Caros, como o isolamento aqui do norte é grande e não posso contar com oficinas de renome, recorro a experiência de vocês, que há mais tempo guiam essa máquina.
Pois bem...
Eu estava andando normalmente com o carro (Defender 110) em uma descida suave, estava em quarta marcha e o carro seguindo bem solto, estava acelerando só o suficiente para acompanhar a velocidade. Escutei um barulho como se ele tivesse desengrenado e um raspar de engrenagens. Foi rápido isso e logo parecia que nada havia acontecido. Reduzi a velocidade e encostei, desci olhei em baixo do carro e nada. Toquei adiante, velocidade baixa e atento aos barulhos. Demorou uns 20 Km para ocorrer novamente, nas mesma situação: descida leve, quarta marcha, pouca aceleração. Mas dessa vez o barulho foi menor. Como me pareceu um desengrenar com a trepidação na quarta marcha com pouca aceleração, desengatei a transmissão, engatei reduzida, andei um pouco e engatei novamente a normal. Dei uma geral por baixo dele para verificar e só percebi de anormal, no cardã, junto à cruzeta traseira, que um pedacinho de borracha estava para fora, como se fosse uma arruela de borracha gasta. E foi só. Agora, esse barulho preocupante, vira e mexe volta a me assustar! Hah, acrescento que em baixa velocidade ele apresenta um "nhic nhic" baixo, talvez um rolamento ou falta de lubrificação.

Então pergunto, baseado nessa explicação, tem algum teste que eu possa realizar para tirar essa dúvida cruel? Essa arruela que falei é importante? O que vocês me recomendam?
E ainda mais, alguém ai conhece um mecânico de confiança em Manaus?
Agradecido,
Flávio.