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  • #1
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    Arrow Reprogramacao da injecao da Disco 3 2.7 Diesel por modulo no Common Rail




    Pessoal

    bom dia

    abri esse post porque entramos no assunto em outro topico meu que estava fora do contexto.

    entao... segue relato...

    ja remapeei a injecao de 3 carros: vectra gtx, disco v8 (que acabei de vender) e new beetle. nos tres casos a diferenca foi sensivel no torque/velocidade. ja a economia que todos programadores prometem, ainda nao vi (porem tambem nunca foi o fator motivador para mudanca....).

    interessante que o cara que reprogramou meus outros carros sempre comentou: "Jorge, carro aspirado já fica bom... agora quer ver a diferenca mesmo é quando tu remapear um carro turbo... o carro parece que vira foguete". pois bem... peguei a disco diesel turbo.... era a chance de ver isso de perto....

    ocorre que uma reprogramacao da injecao para disco 3 2.7 TD foi orçado por ele em 1600,00 (considerando que em menos de 1 ano fiz 3 carros com o mesmo profissional) e que segundo ele eu pagaria no minimo no minimo 2200,00 (o desconto seria por minha fidelidade).

    ai comecei a fucar o assunto e achei no ebay um chip tuning plug n play que vai direto no common rail das disco a diesel. preço da brincadeira: 200 doletas já com frete DHL expresso. imaginei imposto de mais 100 reais (veio 128)... total em reais ficou na casa do quinhentao.

    obvio que antes de comprar vi a reputacao do cara, vi a qtd de venda do produto, os depoimentos dos compradores, enfim aquela checagem basica que tem que ser feita.

    outra grande diferenca desse sistema (alem do preco) é que a peca é plug n play e podera ser removida no caso de venda do carro ou ainda caso tivesse na garantia (para nao haver problemas nas CCS, o proprietario pode colocar/retirar o modulo sem deixar rastros).

    por fim, ontem chegou a peca. porem apesar das fotos que o cara mandou nao localizei o tal do common rail da disco. vou ter que esperar a segunda para ir no meu mecanico.

    ansiedades a parte, a promessa era passar de 190 cv originais para 236 cv. ganhar 46 cv por 500 cruzeiros ??? sem comentarios !

    outra informacao que o produto traz é que o torque altera, mas ele da uma nomenclatura que desconheco (kW.... po Kw pra mim eh kilowatt... medida de energia.... sera que matei mais aula de fisica do que deveria ? rs) de 140 para 176)

    mantenho voces informados.

    abc
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    Jorge Seif Junior
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  • #2
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    Reprogramacao da injecao da Disco 3 2.7 Diesel por modulo no Common Rail

    Se eu não vender a minha vou fazer isso.... To só esperando vc testar...
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  • #3
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    amigos...

    2a feira, oficina lotada... so pegaram no carro no finalzinho da tarde e nao deu tempo de instalar (visto que nao era serviço agendado nem prioritario).

    descobri, no entanto que:

    - sobre o carro: o common rail do carro fica atrás do motor (divisa com a cabine) e nao é tarefa fácil acessar e instalar o modulo por conta propria

    - sobre o modulo: ele é configurável via jumper e chave seletora, onde voce pode deixar o carro mais economico, ou mais esportivo ou modo "flat"(conciliando economia/potencia/torque)

    segundo o Xerife (meu mecanico), ate meio-dia ficará pronto. lhes manterei informados.

    abc,
    Jorge Seif Junior
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  • #4
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    Bem amigos da rede globo..... rs

    Landeiros, direto ao ponto: A Coisa funciona mesmo !

    Nao sei precisar o quanto de potencia, mas visivelmente o carro:

    - está mais forte (torque)
    - está mais rápido (cavalagem)
    - está mais esperto (acelerador com melhores respostas a qualquer pisadinha)

    eu nao usei o sistema na cofiguracao Default, ja abri o modulo (meu mecanico colocou dentro da caixa do ABS, no motor pelo lado do motorista naquela caixa de proteçao plástica) e coloquei o jumper no modo 2 (parametros de modo esportivo) e girei o seletor ao máximo (ele vem configurado exatamente no centro e voce pode aumentar e reduzir com uma pequena chave phiips no sentido horario (aumento de potencia) e sentido anti-horario (aumento de economia)

    dentro da cidade o carro continua dando 6.2 (como já antes fazia). na estrada nao testei ainda.

    sobre ganhos de CV, realmente nao sei. mas certamente e sensivelmente que houve ganho. estou a procura de um dino que comporte veiculos 4x4... até agora só achei dinos 2x4...

    amanha postarei o manual de instrucoes e fotos para voces.

    também reduzirei os parametros a zero para ver se sinto perda e potencia (em 5 minutos agente acostuma com o a nova pegada e ja nao lembra como era antes!)

    o acelerador mesmo, fiz o teste antes e depois e é impressionante como tem um "delay" na resposta que é quase eliminado com esse modulo.... faz so o teste na tua land: ligue a nave e de pequenas pisadinha "rasas" e muitas delas o carro nao mexe nem o conta-giros....

