Boas,
Eu já fiz o testdrive ao novo Defender 2007, mas apenas em estrada. Seu desempenho é muito semelhante ao do Td5 com programação original, talvez um pouquinho superior, mas nada demais. A nova caixa de velocidades é fantástica, e a 6ª velocidade dá pela primeira vez ao Defender um andamento tranquilo acima dos 120. No entanto, todos eles vem limitados electrónicamente a 140 kms/h de velocidade máxima (basicamente vai em 6ª velocidade às 2000Rpms e velocidade máxima atingida). O novo interior, na minha opinião, faz perder toda a mística do Defender, mas a verdade é que é MUITO, mas MUITO mais prático e confortável, para além de ter uma insonorização muito boa que quase faz esquecer que se está a dirigir um Defender (e pela primeira vez vem com conta-giros).
Em offroad por enquanto não ponho as minhas mãos no fogo por este motor. Tal como o Td5, só o tempo dirá se este motor electrónico será tão fiável no mato quanto o Td5 (a centralina do novo motor desta vez está instalada debaixo do capot).
No que respeita a optimização de desempenho, a Allisport, um dos maiores preparadores ingleses e fabricantes de kits de potência para LandRover, já avisou que este motor, ainda que possa ser optimizado electronicamente, nunca terá a mesma plasticidade e potencial que tem o Td5.
Abraço