de um cara do trabalho (não o conheço, só via o carro no estacionamento) com os pneus 235/60 R18. O meu pneu nunca raspou nas molas etc., mas de fato passa muuuito perto. Raspou num ressalto na parte anterior do paralama traseiro direito, até simplesmente gastar esse ressalto e pronto. Já completei 40 mil km com esse jogo de pneus. Agora só raspa no paralama se exagerar na carga.
Recentemente fiz uma viagem com 4 marmanjos para uma pescaria, todos com peso superior a 100kg + bagagem, tralhas, caixas de cerveja etc. Em três ocasiões o pneu raspou na parte superior do paralama quando passei correndo por alguma depressão na pista. Como não faço isso quase nunca, não me incomoda.
Eu coloquei pneus mais resistentes à pancada, Toyo Open Country HT. Meu objetivo era não arrebentar os pneus ao esbarrar em uma pedra, por exemplo, e ter uma ligeira melhora no off road. Talvez por isso não senti melhora significativa no conforto. O que mudou mesmo foi a altura, com ganho de 2,35cm. Também achei que os novos pneus ficaram mais bonitos no carro, mais proporcionais às rodas e ao carro, questão de gosto.
Notei ligeira piora da aderência em pista molhada com os pneus duros de camionete. Os originais eram melhores sim. SEm falar na mudança do velocímetro e do hodômetro.
Há vantagens e desvantagens nessa troca de medida de pneus. Eu gostei da mudança. Mas, se fosse tão bom assim, a LR teria feito isso já no modelo de fábrica.
Se vc colocar os pneus da Santa Fé/Sorento ou da FL 2 SE (aro 18) deve sentir melhora no conforto sem afetar a aderência, pois são pneus de "automóvel". EU estou pensando em fazer isso na próxima troca, pois meu uso off road é ridiculamente light. Não faz sentido sacrificar a aderência e o conforto em troca de algo que nunca uso.
Sds,
SM-S