    pelo que vi, além de remapear a injecao, ele vem com aquele acelerador eletronico (da uma olhada no preco disso no ML e caia pra trás Sprint Booster Land Rover Discovery Evoque Freelander Range - R$ 1.099,99 no MercadoLivre).... ou seja, voce já tem uma vantage de ter um produto que agrega, além de ganhos de torque e CV, aceleracao.

    aproveito para pedir: se alguem souber algum dino 4x4 na regiao de SC ou em Curitiba, estou disposto a fazer os testes direto no dino.... so nao vou ter os parametros sem o modulo porque plugá-lo é trabalhoso e demanda custos e parada do carro em oficina.... mas certamente o carro deve obedecer as informacoes divulgadas pelas fabricas d seu desempenho, nao é mesmo ?

    alguma duvida, pergunte ai !

    abc
    Jorge Seif Junior
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por seifjr Ver Post
    Pessoal

    bom dia

    abri esse post porque entramos no assunto em outro topico meu que estava fora do contexto.

    entao... segue relato...

    ja remapeei a injecao de 3 carros: vectra gtx, disco v8 (que acabei de vender) e new beetle. nos tres casos a diferenca foi sensivel no torque/velocidade. ja a economia que todos programadores prometem, ainda nao vi (porem tambem nunca foi o fator motivador para mudanca....).

    interessante que o cara que reprogramou meus outros carros sempre comentou: "Jorge, carro aspirado já fica bom... agora quer ver a diferenca mesmo é quando tu remapear um carro turbo... o carro parece que vira foguete". pois bem... peguei a disco diesel turbo.... era a chance de ver isso de perto....

    ocorre que uma reprogramacao da injecao para disco 3 2.7 TD foi orçado por ele em 1600,00 (considerando que em menos de 1 ano fiz 3 carros com o mesmo profissional) e que segundo ele eu pagaria no minimo no minimo 2200,00 (o desconto seria por minha fidelidade).

    ai comecei a fucar o assunto e achei no ebay um chip tuning plug n play que vai direto no common rail das disco a diesel. preço da brincadeira: 200 doletas já com frete DHL expresso. imaginei imposto de mais 100 reais (veio 128)... total em reais ficou na casa do quinhentao.

    obvio que antes de comprar vi a reputacao do cara, vi a qtd de venda do produto, os depoimentos dos compradores, enfim aquela checagem basica que tem que ser feita.

    outra grande diferenca desse sistema (alem do preco) é que a peca é plug n play e podera ser removida no caso de venda do carro ou ainda caso tivesse na garantia (para nao haver problemas nas CCS, o proprietario pode colocar/retirar o modulo sem deixar rastros).

    por fim, ontem chegou a peca. porem apesar das fotos que o cara mandou nao localizei o tal do common rail da disco. vou ter que esperar a segunda para ir no meu mecanico.

    ansiedades a parte, a promessa era passar de 190 cv originais para 236 cv. ganhar 46 cv por 500 cruzeiros ??? sem comentarios !

    outra informacao que o produto traz é que o torque altera, mas ele da uma nomenclatura que desconheco (kW.... po Kw pra mim eh kilowatt... medida de energia.... sera que matei mais aula de fisica do que deveria ? rs) de 140 para 176)

    mantenho voces informados.

    abc
    Olá Jorge,

    Faltou a algumas aulinhas de física mesmo - kkk.

    kW é medida de POTÊNCIA, e não de torque, pelo sistema métrico (na verdade a medida é o W - Watt). A medida de "energia" que vc está acostumado a ver na sua conta de luz é o kWh, a qual, na verdade, deveria ser medida em kJ ou MJ (kiloJoules ou MegaJoules), se mantido o sistema decimal, só que fica mais fácil entender falando quilowatt-hora (tal potência x tantas horas). O cv ou hp, como estamos acostumados a medir potência, são medidas do sistema inglês, não me lembro ao certo quanto valem em kW, mas é da ordem de 730^740 (o cv é ligeiramente diferente do hp). O motor 2.7 da LR tem 145 kW, na configuração original.

    Já o torque é medido em unidade equivalente a trabalho (força x distância), sendo mais comum a utilização do kgf.m (kilograma-força x metro), e o mais correto, pelo sistema métrico, o N.m (Newton-metro). Grosso modo, 1 kgf.m é igual a 10 N.m. O torque pela frequência (rotação) resulta na potência, só que tem que ter o cuidado de utilizar unidades compatíveis, para obter resultados consistentes (rpm é rotação por MINUTO, e o sistema métrico usa SEGUNDO como unidade 1 W = 1 J/s).

    Abraços.

