Minha chave de seta original foi pro saco. Optei pela adaptação a pagar R$ 800 por uma nova, e gostei bastante do resultado, mas a verdade precisa ser dita: é gambiarra bem feita!

Vamos aos detalhes:
Ninguém conhece esse tal M800 (?). Nem a própria concessionária Mercedes. As chaves genéricas para o MB 608 e para os Willys são para um diâmetro maior da coluna de direção, e ainda têm a alavanca inclinada, ou seja, não servem. Mas custam só R$39.

Como dependo do carro e não posso andar com ele sem luz, levei esse mesmo, e resolvi ver no que dava. Retirei o volante, a cobertura de plástico e o jogo de manetes, sacando os cabos por seus 3 conectores. Fiz calsos com bambu e câmara de ar para prender na coluna. No início ficou sambando um pouco, mas com um pouco mais de borracha (e de mocotó nos parafusos) ficou perfeito. Como a alavanca é torta, foi preciso prender a peça mais atrás. Próximo ao painel de instrumentos.

Ficavam faltando o interruptor dos faróis e a alavanca do limpador de parabrisa. O suporte original só entra se for serrado ou dobrado. Dobrei a aba lateral esquerda pra baixo, e consegui montar ambos de volta, mas o plástico, nem pensar.

O sistema de chaves se estrutura sobre as peças plásticas para se manter em nível, portanto foi necessária uma abraçadeira Hellermann grossa pra prender o conjunto (dava pra ter usado um par de parafusos curtos, mas ficou muito bom com a abraçadeira - como o conjunto é preto, a abraçadeira não chama atenção).

Só falta a parte da fiação. Com uma chave de fenda, se solta os contatos, e encaixa no conector original. Qualquer ser humano com um pouco de paciência ou prática consegue refazer as ligações, mas havendo dúvidas, consulte o auto-elétrico mais próximo.

O suporte em metal, fica aparente. Meio rústico, meio tosco, mas funcional. Os engenheiros da Volvo de plantão certamente vão criticar, mas na primeira oportunidade eu publico fotos....