Valeu! Obrigado!
Versão Imprimível
Parabéns Francisco, pela aquisição. Espero que esteja gostando do carro!
Fiquei sabendo que quando vc foi trocar o óleo, viu que na caixa de marchas está "faltando" um bujão ! Também me causou espanto quando vi isso pela primeira vez, até cogitei que a caixa estaria sem uma gota de óleo !!! Mas não, este orifício serve como um dreno para escoar a água quando se entra em terrenos alagados.
Agora, eu gostaria da opinião dos colegas mais experientes ... Para qual finalidade se usaria um bujão neste dreno? Seria para coletar a água posteriormente e verificar se não está contaminada com óleo ???
Batiati,
Tomei um susto achando que a caixa de marcha estava sem uma gota de oleo, mais depois de tudo esclarecido fiquei mais tranquilo e deu pra começar a sentir o carro que já estou gostando muito. Na sexta fui trocar oleo e filtros e coloquei um bujão neste lugar, alguém sabe me dizer os prós e contras (se existirem) eu parto do princípio que se tem rosca era pra ter um bujão ali. O que me dizem??? Batiati, na sua Land nova também é assim?
Bom vou ficando por aqui, depois eu posto as fotos da Land.
Um abraço a todos.
Francisco
Isso mesmo, é aberto. Por padrão este orifício é aberto. E a Land Rover vende esses bujões como "acessórios". Eu creio (e mais uma vez, peço opiniões) que este buraco é pra ficar aberto sempre, ou você irá carregar água de poça aí dentro. Pelo que pude notar, só devemos fechá-lo quando vamos enfrentar trechos de água profunda, para posteriormente coletar a água e verificar possível contaminação por óleo (o que resulta em contaminação do óleo por água também).
¿¿¿ Opiniões ???
Confesso que tb fiquei muito assustado qdo vi aquilo!!! Mas qdo tive a explicação relaxei. sinceramente, não vejo utilidade no bujão!!
Abços,
Rodrigo.
O "bujão", chamado pela Land Rover de "wadding plug", deve ser colocado para a travessia de trechos alagados, de forma a garantir a estanqueidade do conjunto da embreagem. Portanto, segundo a recomendação da Land Rover, deve-se andar normalmente sem o bujão.
Ao contrário do que foi dito aqui, com o bujão no lugar, o sistema se torna estanque, não vai ficar carregando água.
Contudo, existem dois prós com um peso bastante grande em se andar com o bujão no lugar. O primeiro é que você evita a contaminação dos sitema com água, sujeira, barro, etc.. O segundo é que você pode monitorar mais facilmente se existe algum vazamento de óleo, retirando o bujão periodicamente.
O contra é esquecer o bujão por lá, nunca verificar, "estourar" um retentor e ficar com a embreagem patinando por conta de contaminação óleo que poderia estar sendo drenado pelo orifício.
P.S.: A quem diga que andar com o bujão no lugar também causa alguma "anomalia" na pressão da caixa da embreagem e isso dificultaria a troca de marchas...Sei lá.
Eu ando com os 2 bujões no lugar.
Abraço,
Só para chamar a atenção...
Nos Defender e Discoverys existem 2 "wadding pluggs", um na caixa da embreagem (não é na caixa de marchas!!!!) e outro na caixa da correia dentada. Ambos com a mesma função, ou seja, tornar o sistema estanque para a travessia de trechos alagados.
Abraços,
Após mais uma aula do Portela, pergunto: então por quê os carros vêm de fábrica sem os bujões, se, ao que parece, só há vantagens em te-los no lugar?
Além disso, toda vez que o Landeiro for passar por um trecho alagado (fato comum hoje em dia nas grandes cidades..hahaha..) tem que parar, se meter em baixo do carro e rosqear o bujão da caixa de embragem e rosquear o buja da correia dentada?
Abços,
Rodrigo.
Olha... Pelo que me consta todos vêm com o bujão de fábrica. Se não no lugar, junto com as ferramentas que vêm no mesmo suporte do triângulo de segurança.
Abraço,
nunca uzei esse bujão , fica guardadinho no console e ja rodei mais de 130.000 e muitos deles em muita lama , rsrsrs séra que tenho sorte?
Pessoal,
Em 2004 quando peguei a minha 110 zero os bujões estavam colocados, toda vez que troco óleo (cada 5000 km) retiro os mesmos para inspeção, se andar sem eles tenho certeza que esquecerei de colocar quando necessário.