O CONTRAM baixou uma resolução padronizando o novo material, formato e dimensões das placas dos veículos. Até ai nenhum problema, vamos morrer em mais uma grana, pois, em futuro próximo, todos teremos de ter nossas placas confeccionadas em material por eles denominado reflexivo (atualmente 85 pratas), lembrando que a mudança já é obrigatória em motos.
Hoje, ao fazer a vistoria no mandrake, com mudança de endereço tive que fazer as tais novas placas, sendo que ainda não é obrigatorio o uso do material novo, somente as novas dimensões.
Ao instalar no carro, problemas. A placa é bem maior que a anterior, sobrando para ambos os lados, aproximadamente, duas polegadas.
Para complicar, instalada a placa, a porta traseira não abre, pois vai ao encontro da placa (aqueles5 centimetros).
Não perderei tempo (nem meu nem de vocês) esbravejando contra a incompetência do Contran, já que nenhum de nós duvida desta característica.
A questão é prática: Como vamos instalar a maldita placa??
Os rapazes que as instalam deram a sugestão de fazermos um suporte de placa basculante, que quando necessária a abertura da porta traseira, soltariamos o suporte e o moveriamos para fora, como uma porta, e depois o levariamos a mesma posição, prendendo-o com uma trava.
Agora estou tentando bolar algo neste sentido.
Alguém tem alguma idéia??
Quando fui emplacar a 90tinha, percebi a estupidez dessa nova padronização. O espaço para a placa traseira, no caso das Defender, é aproximadamente 3cm menor em relação a nova placa, e as furações não coincidem com as da viatura. Tentar deslocar para direita, impossibilita a abertura da porta traseira. Resultado? A placa fica 'sobrando' os tais 3cm, saindo pela lateral do veículo. Como os furos não coincidem, eu usei uma fita dupla face para fixar a placa (não sei se é permitido o uso da placa sem que esteja parafusada, alguém por aqui sabe?) Estou vendo a hora de alguém esbarrar na placa e se machucar, ou de um galho arrancar a placa em alguma trilha, criando problemas desagradáveis. Mas os despachantes e funcionários do Detran nada sabem, ou pouco se interessam para informar algo concreto ou ajudar.
Parafraseando o colega Caique, "aqui é tudo nas coxas".
Fiz como o Gustavo falou: coloquei toda deslocada para a esquerda. Ficou exdrúxulo, medonho, horrível e perigoso. Mas pelo menos escapei das gambiarras que me disseram para fazer, como por exemplo cortar a placa (?!?!?!?!?!?). A conta de algum corte, acidente ou prejuízo mando para o Contran...
Abraços!
Fala se não é pra xingar esses filhos.... que inventam essas coisas, na 110 ainda da pra por o baratinho de correr. E na 90 que tem que abrir a p... da porta com mais frequencia!?!?!?
Eu tive o mesmo problema quando fui transferi a minha 90tinha há 3 meses atrás. É f... ... Uma solução seria mudar a posição da placa como eu fiz.
Ficaria menos horrorível (horroroso + horrível)...
Coloquei ela no pé da escadinha. Como ela tampou o furo para o macaco, tive que fixá-la de modo que pudesse ser basculada. Além disso tive também que deslocar um pouco para direita o estribo que dá acesso aos bancos de traseiros. Coloquei ainda uma segunda luz de placa e parafuzos tipo borboleta para facilitar o basculamento quando precisasse de usar o macaco. Já avisei para a criançada ter cuidado para não apoiar o pé na 2a. luz de placa quando for brincar na escadinha ...
Tinha pressa e desta forma não pesquisei preço contratando um mecânico que fez um serviço de "engenharia" muito bom (paguei 100 pilas com as peças!). Ele fez o suporte e instalou a 2a. luz de placa. Para tampar os buracos da antiga placa, colei um adesivo na velha posição. Achei até legal... Vocês já viram um adesivo iluminado??? Para ficar mais claro seguem em anexo algumas fotos...
Marco, tudo beleza?
Era isso que eu estava pensando em fazer....... só que na minha vai ficar um pouco mais para dentro, devido à escadinha (o lance é usar os próprios furos e parafusos de fixação da escada...
Você teve que mudar o lugar da lanterna de freio para poder iluminar a placa? Sei que existe um modelo que tem a luz de freio e outra luzinha para a placa.....
As 2 borboletas são para permitir a troca do paro-barro?
Uma sugestão é cortar a placa entre o penúltimo e último nº. Reposicionar a placa de modo que o corte fique na linha da porta, fixando-a com dois outros furos e colando o pedaço menor na porta com fita dupla face.
Uma sugestão é cortar a placa entre o penúltimo e último nº. Reposicionar a placa de modo que o corte fique na linha da porta, fixando-a com dois outros furos e colando o pedaço menor na porta com fita dupla face.
...só uma idéia.
Pessoal, cortar a placa não é a solução. O tamanho é padrão, se encontrar um policial $eloso ele vai dificultar, e irão morrer em uma grana, na melhor das hipotese.