  • #6
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    pessoal... so pra constar: Nao é só RedBull que dá asas... essa reprogramacao via common rail eh só alegria...

    para complementar, descobri que a chave giratoria de selecao tava em 80% e hoje mexendo outra vez foi aos 100%... SEM EXAGERO nao estou com saudades nenhuma da minha V8tona.... porque essa bixinha tá andando mais que noticia ruim... pisou o carro te dá uma arrancada que o corpo dá quaaaaase um coice no banco (rs).... falando serio, o brinquedinho eh top mesmo... recomendo...

    nao esquecam que se souberem de dino 4x4 me avisem... alias, to indo passar natal com minha familia lá no RJ (capital)... alguem indica um dino 4x4 pra testar a maquina ???

    abc
    Jorge Seif Junior
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  • #7
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    Aqui no Rio a única coisa que indico é não indicar nada..rs...
    Se ta vindo de carro, passe em SP que você certamente será bem atendido e encontrará alguém com dinamometro.
    Talvez até em Curitiba onde tem bastante carro de arrancada.


    Citação Postado originalmente por seifjr Ver Post
    pessoal... so pra constar: Nao é só RedBull que dá asas... essa reprogramacao via common rail eh só alegria...



    nao esquecam que se souberem de dino 4x4 me avisem... alias, to indo passar natal com minha familia lá no RJ (capital)... alguem indica um dino 4x4 pra testar a maquina ???

    abc
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  • #8
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    seifjr, no ebay vc também encontra o sprint booster, ele é universal para todos os carros que utilizam acelerador eletrônico

  • #9
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    Gente,Embora seja tentadora essa potência toda, acho vcs muito corajosos. "Envenenar" um motor que, se der pau, pode custar mais de 30.000, precisa ter coragem... Não existe mágica para aumentar potência, esse chip simplesmente manda mais mistura para o motor, seja aumentando pressão no turbo, seja atuando na válvula EGR, mas o fato é que as cargas e temperaturas a que o motor será submetido serão certamente superiores às de projeto, e aí, sabe-se lá...Abraços e boa sorte!!! Vou continuar com os 190 cv mesmo...

  • #10
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    Nem falar do câmbio e dos diferenciais, que já tem algumas histórias...

    Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    Gente,Embora seja tentadora essa potência toda, acho vcs muito corajosos. "Envenenar" um motor que, se der pau, pode custar mais de 30.000, precisa ter coragem... Não existe mágica para aumentar potência, esse chip simplesmente manda mais mistura para o motor, seja aumentando pressão no turbo, seja atuando na válvula EGR, mas o fato é que as cargas e temperaturas a que o motor será submetido serão certamente superiores às de projeto, e aí, sabe-se lá...Abraços e boa sorte!!! Vou continuar com os 190 cv mesmo...
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  • #11
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    Sobre o que eu li do assunto, o chip faz uma reprogramação da central eletrônica. Os carros saem de fábrica programados para atender a certos parâmentros que são impostos, como o de poluição por exemplo. A reprogramação da injeção eletrônica apenas tenta tirar o máximo do que o motor pode oferecer, logo como ninguém usa o carro sempre no limite de rotação, acredito que não há como supor possíveis problemas resultantes desta reprogramação

  • #12
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Nem falar do câmbio e dos diferenciais, que já tem algumas histórias...
    Bom Clemente, já que vc entrou no tema, melhor explicar para deixar bem claro:1 - O problema do câmbio já está esclarecido, e se deve unicamente à incompetência da mão-de-obra (afinal, é um ZF). O problema é simples: o ATF submetido a altas temperaturas tem vida útil encurtada, e precisa ser trocado com frequência mais curta, conforme o próprio manual da ZF determina. O manual da LR, todavia, mantém a troca a cada 10 anos ou 240 kkm, e isso está gerando problemas de desgaste acelerado nos discos de composite (o problema do meu câmbio). Adicionei o Dr. Tranny e a trepidação praticamente desapareceu, confirmando o diagnóstico do Fraga (feito por telefone, pasmo). Como ainda remanesceu o shudder em algumas circunstâncias, é sintoma de que o desgaste dos discos é acentuado, razão pela qual mandei abrir o câmbio e substituir todos os discos, já aproveitando para revisar o conversor de torque e novamente trocar o óleo (por sinal, está internada fazendo isso agora). Carros que fazem off-road, como o meu, obviamente submetem o câmbio a esforços e temperaturas maiores, razão pela qual as trocas deveriam ser ainda mais frequentes, e, mesmo assim, os discos aguentaram 150.000 km sem manutenção adequada. Daqui para a frente, a cada 40-50 kkm, trocarei o ATF, dependendo do tipo de uso no período.2 - Diferenciais, até agora (batendo na madeira), sem problema algum.3 - Motor e Eletrônica, apesar de todo o terrorismo de todos, até agora, nada, nem um fusível ou lâmpada queimados.4 - Freios - troquei as pastilhas e discos com 105.000 km a primeira vez, e já rodaram quase 50.000, estando quase intocadas, prometem ir até os 200.000 fácil.5 - Suspensão - tirando as buchas, cuja vida útil é curta mesmo, pela maciez, só troquei uma bolsa de ar.Apesar da sua opinião, não acho o carro descartável, até porque não pretendo ficar 40 anos com ele (acredito que não viverei até lá, vc é mais novo, talvez consiga). Perto do que vejo aqui no forum, a Disco dá MENOS, e não MAIS, manutenção que as Defs, idade por idade. km por km, ainda que seja mais cara. Abraços.

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