Vou dizer o que fiz:
O interessante na Land é manter o motor e fazer algumas alterações: outro bico injetor, específico para as alterações, alteração da turbina, para que entre em funcionamento em baixas rotações, aumento da pressão e aumento da vazão da bomba.
Claro que tudo isso deve ser feito por um bombista, conhecedor de motorres diesel e de turbinas (inclusive as especificações de acordo com a proposta de cada um).
O que eu achava que precisava era mais torque em baixa, de forma que, nas viagens, a viatura não "pedisse" redução de marcha, sem comprometimento da durabilidade do motor.
Hoje tenho uma viatura que praticamente não pede marcha na estrada. Comporta-se muito bem nas trilhas. O consumo fica na faixa de 10km/l na cidade e, dependendo do pé, de 11 a 13 km/l nas estradas.
Claro que não dá para transformar a Defender em um carro de passeio esperto, claro que até carro mil dá "bina" em land (os milinhos conseguem andar a mais de 160 km/h nas estradas...), no entando, as alterações são compatíveis com a proposta da viatura.
Eu fiquei plenamente satisfeito. Foi a melhor opção para mim, ainda mais se levar em conta o custo/benefício.